Seguimento Europa 2013

Kevin_

Cumulus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
126
Local
Wahlhausen - Luxemburgo (499m)
foi assim Novembro aqui pelo Noroeste de França

g7nx.png

Estas em que departamento? Qual o numero?
 


Kevin_

Cumulus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
126
Local
Wahlhausen - Luxemburgo (499m)
Os modelos apontam para a união de um bloqueio do AA da Gronelândia e do AA dos Açores, posicionando-se a noroeste do Reino Unido, a cerca de 1045-1050mb.

Isso provocará uma forte corrente de norte desde a Islândia até França e Alemanha. Portanto meus caros, a partir desta terça, quarta ou quinta, esperem na Europa uma vaga de frio!!

Acho que com este posicionamento a vaga de frio será desde Portugal a Alemanha, Itália a Norguega e Islandia.

A ver pelos modelos, mais nevões, se ocorrerrem, serão na Holanda, Dinamarca, Alemanha, nessa parte da Europa. A Bélgica (e Luxemburgo) vão ver muito frio (quase garantido), e provavelmente, acredito que o elemento branco também. A entrada é de norte/noroeste, portanto tenderá a ser húmida. A sudueste e a sudoeste da França, não parece haver tanta entrada de ar húmido vindo de norte, portanto talvez frio mais seco nessas regiões.

Aqui sigo com +5ºC e continuação do tempo chuvoso, ventoso e temperaturas positivas. Mas as previsões dão -20ºC a partir da próxima quarta feira. Excelente!

PS: Este mês de Novembro teve temperaturas algo elevadas na Islândia. No dia 26, registou-se uma máxima histórica de +20ºC no leste do país (mas também causada pelo efeito fohn), aqui ficou-se pelos +8C porque levámos com toda humidade de sudoeste. Incrível porque eu aqui quase nunca atingi os 20ºC em pleno verão. Que sorte eles tiveram. Vejam o gráfico se ainda forem a tempo:

http://en.vedur.is/weather/observations/areas/eastfjords/#station=620


20 graus centígrados em fim de Novembro na Islândia??? inacreditável... "Global warming" ou que?

Por aqui ficamos aguardar pela entrada desse frio, são esperados mínimas de -6 na minha zona. Este passado Inverno consegui ter uma mínima de -17 em Março, um bocado tarde para mínimas desta envergadura.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O "congelador turco" regressou em grande, Erzurum registou na ultima madrugada uma minima de -24,1ºC. :cold:
Na costa SE da Turquia,Bodrum registou uma minima de 15,3ºC. Impressionante a variedade climática do país.

123qhqw.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Erzurum encontra-se a 1757m de altitude, quase tanto como a nossa Serra da Estrela...

Sim,está a essa cota, mas é um vale em altitude,com montanhas de 2500/3000m em seu redor.
Muitos locais da Turquia, com a mesma altitude, não registam tais temperaturas, Erzurum tem características particulares. :thumbsup:

2zf1mxw.jpg
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Nâo Kevin, não têm nada a ver com mudanças climáticas. Vamos a ser objectivos.

As entradas polares resultando em máximas de -20ºC ocorrem na Islandia entre Novembro e Abril, e normalmente são 3 ou 4 episódios destes, mas geralmente curtos, durando apenas uns 3 ou 4 dias. Portanto podem ocorrer a qualquer altura desses 6 meses. Afinal o país está na zona do Árctico e qualquer ausência de ar de sul, faz com que o ar de norte desça a toda a força.

Assim como subidas rápidas até +8ºC são normais durante o inverno, durando cerca de 1 a 4 dias, com uma entrada húmida de sudoeste. Já a média/normal é entre 0ºC a -5ºC. Isto ocorre porque a Corrente do Golfo puxa esse ar muito temperado, mas também gerando violentas tempestades.

De Setembro-Outubro e Maio, ocorrem vagas polares geralmente de -5ºC a -10ºC, mas mais breves, mas as temperaturas customam estar ligeiramente acima dos zero nestes meses.

Já agora, também ocorrem geadas esporádidas em Junho e sobretudo em Agosto (quase garantido, umas geadas na segunda metade do mês). Embora as normais de verão sejam entre 10ºC a 20ºC.

O ano de 2013 teve um Maio frio, registei uma mínima de -14ºC num dia (já o Março e o Abril costumam ter sempre entradas fortes polares na Islândia, já que são os meses mais secos do ano); o verão de 2013 foi o 4º mais frio em 100 anos, mas o último inverno foi também dos mais quentes dos últimos 100 anos. Em que ficámos?

O que te posso dizer é não há qualquer arrefecimento climático na Islandia. Na realidade, as médias continuam a subir dramaticamente, de ano para ano. Isso posso garantir-te. Por exemplo, a anomalia positiva do inverno foi superior à anomalia negativo do verão. Já os verões de 2009 a 2013 foram sistematicamente dos mais quentes desde que há registos.

E se as pessoas têm dúvidas, os glaciares não mentem. E eu que faço hiking, noto claramente o recuo dos glaciares. Em média, a cada ano, um glaciar aqui recua 1km atrás, e com menos 1 ou 2 metros de espessura. É um recuo espectacular.

Para já sigo com -4ºC e aguaceiros de neve puxados a vento forte de noroeste. Este é um dia exemplar do que é o final de Novembro na Islândia. A partir de quarta, o ar polar vai entrar com força pelo Reino Unido, vindo de norte e noroeste, depois a massa de ar frio e provavelmente contendo alguma neve, deslocar-se-á para onde as vossas zonas: Luxemburgo, Bélgica, Holanda...

Ficam as imagens de algumas webcam

hellisheidi_3.jpg


sandskeid_2.jpg


svinavatn_4.jpg







20 graus centígrados em fim de Novembro na Islândia??? inacreditável... "Global warming" ou que?

Por aqui ficamos aguardar pela entrada desse frio, são esperados mínimas de -6 na minha zona. Este passado Inverno consegui ter uma mínima de -17 em Março, um bocado tarde para mínimas desta envergadura.
 

Kevin_

Cumulus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
126
Local
Wahlhausen - Luxemburgo (499m)
Bastante frio aqui tambem, esta manha registei -4°C.
As precipitacoes de 6f e sabado vao ficar essencialmente no NE da Belgica e dificilmente chegarao ate aqui a baixo, mas parece ser certo que ira haver precipiacao em forma de neve... a quantidade parece-me ser uma incognita.



Neste -1ºC! Está a ser a temperatura mais baixa que eu já apanhei a esta hora este outono/inverno!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com -4ºC e aguaceiros por vezes fortes de neve, por vezes blizzard.

A acumulação já vai em 20cm, um belo camadão.

A previsão para quinta varia agora entre -17ºC e -22ºC. Estou curioso.
 

Beric D

Cumulus
Registo
12 Mar 2013
Mensagens
146
Local
Minho/Países Baixos
Peço desculpa mais uma vez mas... alguém me pode dizer as reais possibilidades de nevar na região de Gelderland (Holanda), esta semana? :w00t:

Tal como já disse, sou um completo leigo na matéria mas gosto de tudo o que tenha a ver com meteorologia, principalmente neve :cold:

:thumbsup: