Kevin_
Cumulus
foi assim Novembro aqui pelo Noroeste de França
![]()
Estas em que departamento? Qual o numero?
foi assim Novembro aqui pelo Noroeste de França
![]()
Os modelos apontam para a união de um bloqueio do AA da Gronelândia e do AA dos Açores, posicionando-se a noroeste do Reino Unido, a cerca de 1045-1050mb.
Isso provocará uma forte corrente de norte desde a Islândia até França e Alemanha. Portanto meus caros, a partir desta terça, quarta ou quinta, esperem na Europa uma vaga de frio!!
Acho que com este posicionamento a vaga de frio será desde Portugal a Alemanha, Itália a Norguega e Islandia.
A ver pelos modelos, mais nevões, se ocorrerrem, serão na Holanda, Dinamarca, Alemanha, nessa parte da Europa. A Bélgica (e Luxemburgo) vão ver muito frio (quase garantido), e provavelmente, acredito que o elemento branco também. A entrada é de norte/noroeste, portanto tenderá a ser húmida. A sudueste e a sudoeste da França, não parece haver tanta entrada de ar húmido vindo de norte, portanto talvez frio mais seco nessas regiões.
Aqui sigo com +5ºC e continuação do tempo chuvoso, ventoso e temperaturas positivas. Mas as previsões dão -20ºC a partir da próxima quarta feira. Excelente!
PS: Este mês de Novembro teve temperaturas algo elevadas na Islândia. No dia 26, registou-se uma máxima histórica de +20ºC no leste do país (mas também causada pelo efeito fohn), aqui ficou-se pelos +8C porque levámos com toda humidade de sudoeste. Incrível porque eu aqui quase nunca atingi os 20ºC em pleno verão. Que sorte eles tiveram. Vejam o gráfico se ainda forem a tempo:
http://en.vedur.is/weather/observations/areas/eastfjords/#station=620
O "congelador turco" regressou em grande, Erzurum registou na ultima madrugada uma minima de -24,1ºC.
Na costa SE da Turquia,Bodrum registou uma minima de 15,3ºC. Impressionante a variedade climática do país.
![]()
Erzurum encontra-se a 1757m de altitude, quase tanto como a nossa Serra da Estrela...
Sim,está a essa cota, mas é um vale em altitude,com montanhas de 2500/3000m em seu redor.
Muitos locais da Turquia, com a mesma altitude, não registam tais temperaturas, Erzurum tem características particulares.
![]()
20 graus centígrados em fim de Novembro na Islândia??? inacreditável... "Global warming" ou que?
Por aqui ficamos aguardar pela entrada desse frio, são esperados mínimas de -6 na minha zona. Este passado Inverno consegui ter uma mínima de -17 em Março, um bocado tarde para mínimas desta envergadura.
tou em Nantes é o 44 - loire atlantiqueEstas em que departamento? Qual o numero?
Neste -1ºC! Está a ser a temperatura mais baixa que eu já apanhei a esta hora este outono/inverno!
Sigo com -4ºC e aguaceiros por vezes fortes de neve, por vezes blizzard.
A acumulação já vai em 20cm, um belo camadão.
A previsão para quinta varia agora entre -17ºC e -22ºC. Estou curioso.