Seguimento Europa 2013

Por aqui o dia amanheceu gelado. Muita formação de gelo e geada na rua! Neste momento vento forte e 4ºC o que dá uma sensação de mais frio na rua! Vamos ver se cai alguma neve esta noite mas duvido.

O vento tambem ja chegou agora ao Luxemburgo, ainda nao muito forte, as maiores rajadas estarao previstas para o inicio da noite.
No norte da Alemanha ja se estao a precaver para a a pior tempestade dos ultimos anos

http://www.lessentiel.lu/fr/news/lu...r-l-Allemagne-Luxair-annule-des-vols-13458430

Por aqui o dia amanheceu gelado. Muita formação de gelo e geada na rua! Neste momento vento forte e 4ºC o que dá uma sensação de mais frio na rua! Vamos ver se cai alguma neve esta noite mas duvido.

O vento tambem ja chegou agora ao Luxemburgo, ainda nao muito forte, as maiores rajadas estarao previstas para o inicio da noite.
No norte da Alemanha ja se estao a precaver para a a pior tempestade dos ultimos anos

http://www.lessentiel.lu/fr/news/lu...r-l-Allemagne-Luxair-annule-des-vols-13458430

Bem pela Alemanha parece já estarem a sentir bem os efeitos da tempestade. Há sítios já com neve forte! Por aqui muito muito vento, mas até ver nada de chuva. 6ºC e a sensação de frio é enorme.

Teem sido registadas algumas rajadas de 150-200km.h pontualmente ao longo da frente+squall associada e na convecção pós frontal.

Tem ocorrido convecção particularmente forte devido ao ar artico em altura que cria gradiente vertical intenso dado as aguas relativamente mornas do mar do norte..aguas essas que aquecem e humedecem a camada de ar superficial que depois é transportada para leste mantendo a instabilidade até bem longe da costa.

A noite será bem activa em toda a Europa central, da Holanda-Dinamarca até á Alemanha, com aguaceiros fortes de chuva/neve acompanhados de trovoada dispersa e rajadas bem acima dos 100km.h.

Beeeem, que ventania por aqui! Ia caindo da bicicleta algumas vezes! Estarão 5/6ºC mas sentia umas pingas, como dizer, algo fortes, na cara. Não sei se seria gelo eu apenas o facto de estar muito vento que fizesse com que a chuva viesse com mais força.

Ainda assim, prevê-se uma noite bem animada por estes lados :rain:

Beeeem, que ventania por aqui! Ia caindo da bicicleta algumas vezes! Estarão 5/6ºC mas sentia umas pingas, como dizer, algo fortes, na cara. Não sei se seria gelo eu apenas o facto de estar muito vento que fizesse com que a chuva viesse com mais força.

Ainda assim, prevê-se uma noite bem animada por estes lados :rain:

Por aqui a situação tem estado calma! Estão 5ºC e não faz nem vento nem chuva!

Sigo por aqui com temperatura à volta dos -15ºC e vento moderado, com rajadas a tornarem-se mais fortes. Isto causa uma sensação muito forte de frio.

A mínima menor aqui foi na ordem dos -20ºC. Infelizmente não deu mais, por causa da presença de algumas nuvens e humidades e vento.

No Interior, chegou aos -26ºC.

Agora creio que vamos ter temperaturas gradualmente a subir e bastante neve.

Já foi bom, mas pessoalmente não gosto de frio extremo, pois pelo menos "matou" o meu carro temporariamente (razão é provavelmente o óleo provavelmente tornou-se muito espesso, precisava de anticongelante também), agora não pega e precisava mesmo dele.

Aqui na Holanda esta manhã tem alternado entre períodos de sol e periodos de alguma neve. De 30 em 30 minutos.

A ver pelo satélite deverás estar em regime pós-frontal com aguaceiros de neve, por vezes puxada a vento forte. É uma entrada polar, e não há nada melhor para teres frio e neve. Aproveita! A cada aguaceiro (de neve, se a T for menor que zero), o vento deverá puxar e poderá causar situações temporariamente blizzard.

Aqui na Islândia estas tempestades e entradas polares são vulgares, agora é a vossa vez de terem um cheirinho destas massas polares.

A tempestade nem foi muito violenta para a Holanda. O centro passou bem a leste, se fosse mais perto, talvez pudesse ter sido bem mais grave.

O contraste das temperaturas e da pressao atmosférica foi maior na Escócia, e daí ter causado lá o maior vento. Aqui nós estávamos sob a influência de um AA polar a 1027, e uma massa muito fria polar, e claro isso gerou vento violento. O pior local a nível de vento é sempre entre o Sul da Islândia e as Ilhas Faroé, e por vezes estende-se até ao norte da Escócia. São normais as rajadas a 200km/h em pleno inverno. Por vezes com 2 ou 3 eventos deste tipo no espaço de uma semana.

Por cá registei uma rajada máxima de 35Km/h, nada de extraordinário, mas como tenho uma grande construção a Oeste do meu anemómetro, certamente minorou esses valores uma vez que o vento ontem era de predominância Oeste.
De qualquer forma fica esse registo assim como da temperatura mínima em +0,7°C.
Por volta das 07:00 caiu durante cerca de 15minutos alguma neve em grãos, que não chegou nem para aquecer...

Segundo as previsões são esperados quase 10°C para terça-feira, muito bom para o mês de Dezembro:hehe:

Por aqui passou completamente ao lado! Nem vento, nem chuva, nem neve! Pelo menos que eu tenha notado. A temperatura nunca baixou dos 2ºC. Neste momento estão 4ºC. Apesar de tudo está a ser um dia bem frio. Mas é bom ver o sol