Seguimento Europa 2013

Os dados de essa dolina nao sao oficiais, simplemente sao de un aficionado que afirma que ahí se registram esas temperaturas, porem nao está demostrado que diga a verdade. Personalmente nao tenho nenhuma credibilidade com eses dados. Em todo caso nao sao representativos da regiao, e a proba é que as estaçoes oficiais registram temperaturas muito diferentes.

"Dolina del Alto de la Casilla en el término municipal de Rodenas, conocida como el Hoyón. Datalogger microlite 16k recogiendo datos cincominutales a 1,40 m. y con su correspondiente abrigo. Recogidos datos durante 2 años de forma no continuada arrojando una mínima absoluta de -25,3ºC (enero 2011)"

Os dados do SAIH nem sequer sao reconhecidos por AEMET. Sao redes hidrográficas que têm mais utilidade agrícola que meteorológica. Nem sequer tenho seguridade de que sejam mediçoes a 2 metros de altitude ou no mesmo solo.
Em todo caso eu ja comentei muitas vezes eses dados, e nos dos últimos anos o mais frío que atingiram foi -12ºC (inclusive na entrada siberiana de fevereiro de 2012 nao conseguiram descer mais).

"Estación de SAIH Duero situada en las cercanías del pueblo de Vidrieros (Palencia). El pueblo de Vidrieros (1350m) tiene 32 habitantes (INE 2012) y pertenece al municipio de Triollo (Palencia). Los registros se recogen en intervalos de 15 minutos, por lo que las temperaturas máximas reales serán alguna décima más altas y las temperaturas minimas reales serán alguna décima más bajas. La estación de SAIH Duero no es tan fiable en las temperaturas como una estación Davis, pero arroja una fiabilidad muy aproximada y representativa de la frialdad del lugar."

Fotos da estação aqui: http://www.saihduero.es/Galeria/Galeria.php?rtu=PL102

Existe também em Vidrieros (Pueblo) uma estação Davis com dados em tuso semelhantes, salvo pequenas oscilações.

"Estación de SAIH Duero situada en las cercanías del pueblo de Vidrieros (Palencia). El pueblo de Vidrieros (1350m) tiene 32 habitantes (INE 2012) y pertenece al municipio de Triollo (Palencia). Los registros se recogen en intervalos de 15 minutos, por lo que las temperaturas máximas reales serán alguna décima más altas y las temperaturas minimas reales serán alguna décima más bajas. La estación de SAIH Duero no es tan fiable en las temperaturas como una estación Davis, pero arroja una fiabilidad muy aproximada y representativa de la frialdad del lugar."

Existe também em Vidrieros (Pueblo) uma estação Davis com dados em tuso semelhantes, salvo pequenas oscilações.

Para o nosso companheiro Ferreiro qualquer estação em Espanha apresente valores negativos é um alvo a abater. :)

Ferreiro não é necessário uma estação ser oficial para apresentar valores aceitáveis, se assim não fosse este fórum não tinha razão de existir. ;)

• Gosto
Reactions: Cadito
Os dados de essa dolina nao sao oficiais, simplemente sao de un aficionado que afirma que ahí se registram esas temperaturas, porem nao está demostrado que diga a verdade. Personalmente nao tenho nenhuma credibilidade com eses dados. Em todo caso nao sao representativos da regiao, e a proba é que as estaçoes oficiais registram temperaturas muito diferentes.

