Seguimento Europa - 2022



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Registos brutais durante a noite de sábado para domingo em Boccasette, junto à foz do Rio Pó, em Itália:



 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca
Noite infernal no Mediterrâneo ocidental. Humidex de 40.

IMG_20220906_002101.jpg


25,6 °C e 93 % de humidade relativa agora na minha casa. Humidex de 37 e é uma das áreas mais frescas da ilha com uma estação online (39-41 em muitas das outras).
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Qual a diferença entre «Humidex» e «Heat Index»?

31ºc e 74% de humidade, sentem-se como se estivessem 39ºc.

Já agora deixo aqui uma calculadora de Heat Index: https://www.wpc.ncep.noaa.gov/html/heatindex.shtml
São essencialmente a mesma coisa, um índice que combina a temperatura com a humidade mas são calculados com fórmulas diferentes.
Humidex, desenvolvido no Canadá:
a919e2f2e8c4addc.jpg


Heat Index, desenvolvido nos EUA:
bd43338a8940e5d7.jpg


Lembro-me de ler em algum lado que o Heat Index era melhor, mas não tenho a certeza...
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca
São realmente duas formas de tentar "medir" a mesma coisa, uma mais baseada na humidade relativa e a outra no ponto de orvalho, uma mais frequentemente oferecida como um índice de conforto ou desconforto e a outra como uma aproximação da sensação térmica.

Diz-se frequentemente que o Humidex é mais adequado às realidades canadianas e europeias (em geral) e o Heat Index às realidades estadounidenses. De facto, esta é a configuração padrão nas estações Netatmo e também em modelos como o AROME (o mais detalhado a nível europeu, que oferece o Humidex e não o Heat Index).

Em qualquer caso, a aproximação mais completa não é fornecida por nenhum destes dois índices, mas por a temperatura do globo e bulbo húmido (TGBH, também conhecido como o índice WBGT, do inglês wet-bulb globe temperature), que tem em conta muitas mais variáveis.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca
Como curiosidade, este Verão os valores mais altos em períodos de 5 minutos nas minhas estações ocorreram no dia 13 de Agosto com um Humidex de 49 e um Heat Index de 47 °C.

Condições (temperatura, ponto de orvalho e humidade relativa em períodos de 5 minutos) e gráfico com o Heat Index (Feels Like):

IMG_20220908_005023.jpg


IMG_20220908_005146.jpg



Tabelas

humidex-form-1024x959.png


heat_index_chart.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Tornado na manhã de hoje em Civitavecchia, a norte de Roma.