Continua, como já digo há várias semanas, o inverno sem neve. Temperatura continua bem acima dos zero. Hoje sigo com +5ºC, e em alguns pontos da Islândia a máxima hoje é de +12ºC. Chuvisco fraco. De manhã, houve vento mais violento com a passagem de uma depressão. Atingiu-se rajadas de 120km/h.
Neva com intensidade em vários locais do Reino Unido. O aeroporto de Oxford está assim: Avisos do Met Office para o dia de hoje:
Muita neve hoje no Reino Unido. O dailymail.co.uk tem imagens espectaculares. Vale a pena ver! Os maiores problemas do dia: Algumas imagens: Royal duty, in London. M4 Bristol
Sigo agora com +3ºC após a entrada de novas nuvens, mas a temperatura já tocou nos -1ºC ao final da tarde, quando o céu clareou durante umas horas. Pressão a 996, um dia muito variado, que começou tempestuoso de manhã, rajada máxima de 120km/h, para acabar numa noite calma. Se tudo correr bem amanhã poderei ter aguaceiros de neve, coisas que realmente está rara neste inverno.
E começou a colheita de cerca de 75cm de neve que cairão até 3ª feira nas Asturias, Cantábria e no vale de Laciana. Impressionante! Pena que choverá bastante a partir de 5ª feira http://www.leitariegos.net/webcams.php (entre 1100m e 1800m) http://www.reciecho.com/webcam/villablino.html (cerca de 1000m)
Nunca mencionei a altitude de Leitariegos mas sim das webcams. Se fores ver a página constatarás que tem lá três webcams a 1100m de altitude: Caboalles de Abajo (2) e Sosas de Laciana. É para acompanharem em direto. Neste momento já tem mais de 5cm a 1100m!
É este o cenário nas estradas das Asturias. Pelas webcams parece-me que pelo menos 25cm já acumulou. http://www.112asturias.es/v_portal/apartados/apartado.asp?te=60#resul
Volta a nevar em Inglaterra, nomeadamente em Londres, Oxford e Birmingham. Em Espanha há neve na Galiza aos 1300m. (O Cebreiro) Nos Picos da Europa, Fuentes de Inverno mantêm um manto espesso de neve e nos Pirineus também há bastante neve. Principalmente acima dos 1500m. Imagem do Refugio de La Renclusa - 2140m.
Muito frío hoje na Galiza, na Coruña vento, chuva e granizo. Nevou por cima dos 500 metros. No resto de Espanha neva nas capitais provinciais a maior altitude: Burgos, Soria e Ávila BURGOS