Seguimento Europa - 2022

Muito obrigado pelos amáveis comentários!!

@Pek , que resposta muito rica em informação! Trabalhas em meteorologia?

Sim, mas não directamente com a AEMET, mas à escala insular minorquina. Profissionalmente, talvez num aspecto mais climatológico do que meteorológico, tanto no pequeno departamento do centro de investigação onde trabalho, como em diferentes estudos e projectos bioclimatológicos. Também na educação e divulgação. Pretendemos desenvolver um laboratório de climatologia no centro, mas no momento está "em construção".

Voltando à questão das trovoadas severas, algumas imagens de ontem:

Província de Sória:

Monegros-Vale do Ebro. Supercélula espectacular:

Hoje, mais uma vez na Catalunha

FbbVfmzXoAEeYZk

P.S.: Mais da província de Girona (La Bisbal d'Empordà). Perspectiva enganosa e mão pequena, mas ainda assim não deixa margem para dúvidas.

Última edição:
É completamente normal. Algumas zonas do interior nordeste ibérico (particularmente Teruel-Castellón e a vertente sul dos Pirenéus) estão entre os máximos europeus (juntamente com algumas áreas da vertente sul alpina) em termos de número de descargas, dias de trovoada e dias de trovoada severa. Têm uma configuração muito particular que facilita isto.
Excelente, assim não é preciso voar para os EUA ou Argentina, vai-se de carro até essa área :D

:bombar: Mais imagens do Baix Empordà (província de Girona).

10-12 cm de diâmetro

FbbWFAaXEAAlv42

FbbhP3zX0AAX3CR

P. S.: Echotop >20 km

Fbbi0EtWIAExkNC

20220830_214037.jpg

20220830_214229.jpg

20220830_220119.webp

20220830_214952.jpg

Bombas e pessoas a fugir

Beneixama (província de Alicante)

P.S.2: Provavelmente, alguma saraiva com mais de 12 cm de diâmetro.

Última edição:
Pessoas feridas pela saraiva a abrigarem-se debaixo de veículos na província de Girona

Bombas brutais

Mais imagens

Interior de um veículo. Incrível

Mais um vídeo

Cidade de Valência

Infelizmente, devemos lamentar a morte de uma menina devido à ação da saraiva gigante. Há também várias pessoas internadas em hospitais, uma delas em estado grave, e dezenas de feridos em diferentes graus. Primeira morte relacionada com o granizo na Europa em 25 anos.

IMG_20220831_083323.jpg

Mais imagens

FbcAKbaWQAIcCr-

FbcALdMXwAE-nM4

P.S.: Mais um vídeo do início do fenómeno

Última edição:
Hoje mais um dia de trovoadas muito severas na Catalunha:

- Vilafranca del Penedés (província de Barcelona)

Embora nada fosse esperado hoje em Menorca, um aguaceiro deixou 39,4 mm em muito pouco tempo na minha casa. 28,2 mm em 30 minutos.

Fbfhy57WYAMgy0T

Essas bolas de granizo parecem saídas do filme "O Dia depois de Amanhã". Algo surreal e assustador :wacko:

Sabadell (província de Barcelona) hoje. Rotação evidente.

Barberà del Vallès (arredores da cidade de Barcelona)

:bombar:

Última edição:
Sabadell (província de Barcelona) hoje. Rotação evidente.
Faz-me lembrar uma célula que passou sobre São Bartolomeu de Messines no final Março.
Tinha uma rotação idêntica a essa, mas talvez mais lenta...

Barberà del Vallès (arredores de Barcelona). Início da formação de um funil e de um vórtice rotativo. Tornado incipiente. Ontem houve alguns pequenos tornados na zona.

Não é comum poder ver este processo tão claramente.

P.S.: O vídeo já mostra objectos suspensos no ar.

Última edição:
Faz-me lembrar uma célula que passou sobre São Bartolomeu de Messines no final Março.
Tinha uma rotação idêntica a essa, mas talvez mais lenta...

Atenção que este vídeo foi acelerado, talvez 2x ou 3x pelo menos. Repara nas pessoas a andar, na velocidade dos veículos e no som mais agudo.

Atenção que este vídeo foi acelerado, talvez 2x ou 3x pelo menos. Repara nas pessoas a andar, na velocidade dos veículos e no som mais agudo.
Sim eu sei, no gif que pus no seguimento de março (que evidenciava a rotação) acho que estava acelerado 10 vezes enquanto aqui parece 2 ou 3 vezes, como dizes, daí eu dizer que a rotação da célula de Messines era mais lenta...