Seguimento Europa 2014



PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
O verao pasado na atlántica Galiza atingimos 43 graus (Ribadavia) em estacao oficial :)

Sim Ribadavia encontra-se junto ao Rio Minho, acontece o mesmo fenómeno de aquecimento que em Monção ou Ourense. O pior é o resto são em certos Verões aquelas semanas seguidas com Nortada, nevoeiros, noites frescas etc,etc.:lmao:
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Sim Ribadavia encontra-se junto ao Rio Minho, acontece o mesmo fenómeno de aquecimento que em Monção ou Ourense. O pior é o resto são em certos Verões aquelas semanas seguidas com Nortada, nevoeiros, noites frescas etc,etc.:lmao:

Em Ourense semanas seguidas con nevoeiros, temperaturas frescas no verao??? Nao sabes do que falas :)
Ourense tem uma media de mais de 22ºC em julho e agosto (com media das máximas de 29ºC).
Segundo a classificaçao de Koppen os climas atlánticos nao podem superar os 22ºC no mes mais quente.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Em Ourense semanas seguidas con nevoeiros, temperaturas frescas??? Nao sabes do que falas :)
Ourense tem uma media de 22ºC (com media das máximas de 29ºC).

Sim admito que sim Ourense no Verão é muito quente devido a estar num Vale rodeado de montanhas, aquece muito, referia-me as Rias Baixas como por exemplo Ribadavia ou vais dizer que em Ribadavia isso não acontece?
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Meus senhores,

Vamos ter um pouco de isencao e enquadrar as coisas . Sou contra tambem fanatismos no clima mas tem de ser para os 2 lados .

Senao tambem posso dizer que a Holanda, o sul de Inglaterra , etc . que no ano passado passaram dos 30 ° C sao quentes como um raio .
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
E o top 10 europeo de ontem. O problema é que Portugal tem poucas estaçoes listadas em Ogimet. Aínda assim, Beja quasse 30ºC.



Esse valor de 32,6ºC em Granada Aeropuerto poderá ser já um novo máximo para Abril.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Hoje mesmo provavelmente superamos os 30ºC em Galiza, antes que na Grecia ou na Italia. Coisas do clima...

Sim coisa do clima depois vê as medias das temperaturas mínimas e máximas entre Março-Novembro e compara com as do mediterrâneo e depois tira conclusões :lmao: acho que há gente no Litoral Norte de Portugal e na Galiza que não faz a mínima ideia do que é um pais mediterrâneo no Verão, lool no Noroeste da PI conta-se pelos dedos de uma mão uma noite agradável de Verão!
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Mas a questao e essa .

Estamos a discutir valores extremos de microclimas para chegar a alguma conclusao ?

Por estarmos a falar em máximas registadas nos dois países, partilhei essa informação,tão simples quanto isso.Trata-se da máxima mais alta deste ano em território nacional.
Agora o porquê desses registos isso já está mais que falado, basta seguir este tópico, entre outros.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Sim admito que sim Ourense no Verão é muito quente devido a estar num Vale rodeado de montanhas, aquece muito, referia-me as Rias Baixas como por exemplo Ribadavia ou vais dizer que em Ribadavia isso não acontece?

Nas Rías BAixas os nevoeiros no verao nao perduram semanas, FALSO, completamente falso. Isso somente acontece na coste norte do mar Cantábrico (Asturias, Pais Vasco).
Em Pontevedra a media de dias com nevoeiro é de somente 3 dias en julho e outros 3 em agosto. Ademais, sao nevoeiros marítimos que apenas penetram uns quilometros terra adentro.

http://www.aemet.es/es/serviciosclimaticos/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?l=1484C&k=gal