Seguimento - Incêndios 2010

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
sat.gif
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

ontem quando me deslocava entre Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira( Auto Estrada ) deparei-me com um verdadeiro inferno na zona perto da Serra de Arga no local de Castelo.Este incêndio continua hoje ainda activo.

Aqui ficam algumas fotos possíveis de uma pequena parte do incêndio:

incendioviana1.jpg



incendioviana2.jpg



incendioviana3.jpg



incendioviana4.jpg



:disgust:
 

FSantos

Nimbostratus
Registo
16 Ago 2006
Mensagens
688
Local
Gondomar (115m)
Coincidencia (ou não)...

É por repetidas vezes que, quando por aqui passa uma avioneta, passado pouco tempo se dá inicio a um incendio florestal, aqui na zona de Gondomar.
Será que não é possível comparar a rota destes pequenos aviões com os padrões dos fogos e chegar a alguma conclusão? Não devem ser assim tantos os voos a controlar e seguramente a torre de controle de Pedras Rubras ou da Maia sabe quem são os pilotos e a quem pertencem as aeronaves.
Ontem por exemplo, por volta das 18.00h uma avioneta passou na direcção Sul-Norte e pouco tempo depois um incendio começava a leste dessa rota (o vento estava de Noroeste...)

Coincidencia? Não me parece...
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
bem confirmo sem duvida ontem estava em vila praia de ancoa e ao fim da tarde o ceu estava coberto de fumo dos incendios provenientes de castelo e tb creio de paredes de coura e valença entre tanto logo coloco fotos do incendio de orbacem.. cumps
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Boas!

Neste momento deflagra um incêndio por Viseu, o qual é bem visível de minha casa inclusive a acção dos meios aéreos vindos do aeródromo de Viseu.



:disgust:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Uma grande pyrocumulus vai-se erguendo mais e mais a NE de Viseu, já desde o início da manhã e vai-se alastrando cada vez mais a NW.

Entretanto,m como é normal nestas situações, o incêndio criou uma zona de baixas pressões e o ar quente e abafado do Interior acorre à zona do incêndio, provocando ventos fortes em especial de SW. É incrível como um incêndio se piora a si próprio, mas por vezes as pyrocumulunimbus provocam chuva, o que acaba com apagar o fogo...
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Pela Póvoa de Lanhoso tem sido um Inferno. Todos os dias ha grandes incendios. Neste momento, há um incendio na Estrada Nacional 103 Braga - Póvoa de Lanhoso, no lugar da Rita, em plena Serra do Carvalho.

E vislumbra-se um desde de manhã, no monte do Merouço, zona de Fafe. (penso que Luílhas, zona espectaculo de ralis)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
O incêndio de Pascoal(Viseu) está a agravar-se, em especial a 2ª frente , mais a Oeste, para os lados de Abravezes.:(

Entretanto, ainda nada de muito grande, um pequeno início de fogo lados de SantosÊvos, penso eu...

De resto, lebro que o incêndio de Viseu é o que mobiliza mais bombeiros: 118 para além de 4 veículos aéreo...:(:(:( Foi cortado o nó de Pascoal/Figueiró da A25 no sentido Aveiro-Viseu devido a fumo..
 

rcjla

Cumulus
Registo
23 Jul 2010
Mensagens
136
Local
Sintra
Ontem havia um incêndio na zona do Sabugo(Belas)mas felizmente não foi nada de grave.:hehe:

Quanto às fotos e ocorrências aqui mostradas...:disgust::disgust:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Felizmente conheço bem de perto a realidade dos incêndio...e mais de 90% garantidamente têm mão criminosa...que eu saiba o tempo da geração espontânea já foi há alguns séculos atrás...

Todos os anos, nesta época quente, vejo a aldeia onde tenho casa e mais uns quantos hectares de terreno a verem o fogo bem de perto, e garanto-vos que a sensação de impunidade perante a força do fogo e do vento é horrível...sobretudo para aqueles que tratam de limpar e cultivar os terrenos que possuem...

