Seguimento Europa 2014

Ti podes dizer o que queiras, porem isso nao cambia o feito de que na Espanha nunca fez tanto calor como em Portugal oficialmente. Se nao estas de acordo com os records de Portugal e Espanha, podes dirigirte aos institutos nacionais. Para o teu desgosto, os dados sao de eles, nao sao meus :)

Apenas te disse que na Grécia e em Itália é que tem o record absoluto de temperatura máxima na Europa e não Portugal nem Espanha e contra isso não argumentas sabes porquê? porque não tens argumentos para.:), só vieres dizer que estações estão viciadas e mal colocadas aquilo que se faz quando se perdem argumentos.

Triste noticia para PortugalWeather. Em Portugal se atingiram os 30ºC antes que na Italia, a Grecia e os Balcás.

Nem por isso eu vejo o clima num todo, claro que sei que o Alentejo e outras regiões de Portugal aquecem bem admito isso, mas por exemplo também sei ver que durante meses nenhuma estação de Portugal continental aparecia no ranking das máximas europeias. Não me incomoda nada isso. Em pleno mês de Fevereiro cidades italianas ou gregas andavam com 25º graus e nós aqui debaixo depressões frontais atlânticas.

Apenas te disse que na Grécia e em Itália é que tem o record absoluto de temperatura máxima na Europa e não Portugal nem Espanha e contra isso não argumentas sabes porquê? porque não tens argumentos para.:), só vieres dizer que estações estão viciadas e mal colocadas aquilo que se faz quando se perdem argumentos.

Pensas que não é um argumento válido,é? Achas que a localização de uma estação é algo irrelevante...então aconselho-te a espalhar dataloggers/sensores de temperatura numa determinada área, faz trabalho de campo e perceberás melhor algumas coisas. ;)

• Gosto
Reactions: Sanxito
A Penisula Ibérica é muito diversificada não é uma região como a Europa Central onde é tudo mais ou menos igual, por exemplo quem gosta de calor fala nos 40º graus,etc,etc quem tem uma outra prespectiva que é o meu caso, eu vejo por exemplo em pleno mês de Agosto as mínimas na Sanabria ou na Terra Fria trasmontana ou no Gerês abaixo dos 5º graus, vejo em Verões frescos de circulação zonal como os verões de há 2 e 3 anos o Litoral Norte e a Galiza a competirem com temperaturas máximas e mínimas das Ilhas britanicas ou outras, eu já estive em Vigo em Agosto com muito frio á noite uma Nortada insuportavel são gostos cada um tem os seus e ninguém muda o gosto ou a perspectiva de ninguém. Como Portugal e Espanha são riquíssimos todos ficamos contentes pois há de tudo um pouco.

Pensas que não é um argumento válido,é? Achas que a localização de uma estação é algo irrelevante...então aconselho-te a espalhar dataloggers/sensores de temperatura numa determinada área, faz trabalho de campo e perceberás melhor algumas coisas. ;)

Pois claro essas máximas absolutas da Grécia ou de Itália de 48-48,5º estão marteladas of-course. :lmao:

Daí o assunto em causa ser sempre tão polémico. É um facto que a temperatura pode variar imenso numa questão de poucos km's. Imensos fatores, nomeadamente os orográficos que tão bem fazes questão de frisar em muitas das tuas intervenções neste forum, entram em jogo. Assim, obviamente que são as médias que devem sempre ser analisadas. Contudo eu até levando o assunto a um extremo diria que quase todas as estações oficiais não são representativas de um clima de uma dada região. Contudo, o objectivo será sempre uma estação que represente algo que se poderá definir como a média da região.

Será sempre assim? Duvido... Mas esse problema não é só de cá... ás vezes pelo que vejo, por exemplo na OGIMET, algumas estações estão localizadas em locais cuja representatividade é no mínimo duvidosa.
Poder-se-ia debater estes assuntos com calma, infelizmente bem sabemos que servem de armas de arremesso num e outro sentido, naquilo que chamava por vezes uma clubite climática que não consigo entender de todo. Ou então não serei o apaixonado de meteorologia que outros serão. Mas se assim for estou bem assim obrigado! ;)

Daí o assunto em causa ser sempre tão polémico. É um facto que a temperatura pode variar imenso numa questão de poucos km's. Imensos fatores, nomeadamente os orográficos que tão bem fazes questão de frisar em muitas das tuas intervenções neste forum, entram em jogo. Assim, obviamente que são as médias que devem sempre ser analisadas. Contudo eu até levando o assunto a um extremo diria que quase todas as estações oficiais não são representativas de um clima de uma dada região. Contudo, o objectivo será sempre uma estação que represente algo que se poderá definir como a média da região.

