Seguimento Europa 2013

Cada vez mais me convenço disso. A quantidade de neve e as temperaturas extremamente baixas da cordilheira cantábrica estão mesmo ali ao lado. Nos últimos dois anos tenho andado a conhecer in loco a cordilheira, sobretudo os locais habitados e portos de montanha. Estou encantado! :thumbsup:

Sim, porem e muito irregular, o ano 2013 foi excepcional, porem nos anos 2010, 11 e 12 foram desastrosos, os resorts de ski tiveram muitas perdas economicas ja que poucos dias conseguiram ter neve nas pistas. Este ano comença bem, porem nunca se sabe o q pode pasar. Pode chegar uma borrasca pelo suroeste e derreter toda a neve.
Os Pireneus sao muito mais efectivos na conservaçao da neve.

Se o GFS nao se enganar, vamos ter condiçoes bastantes dificeis para os nossos lados a 07/12/2013... ainda falta muito tempo e muita coisa pode mudar...

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?mode=0&ech=216

Pois também já estive a ver! Estou numa expectativa enorme!!! Não que seja assim tão bom mas a verdade é que estou ansioso para enfrentar a minha primeira grande vaga de frio e neve, já que em Portugal as coisas são muito mais softs! vamos lá ver a evolução!

Pois também já estive a ver! Estou numa expectativa enorme!!! Não que seja assim tão bom mas a verdade é que estou ansioso para enfrentar a minha primeira grande vaga de frio e neve, já que em Portugal as coisas são muito mais softs! vamos lá ver a evolução!

Se for como à 3 anos atras... o primeiro inverno que passei por estas bandas, foi bastante dificil. Era nevao atras de nevao. Houve problemas de escassez no sal para as estradas, foi a confusao total. Istu tudo num país supostamente evoluido.

Se for como à 3 anos atras... o primeiro inverno que passei por estas bandas, foi bastante dificil. Era nevao atras de nevao. Houve problemas de escassez no sal para as estradas, foi a confusao total. Istu tudo num país supostamente evoluido.

Pois aqui parece que o ano passado foi bem carregado de neve, mas só nos meses de Janeiro e Fevereiro. Mas esta última saída já recuou imenso no frio.
Hoje foi um dia muito aborrecido. Nevoeiro e 7ºC

Cada vez mais me convenço disso. A quantidade de neve e as temperaturas extremamente baixas da cordilheira cantábrica estão mesmo ali ao lado. Nos últimos dois anos tenho andado a conhecer in loco a cordilheira, sobretudo os locais habitados e portos de montanha. Estou encantado! :thumbsup:

É lindíssimo mesmo, e se fizeres umas caminhadas pela Serra ainda ficas mais maravilhado, a uma rota simples e fácil, rota de Cares vais adorar :thumbsup:

... Houve problemas de escassez no sal para as estradas, foi a confusao total. Istu tudo num país supostamente evoluido.

Não tenhas ilusões.
Esses países estão preparados para invernos rigorosos, mas quando se deparam com os tais "invernos à antiga" há sempre condicionamentos, não há volta a dar.
Nós estamos numa época que vai tendo a espaços condições de tempo rigoroso. Mas se porventura anos como os das décadas de 40 a 60 se repetirem, todos esses países vão ter grande problemas de mobilidade. Os nevões ficavam por semanas, não por dias, as temperaturas médias eram mais baixas.
Se por cá os nevões eram, reconhecidamente, não só em maior número como em quantidades muito maiores, imaginem no centro e no norte da Europa...:confused:

É lindíssimo mesmo, e se fizeres umas caminhadas pela Serra ainda ficas mais maravilhado, a uma rota simples e fácil, rota de Cares vais adorar :thumbsup:

Essa ainda não fiz pois é precisamente a parte norte da cordilheira que ainda não conheço muito bem... (só estive por lá de passagem). Mas já fiz bastantes caminhadas pela alta montanha, nomeadamente na zona de Fuente De, na montanha palentina, no parque natural de Somiedo, na reserva da biosfera de Muniellos... Muitas faltarão fazer...

Obrigado pela dica, Norther. :thumbsup:

• Gosto
Reactions: Norther
Refugio de la Terenosa (1300m), perto de Bulnes, Asturias.
Foto tirada hoje e retirada do facebook de "Escabrales".

s9uwGoO.jpg

A cidade turca de Erzurum teve o 1º nevão deste Outono. :cold:
T.minima de hoje: -11,9ºC

Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: Dan
Os modelos apontam para a união de um bloqueio do AA da Gronelândia e do AA dos Açores, posicionando-se a noroeste do Reino Unido, a cerca de 1045-1050mb.

Isso provocará uma forte corrente de norte desde a Islândia até França e Alemanha. Portanto meus caros, a partir desta terça, quarta ou quinta, esperem na Europa uma vaga de frio!!

Acho que com este posicionamento a vaga de frio será desde Portugal a Alemanha, Itália a Norguega e Islandia.

A ver pelos modelos, mais nevões, se ocorrerrem, serão na Holanda, Dinamarca, Alemanha, nessa parte da Europa. A Bélgica (e Luxemburgo) vão ver muito frio (quase garantido), e provavelmente, acredito que o elemento branco também. A entrada é de norte/noroeste, portanto tenderá a ser húmida. A sudueste e a sudoeste da França, não parece haver tanta entrada de ar húmido vindo de norte, portanto talvez frio mais seco nessas regiões.

Aqui sigo com +5ºC e continuação do tempo chuvoso, ventoso e temperaturas positivas. Mas as previsões dão -20ºC a partir da próxima quarta feira. Excelente!

PS: Este mês de Novembro teve temperaturas algo elevadas na Islândia. No dia 26, registou-se uma máxima histórica de +20ºC no leste do país (mas também causada pelo efeito fohn), aqui ficou-se pelos +8C porque levámos com toda humidade de sudoeste. Incrível porque eu aqui quase nunca atingi os 20ºC em pleno verão. Que sorte eles tiveram. Vejam o gráfico se ainda forem a tempo:

http://en.vedur.is/weather/observations/areas/eastfjords/#station=620

• Gosto
Reactions: Danilo2012
Os modelos apontam para a união de um bloqueio do AA da Gronelândia e do AA dos Açores, posicionando-se a noroeste do Reino Unido, a cerca de 1045-1050mb.

Isso provocará uma forte corrente de norte desde a Islândia até França e Alemanha. Portanto meus caros, a partir desta terça, quarta ou quinta, esperem na Europa uma vaga de frio!!

Acho que com este posicionamento a vaga de frio será desde Portugal a Alemanha, Itália a Norguega e Islandia.

A ver pelos modelos, mais nevões, se ocorrerrem, serão na Holanda, Dinamarca, Alemanha, nessa parte da Europa. A Bélgica (e Luxemburgo) vão ver muito frio (quase garantido), e provavelmente, acredito que o elemento branco também. A entrada é de norte/noroeste, portanto tenderá a ser húmida. A sudueste e a sudoeste da França, não parece haver tanta entrada de ar húmido vindo de norte, portanto talvez frio mais seco nessas regiões.

Olá irpsit!

Essa vaga de frio que refere acredita que durará até quando?
Tenho uma viagem planeada para Copenhaga para semana seguinte e até não me importava de apanhar alguma neve, nada que impeça de conhecer a cidade.

Obrigado pela ajuda!