Seguimento - Incêndios 2012

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
612
Local
Funchal, Madeira
Situação actual no Funchal:

funchal8.jpg
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os dromader não fazem scooping, este ano se não me engano já nem estão envolvidos no combate a incêndios (à semelhança do ano passado). Os aviões são agora Air Tractor, tamanho aproximado do dromader mas com capacidade de scooping ;)

Ivo, sabes quais os meios existentes este ano ? Ontem em discussão privada fiquei com a ideia de que dois meios "pesados", presumo que Air Tractor, estavam a ir para a Serra do Caldeirão e foram depois desviados em cima da hora para Tomar, provavelmente devido a perigo de populações. Este ano estamos "curtos" de meios não ?
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Ivo, sabes quais os meios existentes este ano ? Ontem em discussão privada fiquei com a ideia de que dois meios "pesados", presumo que Air Tractor, estavam a ir para a Serra do Caldeirão e foram depois desviados em cima da hora para Tomar, provavelmente devido a perigo de populações. Este ano estamos "curtos" de meios não ?

Ontem vi nas notícias que Portugal tentou pedir reforços a Espanha, mas como também há fogos florestais nas Canárias, não sei se esta ajuda chegou a ser efectivada...?!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Meu Deus!

As coisas estão bem feias!

Espero que não passe apenas de uma suposição!

Em que zona te encontras Knight?

Vivo no Meio da Cidade do Funchal estou de alerta por causa por causa do Despacho de Energia, mas temos uma regra que se tiver a equipa completa fechamos a porta e trabalhamos.

Mais gente não é solução.

Mas em santa cruz está muito complicado, já me veio várias vezes as lágrimas aos olhos...
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Uma grande coluna de fumo está e elevar-se a NE de Altura, Algarve

Deve ser um de grandes dimensões que esta a lavrar em Espanha. pois no nosso site não está nada sobre esse.
...

Alguém sabe se a PC de Espanha tem isso no site? não encontro..
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Vivo no Meio da Cidade do Funchal estou de alerta por causa por causa do Despacho de Energia, mas temos uma regra que se tiver a equipa completa fechamos a porta e trabalhamos.

Mais gente não é solução.

Mas em santa cruz está muito complicado, já me veio várias vezes as lágrimas aos olhos...

O Funchal parece que está seguro já que os fogos sobranceiros à cidade parece estarem mais controlados. O mal mesmo é nos outros concelhos da ilha. Apanhem os responsaveis por estes actos.

Tem calma rapaz tens de ter muita força nesta altura! O fogo não vai durar para sempre. Mas calhava agora era uma boa chuvada para ver se esse pesadelo termina logo de uma vez.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Em relação a média anual este ano só choveu 15%...

O aeroporto está fechado porque não tem bombeiros foram apoiar no fogo antes de chegar ao mesmo.

Ikr3t.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
EO aeroporto está fechado porque não tem bombeiros foram apoiar no fogo antes de chegar ao mesmo.

Madeira: Nuvem de fumo a um quilómetro, mas aeroporto continua a funcionar normalmente
A nuvem de fumo provocada pelos incêndios que lavram desde quarta-feira à noite na ilha da Madeira está apenas a um quilómetro do aeroporto, mas ainda não foi necessário suspender qualquer voo, disse à Lusa o diretor da infraestrutura.

«A nuvem de fumo está apenas a um quilómetro e começa a ameaçar o bom funcionamento do aeroporto, mas até agora não foi necessária nenhuma restrição», afirmou Duarte Ferreira, pouco depois das 15:00.

«O aeroporto da Madeira é um aeroporto visual, o que significa que só opera quando há determinadas condições mínimas de visibilidade», frisou o diretor da infraestrutura aeroportuária.

Diário Digital / Lusa
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Alguém aqui que esteja mesmo dentro do assunto agradecia que explicasse. Visto que dizem sempre não ser possível devido a orografia da ilha.

Vindo o meio aerio para combater os incêndios ca na ilha da Madeira, seria positivo devido a nossa orografia ou nao iria resolver?

NA minha opinião acho que mesmo esta zona de Gaula não é assim tão altos e baixos.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Os dois incêndios que lavravam em Mangualde/Viseu uniram-se numa só frente.

8lGqF.png


De referir que a intensidade do vento de oeste aumentou substancialmente, o que deve estar a dificultar o combate.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Como é possível irem buscar àgua à barragem do Roxo quando têem o mar a alguns quilómetros. Lembro-me que em 2004 os canadiers e os helicopteros vinham buscar água ao mar.