Seguimento Europa 2012



irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com acumulação de 90cm !!

Foi uma quantidade espantosa de neve, e muitas cidades estão hoje isoladas.
O meu sítio incluído.

Reykjavík também está essencialmente "isolada", com as ligações a outras cidades cortadas.

André, apesar de a neve em Reykjavik ser menor em Reykjavík, não penses que é pouco. As acumulações lá rondam hoje os 40cm ou mais. Eu sempre que lá vou tenho visto as mesmas acumulações nesta ordem. No norte da Islândia, a história é outra, e junto à costa rondam os 100-150cm.

Vinha hoje nas notícias, que nem os maiores jeeps conseguiam deslocar-se nas estradas no norte do país! Daí o isolamento total de muitas localidades. Eu ontem quase fiquei com o meu jeep preso também. E nem pensar caminhar nestas camadas; é impossível e é de meter uma pessoa em apuros.

Para já fica uma prova dos 90cm.

dscn2402f.jpg


Como podem ver é uma camada natural. Notem que isto é na zona da casa protegida do vento.

Pois do outro lado, a neve acumula bem mais alto, até aos 2-4 metros. Assim algumas pessoas vizinhas tiveram esta ideia:

426699_2700650554195_1194624052_2224074_887755706_n.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Sigo com acumulação de 90cm !!

Foi uma quantidade espantosa de neve, e muitas cidades estão hoje isoladas.
O meu sítio incluído.

Reykjavík também está essencialmente "isolada", com as ligações a outras cidades cortadas.

André, apesar de a neve em Reykjavik ser menor em Reykjavík, não penses que é pouco. As acumulações lá rondam hoje os 40cm ou mais. Eu sempre que lá vou tenho visto as mesmas acumulações nesta ordem. No norte da Islândia, a história é outra, e junto à costa rondam os 100-150cm.

Vinha hoje nas notícias, que nem os maiores jeeps conseguiam deslocar-se nas estradas no norte do país! Daí o isolamento total de muitas localidades. Eu ontem quase fiquei com o meu jeep preso também. E nem pensar caminhar nestas camadas; é impossível e é de meter uma pessoa em apuros.

Para já fica uma prova dos 90cm.

dscn2402f.jpg


Como podem ver é uma camada natural. Notem que isto é na zona da casa protegida do vento.

Pois do outro lado, a neve acumula bem mais alto, até aos 2-4 metros. Assim algumas pessoas vizinhas tiveram esta ideia:

426699_2700650554195_1194624052_2224074_887755706_n.jpg

Por aqui a temperatura já vai quase em -12ºC, por agora -11.6ºC:cold::cold:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Curiosamente sigo também com -11º, em noite limpa e calma.
Mas espero um grande derretimento no fim de semana. Arrr

MSantos, ainda vais ter muito mais do que uns -12ºC.

Eu lembro-me quando estava em Viena que por vezes a máxima era de -10ºC, portanto sendo a Polónia mais a norte, deverás ter aí alguns dias com máximas de -16ºC. Se te continuar o céu limpo, vais descer bem mais do que tens agora.

Por aqui a temperatura já vai quase em -12ºC, por agora -11.6ºC:cold::cold:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Irpsit, a última foto do facebook, que referes ser de vizinhos é falsa, ou melhor, não é de agora nem da Islândia, é uma foto bastante conhecida na Net. Mas a culpa não foi tua, foste enganado pela pessoa em questão, suponho que a tenhas visto neste perfil dum islandês no facebook: www.facebook.com/gardarv?sk=wall

Se procurares no google images por "snow car" ou por "canadian beer" encontras essas imagens já antigas.

blizzardsbeercoolermoti.jpg
imgthingfh.jpg
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Mas de qualquer modo, dá para fazer um congelador assim cá. Pois a camada de neve atinge por vezes 2-3 metros de altura nas partes norte das casas, rochas e outros obstáculos, devido à blowing snow. Nessas zonas não dá para abrir portas nem janelas, e por vezes a neve atinge o primeiro andar.

Vejam este vídeo das notícias islandesas.

http://mbl.is/frettir/sjonvarp/66751/

Irpsit, a última foto do facebook, que referes ser de vizinhos é falsa, ou melhor, não é de agora nem da Islândia, é uma foto bastante conhecida na Net. Mas a culpa não foi tua, foste enganado pela pessoa em questão
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Boa tarde

Dia de sol e bastante frio aqui em Bialystok, lá fora estão neste momento -11ºC, na próxima noite está previsto que as temperaturas cheguem aos -20ºC:cold::cold:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo já com 0ºC e em breve vai começar o derretimento desta insuportável neve!