Será sempre assim? Duvido... Mas esse problema não é só de cá... ás vezes pelo que vejo, por exemplo na OGIMET, algumas estações estão localizadas em locais cuja representatividade é no mínimo duvidosa.
Poder-se-ia debater estes assuntos com calma, infelizmente bem sabemos que servem de armas de arremesso num e outro sentido, naquilo que chamava por vezes uma clubite climática que não consigo entender de todo. Ou então não serei o apaixonado de meteorologia que outros serão. Mas se assim for estou bem assim obrigado! ;)

Vitamos, apenas acho importante tocar nesse ponto (localização das estações) e não falar só em valores das estações, pois os registos são a consequência de muita coisa. Claro que uma estação num fundo de vale não tem qualquer representatividade, isso todos nós sabemos, o melhor seria a meio de uma vertente ou mesmo num topo.
Discuto com calma, apenas acho que existem factores que não podem ser ignorados. Não se trata de clubite nenhuma, cada um é como é, não temos que ser todos iguais. ;)

Vitamos, apenas acho importante tocar nesse ponto (localização das estações) e não falar só em valores das estações, pois os registos são a consequência de muita coisa. Claro que uma estação num fundo de vale não tem qualquer representatividade, isso todos nós sabemos, o melhor seria a meio de uma vertente ou mesmo num topo.
Discuto com calma, apenas acho que existem factores que não podem ser ignorados. Não se trata de clubite nenhuma, cada um é como é, não temos que ser todos iguais. ;)

Claro, mas certamente que a clubite não era para ti. Aliás como frisei sempre tocaste em assuntos importantes, precisamente sobre a representatividade das estações pela sua localização :)

Falando em nome pessoal até penso que não entro na chamada clubite climatológica apesar de parecer pela forma como os meus comentários são contestados mas no fundo, apenas limito-me a dizer três coisas muito simples :
a) que não faz só calor na PI;
b)refiro a influência atlântica do nosso clima e até cultural e não me limito apenas a influencia meridional ou mediterrânica e refiro-a porque ela existe;
c) saliento e refiro outras áreas da PI que não as mais quentes, onde se registam outros fenómenos interessantes.

Neste sentido e relativo ao acompanhamento numa estação especifica do Verão, e em coerência com o meu ponto c), existe um fenómeno muito interessante, que se verifica no Verão especialmente nos verões frescos com circulação zonal, no mapa das temperaturas ao nível do solo do GFS no Verão nos períodos de temperatura mais fria, no mapa da Europa nota-se claramente as temperaturas mais baixas colocadas no Noroeste interior da Penisula Ibérica, quando chegarmos a um período de Verão zonal eu coloco aqui as imagens e nota-se que essas temperaturas não se verificam em praticamente toda Europa com a excepção da Europa do Norte e direi impossíveis no mediterrâneo, atenção não estou a dizer que a PI é a Noruega, nem que é fria ok fique bem claro, estou apenas a referir um fenómeno que considero interessante, o mesmo também acontece no sentido inverso a nível de calor nos locais do costume.

O teu maior problema é confundir economia, desenvolvimento e nível de vida com clima. Por muito que o tentes mudar não vais conseguir e mesmo que conseguisses te garanto que não ias conseguir melhorar a situação do país, o problema está na mentalidade das pessoas, como tu próprio o demonstras.

O teu maior problema é confundir economia, desenvolvimento e nível de vida com clima. Por muito que o tentes mudar não vais conseguir e mesmo que conseguisses te garanto que não ias conseguir melhorar a situação do país, o problema está na mentalidade das pessoas, como tu próprio o demonstras.

Eu não quero mudar nada, e nem tenho sentimentos nacionalistas ou patrióticos tão pouco até por o paradigma nacionalista de Portugal é sol,calor,fado,fatima e futebol e pouco mais e identifico-me pouco com elas, apenas tenho as minhas opiniões e fundamento-as das suas palavras faço as minhas as suas palavras é tudo uma questão de mentalidade como você próprio demonstra disso não tenho qualquer tipo de duvida.

Nao percebo tanta polemica , o unico que vi aqui a provocar foi o Ferreiro .

E sabem porque ?

Porque ele veio com a ladainha das temperaturas extremas .

E sabem para e que servem os valores das temperaturas extremas ?

Nao servem para nada , talvez para o guiness ou para o torneio das temperaturas .

Um exemplo :

em julho do ano passado , Viana do Castelo atingiu por uma vez 39.6 ° c . Estamos a falar de uma cidade que tem uma das medias mais baixas do verao em Portugal .
Olhem se eu pegava nesse registo e ia pela Europa fora a vender o Minho como uma regiao torrida .

Nao percebo tanta polemica , o unico que vi aqui a provocar foi o Ferreiro .

E sabem porque ?

Porque ele veio com a ladainha das temperaturas extremas .

E sabem para e que servem os valores das temperaturas extremas ?

Nao servem para nada , talvez para o guiness ou para o torneio das temperaturas .

Um exemplo :

em julho do ano passado , Viana do Castelo atingiu por uma vez 39.6 ° c . Estamos a falar de uma cidade que tem uma das medias mais baixas do verao em Portugal .
Olhem se eu pegava nesse registo e ia pela Europa fora a vender o Minho como uma regiao torrida .

Os austriacos de Viena de Áustria poderiam faze-lo na mesma, ou até em Londres eu nos anos 90 já estive com 35º em Londres, por acaso eu sou um caso sui-generis sempre que vou a uma cidade ou um pais da Europa Central ou do Norte apanho sempre grandes temperaturas á 2,3 anos estive em Estocolmo com noites de 20º graus apanhei uma onda de calor histórica, já estive na Festa da Cerveja em Munique em Outubro com 27º,28º graus deve ser por causa disto que vejo esta temática com outros olhos.Mas atenção também já estive no Benelux a bater o dente de frio, um frio que aqui em Lisboa nunca tinha apanhado. :lol:

O engraçado é que o Ferreiro é da Corunha-Galiza, o expoente máximo do clima atlântico da Península Ibérica.