Seguimento Europa 2013

Sigo em mais um dia invulgarmente frio aqui na Islândia. Muito chuvoso, sigo com +5ºC após uma máxima que mal ultrapassou os +8ºC e a mínima foi de +3ºC.

Estámos em final de Junho e a temperatura por e simplesmente não consegue subir.

Hoje é prevista queda de neve para o interior da ilha, e existe uma pequena possibilidade de poder haver uma surpresa inédita, quem sabe. Ainda esta manhã houve estações que registaram mínimas de 1ºC junto à costa, enquanto chovia.

A neve anda perto...

Em 4 anos que aqui vivo, raramente tinha visto as temperaturas descer abaixo dos 10ºC após a primeira quinzena de Junho (excepto nas montanhas). No norte por vezes ocorrem dias pouco acima dos 5ºC, mas muito esporadicamente, já no sul da Islandia é bastante raro isso ocorrer nesta altura do ano. Neve creio que nunca ocorreu nos últimos 100 anos.

Continua o "year without summer" aqui na Islândia.

Sigo com +6ºC após mínima de +3ºC.

Ontem a máxima foi de 7ºC e grande parte do dia foi à volta dos 5ºC. A mínima foi de 4ºC ontem.

Muitas estações registaram mínimas próximas dos zero graus, mas para já ainda não houve neve ou sleet em nenhum lado junto à costa, excepto um aguaceiro de ice pellets que ocorreu aqui ontem, quando a temperatura caíu aos 4ºC durante a tarde.

Estou habituado à possibilidade de frio e neve no verão nas montanhas do interior islandês, mas nunca junto à costa como agora.

E como é óbvio têm havido algumas pequenas geadas, o que é mau para a agricultura nesta altura do ano, quase no ínicio de Julho (quando a primeira geada é normalmente esperada em Agosto). Isto significa que provavelmente não vamos ter nenhum período prolongado sem geada.

Este mês as temperaturas quase sempre estiveram nos 6-12ºC, e estes últimos dias ainda foram mais frios. Nos 4 verões anteriores (2009, 2010, 2011 e 2012), que foram dos mais quentes em 100 anos, as temperaturas atingiram muitas vezes 20ºC à tarde, por vezes até 25ºC, e quase nunca a temperatura descia abaixo dos 12ºC à noite.

A média do último século é mais na ordem de máximas à volta dos 15ºC e mínimas à volta dos 8ºC, portanto mostra o quão quente os últimos anos foram.

Porém este verão não só é um choque comparado com os últimos anos, mas é muito mais baixo do que a média. Resta saber se poderá vir a ser tão frio como o top dos verões mais frios dos últimos 100 anos, cujo recorde foi em 1983 e 1925.

Resta-me dizer que os dias de ontem e hoje são quase iguais às temperaturas anormalmente altas que tivemos aqui em Fevereiro, mês que registou um tipo de tempo quase similar do inverno português, com máximas a rondar frequentremente os 8ºC.

Uma ironia... pois são causados por um excesso de ventos de sudoeste, que aquecem no inverno, e nos arrefecem no verão..

... e um desespero, pois gostava muito de ter o verão "frio" de que tantos portugueses se queixam.

Só existe mais um mês de verão na Islândia, Julho, e a previsão a 7 dias é da continuação deste tempo frio. Portanto, não tenho muitas esperanças. Este verão será provavelmente um falhanço.

ùltimos dois dias tiveram temperaturas já normais. Mínimas de 5ºc, máximas de 16ºC. Dias com bastante sol, finalmente...

Sigo com máxima de 11ºC e chuvisco fraco, após mínima de 3ºC. Várias estações oficiais em redor que marcaram 0ºC de mínima. O meu termómetro está mais perto do solo, portanto marca mínimas menos baixas.

Resumo dos últimos dias:

25 Jun aguaceiros, 10 a 14º
26 Jun aguaceiros, 10 a 14º
27 Jun, chuva 4 a 9º
28 Jun, aguaceiros granizo, 4 a 8º
29 Jun, céu nublado, 4 a 15º
30 Jun, céu pouco nublado, 4 a 15º
1 Jul, aguaceiros de granizo, geada matinal, 2 a 14º
2 Jul, céu pouco nublado, geada matinal, 0 a 16º
3 Jul, aguaceiros fracos, 3 a 18º
4 Jul, aguaceiros fracos, 8 a 16º

Continua o tempo fresco e algo chuvoso. Invulgar são as geadas que continuam durante a noite, embora não sejam extraordinárias.

Nos últimos dias, caíram também alguns aguaceiros de ice pellets, quando as temperaturas estavam mais próximas dos zero.

Nestes últimos dois dias, a temperatura parece estar mais próxima de finalmente chegar aos 20ºC. No verão islandês, as temperaturas podem chegar aos 25ºC mas é praticamente impossível subir acima desse valor. A média das máximas costuma ser de 16º

Top das temperaturas máximas registadas hoje na Europa,segundo o OGIMET.
No próximo fim de semana, os valores vão ser bem superiores. :hehe:
f6lg.jpg

Top das temperaturas máximas registadas hoje na Europa,segundo o OGIMET.
No próximo fim de semana, os valores vão ser bem superiores. :hehe:
f6lg.jpg

Impresionante Vigo com mais de 37ºC. É record histórico no mes de julho. O anterior record era de 36ºC. No norte da Galiza (na Coruña, a minha cidade) as temperaturas foram mais moderadas, 22ºC na Coruña.

Dos locais com dados de AEMET, o mais quente foi El Granado (Huelva), na fronteira com Portugal, hoje atingiu os 43ºC.

As máximas oficiais hoje na Galiza

Impresionante Vigo com mais de 37ºC. É record histórico no mes de julho. O anterior record era de 36ºC. No norte da Galiza (na Coruña, a minha cidade) as temperaturas foram mais moderadas, 22ºC na Coruña.

Dos locais com dados de AEMET, o mais quente foi El Granado (Huelva), na fronteira com Portugal, hoje atingiu os 43ºC.

Por acaso também fiquei surpreendido com a máxima de Vigo, dado que a Galiza não costuma ter temperaturas tão altas como o norte de Portugal.
Já agora qual é o link directo onde posso encontrar essa informação (os extremos diários de muitos locais de Espanha),estive a procurar no site AEMET e não encontrei,se puderes diz-me se faz favor.:thumbsup:

Hoje Vigo chegou aos 39.7ºC, acho que é um novo recorde para Julho.

Á espera que AEMET confirme o dado, é um record sensacional, superando em 3ºC o anterior record de 36ºC. É a temperatura mais alta jamais medida em Vigo (o record de agosto é de 37ºC).

Pelo contrario, as neboas na Mariña de Lugo (costa norte de Lugo) impediram que as máximas nem sequer atingiram os 18ºC !!!