psm
Nimbostratus
Depois há o tempo das 4 estações num só dia, como na Madeira (Rog e Hawk sabem do que estou a falar): sol forte pela manhã, ao meio dia fica tudo forrado de denso nevoeiro, à tarde desata a chover cacimba ou mais forte na serra e `noite dentro a temperatura baixa muito.
bom dia.
desculpa corrigir, mas quando eu fiz o meu post me referi ao verão que é a estação aonde ocorre mais vezes este fenómeno. na maioria das vezes as manhãs são cobertas de nevoeiro ou estratos cumulos dissipam-se geralmente por volta 11,12ou13 horas da manhã voltando muitas vezes, o dia a ficar com nuvens ou nevoeiro por volta das 18 ou 19 (volto a referir que é um fenómeno muito complicado de prever tem muitas variaveis a principal é a que niveis(altitude) está a inversão de temperatura).tenho casa a norte da serra de sintra(assafora) neste sitio onde vivo ás vezes á nevoeiros que têm uma espessura de 100 metros ou 250 metros e na serra de sintra está limpa nos topos (tentar ver da peninha o manto branco que existe a norte da serra) um dos exemplos das inversões de temperatura :colares 19 graus nevoeiro cerrado peninha 24 graus céu limpo).
esqueci-me da serra arrabida.tambem outro dos factores desta parte norte da serra está +- ligeiramente orientada SW NE . é raro mas acontece, quando os ventos no verão são de S a parte S da serra de sintra fica coberta de nuvens.
só mais uma referencia.quando estão nevoeiros com pouca espessura a N da serra, a S da mesma está um calor abrasador (estoril) a serra é um "MURO"
mais uma curiosidade da serra de sintra (precipitação)cabo da roca+-480mm altitude 140m cruz alta+-1050mm 512m.
Editado por um moderador: