Seguimento Europa 2012

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Os efeitos adversos do frio intenso já se fazem sentir pela Europa :(


segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012 | 15:50

Vaga de frio já matou dezenas de pessoas na Europa

A vaga de frio que tem atingido a Europa de Leste já matou dezenas de pessoas. Só na Ucrânia já morreram 18 pessoas vítimas de hipotermia, segundo dados oficiais avançados pelo Governo. As baixas temperaturas deverão chegar a Portugal a partir da próxima quarta-feira, prevendo-se temperaturas negativas em 14 das 18 capitais de distrito, com o mercúrio a descer até aos zero graus em Lisboa.

Em algumas regiões da Ucrânia a temperatura desceu aos 16 graus negativos, durante o dia, e aos 26 negativos, durante a noite. O Ministério das Situações de Emergência informou ainda, através da página na Internet, que perto de 500 pessoas procuraram ajuda médica nos últimos três dias.

Já na Bulgária várias cidades estão completamente paralisadas. Escolas fechadas, estradas cortadas devido à neve e a um surto de gripe. Há registo de cinco vítimas mortais devido ao frio.

Na Polónia, as temperaturas baixaram até aos 27 graus negativos e durante o fim-de-semana, cerca de uma dezena de pessoas perdeu a vida.

Já na Sérvia morreram três pessoas e na Lituânia outras três.

Diário Digital com Lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=556041
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
uhau...!

Desaconselho qualquer actividade de exterior!:D


Continua a descida da temperatura por aqui, Agora mais lenta do que à pouco, mas já vamos nos -16.2ºC, será hoje que finalmente vamos passar a barreira dos -20ºC:rolleyes::w00t:??
 

Happy

Cumulus
Registo
23 Jan 2011
Mensagens
120
Local
Portimão
Boas,

Vou a Paris dia 3 (Sexta) até dia 6 (Segunda). Conseguem-me dar uma noção de que tempo vou apanhar? Estou a ficar um pouco recioso por causa do frio e problemas nos aeroportos!! :cold:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Com muitas horas de arrefecimento pela frente e já estamos nos -18ºC:w00t:

Vá lá mais um esforço até aos -20ºC já falta pouco:pray::bombar:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas,

Vou a Paris dia 3 (Sexta) até dia 6 (Segunda). Conseguem-me dar uma noção de que tempo vou apanhar? Estou a ficar um pouco recioso por causa do frio e problemas nos aeroportos!! :cold:

Neve talvez não apanhes, embora para o dia 6 haja uma certa possibilidade de aguaceiros fracos de Neve devido á passagem de uma bolsa de ar frio em altura e um fluxo de N que pode trazer alguma humidade do Atlantico...ora, como sabes havendo frio e humidade pode ser que neve, mas as hipoteses não são muitas.

Frio vais apanhar miuto...a meu ver podes apanhar valores inferiores a -15ºC, mesmo de dia não deverá aquecer muito mais do que -5ºC.

Portanto..apesar do padrão não ser muito dado a neve, vai haver gelo, o trafego aereo vai sofrer atrasos devido a restricções nas aterragens/descolagens e aos procedimentos de deicing...mas nada que não se veja todos os anos a latitudes mais a norte:thumbsup:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Calma...isso vai ser canja.

E que tal mais uma fotos amanhã para comemorar e ficar aqui o registo?;)

Não há muito a registar em foto... o frio é seco a geada é muito fraca ;)

A neve da semana passada é que está tão dura como pedra, andar sobre ela é como caminhar sobre bolachas ou batatas fritas:D

a temperatura é de -18.1ºC
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Aqui chove como se fosse Portugal.
Ainda tenho neve acumulada, mas duvido que dure por muito mais tempo.

É assim, se a jet stream fica aqui bloqueada, a Islandia aquece, a Europa arrefece.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com +3ºC e chove como deveria chover nesta altura em Portugal.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boa noite!


Os dias gelados de sol sucedem-se aqui por Bialystok, neste momento lá fora estão -16.2ºC:cold:
 

Happy

Cumulus
Registo
23 Jan 2011
Mensagens
120
Local
Portimão
Neve talvez não apanhes, embora para o dia 6 haja uma certa possibilidade de aguaceiros fracos de Neve devido á passagem de uma bolsa de ar frio em altura e um fluxo de N que pode trazer alguma humidade do Atlantico...ora, como sabes havendo frio e humidade pode ser que neve, mas as hipoteses não são muitas.

Frio vais apanhar miuto...a meu ver podes apanhar valores inferiores a -15ºC, mesmo de dia não deverá aquecer muito mais do que -5ºC.

Portanto..apesar do padrão não ser muito dado a neve, vai haver gelo, o trafego aereo vai sofrer atrasos devido a restricções nas aterragens/descolagens e aos procedimentos de deicing...mas nada que não se veja todos os anos a latitudes mais a norte:thumbsup:

Obrigado pela resposta,

Estou a ver que vou apanhar temperaturas complicadas..:cold:

Em relação aos voos então não devo ter grande complicações certo, só se apanhasse grandes nevões??!ÉÈ que com Ryanair tenho sempre um pé atrás nestas alturas..
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Obrigado pela resposta,

Estou a ver que vou apanhar temperaturas complicadas..:cold:

Em relação aos voos então não devo ter grande complicações certo, só se apanhasse grandes nevões??!ÉÈ que com Ryanair tenho sempre um pé atrás nestas alturas..

Epá...nestas condições costumam haver procedimentos de precaução que atrasam sempre os voos um pouco, o deicing, aumentam-se os tempos de aterragem e escolagem ( maior distancia entre aviões)..

Quanto á neve..mantem-se a hipotese de neve fraca na 2f...mas nada de especial.