Ontem entrei em contacto com o responsável pela estação(Dolina "El Hoyon"‏),pedi-lhe algumas fotos, a resposta surgiu num instante.A instalação está um pouco estranha... ele justificou -se pelo possível roubo,dado que é um local bastante visitado e percebe-se bem o porquê. Então,optou por camuflar o abrigo,como as fotos o demostram... Como era de esperar a estação encontra-se mesmo no fundo da dolina, ele falou nas poucas horas de sol, e de facto esse factor é muito importante para o acentuado arrefecimento nocturno.
Ferreiro, não te esqueças que o ar frio depois de drenado nesta dolina, não tem escapatória possível,ou seja,a inversão funciona de modo diferente como geralmente acontece nos vales,portanto, a acumulação de ar frio vai ser brutal, a elevada altitude (1400mts), também assume alguma relevância.

angdow.jpg

________

Vidrieros também é um sitio interessante,está enfiado num autentico buraco.
Uma das vertentes chega a atingir um desnível de 1200 metros.

14uxr92.jpg

• Gosto
Reactions: Cadito
Para o nosso companheiro Ferreiro qualquer estação em Espanha apresente valores negativos é um alvo a abater. :)

Ferreiro não é necessário uma estação ser oficial para apresentar valores aceitáveis, se assim não fosse este fórum não tinha razão de existir. ;)

Estas mentindo, fala por ti, nao por min. Ti me conheces de algo para atreverte a dizir o q eu creo ou nao creo?

Nunca ponho em dubida os valores negativos na Espanha cando sao medidos por AEMET ou outras redes meteorologicas fiaveis. A rede hidrologica do SAIH nao o é. Mais se ti cres nos seus dados adiante. Eu nao os creo, e como este é um foro libre ti nao es quen para dizirme o que eu tenho que crer ou nao crer.

Estas mentindo, fala por ti, nao por min. Ti me conheces de algo para atreverte a dizir o q eu creo ou nao creo?

Nunca ponho em dubida os valores negativos na Espanha cando sao medidos por AEMET ou outras redes meteorologicas fiaveis. A rede hidrologica do SAIH nao o é. Mais se ti cres nos seus dados adiante. Eu nao os creo, e como este é um foro libre ti nao es quen para dizirme o que eu tenho que crer ou nao crer.

Calma! Es broma, si no era no habría puesto una sonrisa (:)) al final de la oración!

Mas de qualquer forma existem estações não oficiais que apresentam valores fiáveis, e para o Ferreiro só interessam as estações oficiais, desprezando as restantes, mas sendo este um fórum de meteorologia amadora as estações amadoras têm tanta importância como as estações oficiais.

Mas já agora porque diz que as estações do SAIH não são fiáveis, estão mal instaladas?

Boa noite malta!

Por Valência estavam as 00h30, 26ºC. Delicia de tempo... Amanhã já volto às origens e à chuvinha :(

Incrível, Atenas nem consegue competir com a Espanha por esta altura :surprise:

Tem estado um verdadeiro verão de facto! Estive em Valência até ao dia de hoje e esteve sempre bastante quente e abafado :calor:

Quando vivi na cidade (ano de 2007 e 2008), por esta altura já estava mais fresquinho

Incrível, Atenas nem consegue competir com a Espanha por esta altura :surprise:

O ano passado Atenas superou os 35ºC em Outubro.

O fórum espanhol cazatormentas.net publicou hoje uma noticia sobre as temperaturas registadas ontem em Espanha.
Estamos a falar de anomalias significativas, e com um possível recorde, para o mês, em Valência.

i7kq.jpg

fxb6.png

Mais em: cazatormentas.net

Esta tarde caiu um grande diluvio na cidade turca de Antalya.
Foram 87 mm, a media mensal é de 67,7 mm.

Editado por um moderador:
O ano passado Atenas superou os 35ºC em Outubro.

O fórum espanhol cazatormentas.net publicou hoje uma noticia sobre as temperaturas registadas ontem em Espanha.
Estamos a falar de anomalias significativas, e com um possível recorde, para o mês, em Valência.

i7kq.jpg

fxb6.png

Mais em: cazatormentas.net

Porem os 35 de Atenas (que segundo Ogimet foram 34) aconteceram o dia 1 de outubro. Os 35 de ontem em Valencia sao mais impressionantes. Ademais Valencia fica mais ao norte.