Vejam o que acontece a pessoal com garagens. A foto é tirada das notícias islandesas. Há muitos casos aqui onde moro, como este.

É uma quantidade simplesmente demasiada de neve.

595890.jpg
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com +2ºC e chuva. Já chegou aos +5ºC aqui perto.
O grande derretimento nº2 já começou.

Prevê-se uma imensa quantidade de água amanhã, nos rios, estradas e passeios, devido às temperaturas previstas até +12ºC e chuva mais intensa.

São subidas de 20ºC de diferença e isto após ter nevado mais de 60cm frescos nos últimos dias. Mas eu sinceramente rezo para que chova tanto até que derreta tudo! Já estou farto de tanta neve.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Por aqui estão -12ºC e algum vento que intensifica ainda mais a sensação de frio :cold:, esta noite promete ser bem gelada, as temperaturas devem continuar a cair;)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Recordes islandeses batidos!

Este Janeiro vai ser (quase de certeza) o recorde de dias de neve no solo em 100 anos em Reykjavík, num mês de Janeiro.

Pelo menos em Reykjavík, já que a maioria das outras estações apenas têm medições recentes.

Por exemplo, nunca em 100 anos, Reykjavík teve 100% de dias de cobertura de neve no solo. Até agora (estámos a 27 de Janeiro) todos os dias do mês tiveram neve no solo na capital. O recorde é de 29 dias no mês em 1984, 1976 e 1949. Portanto, se a neve permanecer até segunda, o recorde será batido!!

Igualmente, refiro que a 29 de Dezembro do mês passado, foi batido o recorde de acumulação de neve em Reykjavik num mês de Dezembro: 33cm.

Parece também que estámos agora com níveis de acumulação perto do recorde absoluto de Janeiro de 1937, de 55cm de neve no solo. Não sei quanta neve Reykjavík tem agora, provavelmente uns 45cm, e o inverno ainda tem uns meses pela frente.


De um modo muito interessante, são previstas temperaturas anormalmente altas amanhã, 5ºC a 12ºC na maioria do país. O recorde nacional de Janeiro é de +12ºC (e de +8ºC em Reykjavík), portanto esse recorde também poderá ser ultrapassado. Reykjavík segue com +5ºC.

No sul do país, as acumulações raramente ultrapassam os 50cm, pois ocorrem derretimentos frequentes (como o de hoje e amanhã). Mas no norte do país, a história é diferente. Vejam, a altura que a neve pode atingir no final do inverno. Esta foto é do noroeste islandês, de Abril de 2010 (autoria do IM islandês)

Sudavikurhlidar-1.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Dia de sol e bastante frio no aqui Nordeste da Polónia, vim agora da rua e o frio é cortante, o vento que se faz sentir intensifica ainda mais a sensação incrível de frio:cold::cold:, neste momento estão -12.8ºC
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A Polónia começa a ganhar à Islândia, ehehe!

Mas olha que já tive -20ºC este ano. Mas também não acho dificil que vás atingir esse valor em breve.

E com muito mais neve. Pois a maioria da neve cai aí sempre em Fevereiro.

Aqui sigo com uns escaldantes +4ºC e chuva algo intensa.
Mas ainda mantenho uns 60cm de acumulação. Existe é muito gelo.
Reykjavík mantém os 28 dias seguidos de neve no solo, e amanhã, com a neve a manter-se, baterá o recorde de 100 anos, de neve no solo em Janeiro.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
A Polónia começa a ganhar à Islândia, ehehe!

Mas olha que já tive -20ºC este ano. Mas também não acho dificil que vás atingir esse valor em breve.

E com muito mais neve. Pois a maioria da neve cai aí sempre em Fevereiro.

Aqui sigo com uns escaldantes +4ºC e chuva algo intensa.
Mas ainda mantenho uns 60cm de acumulação. Existe é muito gelo.
Reykjavík mantém os 28 dias seguidos de neve no solo, e amanhã, com a neve a manter-se, baterá o recorde de 100 anos, de neve no solo em Janeiro.

Sim, as temperaturas devem continuar a baixar por aqui, dentro de poucos dias é possivel que tenha valores de -25ºC:cold::w00t:

Por agora algum vento e -14ºC:cold:, veremos até onde vai cair a temperatura hoje...:rolleyes:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Sim, as temperaturas devem continuar a baixar por aqui, dentro de poucos dias é possivel que tenha valores de -25ºC:cold::w00t:

Por agora algum vento e -14ºC:cold:, veremos até onde vai cair a temperatura hoje...:rolleyes:

Como era de prever a temperatura continua a cair para valores cada vez mais negativos, por agora aqui em Białystok estão uns gelados -15.4ºC