Culpados?!Muita gente no meio disto tudo...desde as penas para estes "pirómanos" sejam uma comédia autentica, aos proprietários que deixam acumular mato ano atrás de ano e embora não queira lançar polémicas nem muito menos generalizar...a alguns "senhores bombeiros" e "senhores madeireiros" que fazem deste flagelo uma "ganha-pão"!
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Incendio na Nacional 103 (Braga-Póvoa de Lanhoso), na Serra do carvalho, mais propriamente na zona da Rita (Covelas - Póvoa de Lanhoso) já esta controlado. Quanto ao de Fafe (que se iniciou penso que em São Miguel do Monte / Luílhas) está a piorar a olhos vistos e desce encosta abaixo penso que em direcção a Sobradelo da Goma - Póvoa de Lanhoso (não tenho bem a certeza porque no local onde me encontro não consigo ver bem). De realçar o fumo bastante negro.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Novidades:

Dominado o incêndio de Mesão Frio, districto de Vila Real.

Novo incêndio em Cima, concelho Caminha, Viana do castelo com uma fente activa.

Novo incêndio em Vilarejo, concelho de Baião, Porto com uma frsente activa, 10 bombeiros apenas por enquanto.

O incênbdio que referi é afinal em Vila Corça, já relativamente dominado..

:(
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Fogo na escarpa das Fontainhas, no Porto, atingiu habitações
26 de Julho de 2010, 16:16

Um incêndio que deflagrou hoje na escarpa das Fontainhas, no Porto, atingiu algumas casas, disse à Lusa fonte do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto (BSB).

A fonte do BSB não soube precisar quantas habitações foram atingidas pelas chamas, mas referiu que o incêndio, que começou no mato, atingiu “algumas proporções”.

As chamas estão a ser combatidas por 19 homens e cinco viaturas, referiu a mesma fonte.

SAPO/Lusa

------------------------------

Isto quando já mete habitações :angry::(

------------------------------


Nove incêndios activos
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) regista por esta altura nove incêndios activos, a maioria dos quais nas zonas Centro e Norte do país.

16h41

O distrito do Porto regista três incêndios activos. O primeiro lavra desde as 00h15 em Monte Meda, Gondomar, e está a ser combatido por 59 bombeiros, apoiados por 17 veículos e dois meios aéreos.

Em Agrelo, concelho de Paredes, lavra desde as 01h20 um fogo numa zona de mato. No local, estão 33 bombeiros apoiados por nove viaturas. Pelas 12h00 de hoje deflagraram chamas em Vilarelho, Baião, que estão a ser combatidas por nove bombeiros, auxiliados por três viaturas.
Na localidade de Ermida, Sever do Vouga, deflagrou pelas 12h35 um incêndio com uma frente activa. No local, 53 bombeiros auxiliados por 12 viaturas e um meio aéreo combatem as chamas.
Pelas 12h57 deflagrou na localidade de Pascoal, junto ao IP5, um incêndio, que segue por esta altura com duas frentes activas. Cinquenta e oito bombeiros apoiados por 14 veículos e três meios aéreos estão no combate às chamas.
Já em Brejoeira, Coruche, 64 bombeiros, apoiados por 16 viaturas e dois meios aéreos, combatem um fogo com duas frentes activas, que deflagrou pelas 13h08.
Mais a Sul, em Brejos Carregueira, concelho de Alcácer do Sal, lavra um incêndio que está a ser combatido por 51 bombeiros, apoiados por 15 veículos e dois meios aéreos. No concelho de Grândola, em Valinho da Estrada, 36 bombeiros, apoiados por 12 veículos e um meio aéreo, combatem as chamas desde as 13h58.

Em Vila Corça, Viseu, 21 bombeiros apoiados por seis viaturas e um meio aéreo combatem um incêndio com uma frente activa, que deflagrou pelas 15h40.

Em Casal de Ermio, Lousã, deflagrou pelas 13h41 um incêndio que está a ser combatido por 53 bombeiros, apoiados por 15 veículos e um meio aéreo.

O incêndio que lavrava em São Gonçalo, concelho de Mesão Frio, desde as 22h10 de ontem já foi dado como dominado.

Fonte: CM