Seguimento Europa - 2022

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Maiorca :uau:

FcyeGvlXwAAjB2B






Esta imagem não é da célula principal de hoje, mas de uma célula secundária perto da capital (Palma de Maiorca). Mesmo assim, é espectacular.


P.S.: Cinco trombas de água simultâneas no sul da ilha.

FcyfAtuX0AIPPZT



 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
É impressão minha ou as Baleares em Setembro são propícias a esse tempo?

Sim, é exactamente assim. O período favorável é geralmente de meados de Agosto até ao final de Novembro, embora esteja a tornar-se cada vez mais longo devido ao aumento da temperatura da água do mar.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sim, é exactamente assim. O período favorável é geralmente de meados de Agosto até ao final de Novembro, embora esteja a tornar-se cada vez mais longo devido ao aumento da temperatura da água do mar.

Perante todos estes eventos das costas mediterrânicas, tenho um questão que me parece pertinente. Se estas situações são normais, como é que as estruturas urbanas não estão configuradas de modo a permitir o escoamento sem a destruição que se vê? E outra questão, os habitantes não estão habituados a estas tempestades sazonais? Como se compreende que nem sequer acautelem os seus bens, perante previsões que são certamente dadas atempadamente, e se permitam, por exemplo a perder as suas viaturas levadas ou danificadas pelas enxurradas? Não conhecem locais onde estas não ocorrem e guardam lá as viaturas aquando dos avisos. :huh:
Estas situações sempre me fizeram confusão, talvez um pouco como os tornados nos EUA.