Seguimento - Incêndios 2012



telegram

Cumulus
Registo
31 Jan 2009
Mensagens
172
Local
Miranda do Corvo
Ontem presenciei algo que refuta essa sua opinião. O vento soprava intensamente, de um momento para o outro um remoinho de chamas é projectado a vários metros (muitos) de altura, levando consigo faúlhas incandescentes. Resultado é o começo do incêndio mais de 200 de distancia.
->
V26BA.jpg

Não digo que não aconteça, sei perfeitamente que sim. Mas na minha opinião também há situações em que a mão criminosa ajuda muito.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Também acontece. E ainda ha um outro factor, que é a mão criminosa "autorizada", i.é, uso do fogo negligente por quem o combate, em que so piora estas situações. Não sei se esta a acontecer na madeira, mas nessas condições meteorologicas e com a tipologia de incendios que esta a ocorrer, o uso do fogo no combate é totalmente desaconselhado
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Sei que esta questão deveria ser noutro tópico, mas julgo que para o efeito me perdoam. pergunto aos mais entendidos, no final da proxima semana (quinta e sexta) ha probabilidade de ocorrencia de trovoadas secas em Portugal Continental?
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Também acontece. E ainda ha um outro factor, que é a mão criminosa "autorizada", i.é, uso do fogo negligente por quem o combate, em que so piora estas situações. Não sei se esta a acontecer na madeira, mas nessas condições meteorologicas e com a tipologia de incendios que esta a ocorrer, o uso do fogo no combate é totalmente desaconselhado


A que se refere como fogo negligente por parte de quem os combate , podia se especificar melhor nesta afirmação????
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Sim, claro! Ha operacionais que combatem os incêndios que nem sempre usam as técnicas mais adequadas, como por exemplo o figi
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
o fogo queria eu escrever, e não figi
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Sim, claro! Ha operacionais que combatem os incêndios que nem sempre usam as técnicas mais adequadas, como por exemplo o figi

Para fazer os tais contra-fogos foram criados grupos próprios aos quais foram dados o nome de GAUF grupo de analise e uso de fogo ,são indivíduos bem treinados e preparados para tal função e apenas eles estão autorizados
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O Sotavento Algarvio completamente em chamas, 2 incêndios no concelho de Castro Marim e o gigantesco incêndio em Tavira.

Quanto ao uso da água do mar contaminar os solos pode contaminar mas ir buscar água ao roxo não vai ajudar a apagar nada. Em 2004 vinham buscar água ao mar e o incêndio foi controlado, num mais recente talvez em 2008 ou 2009 não me recordo, também começou a arder e os canadiers vinham ao mar e o incêndio foi controlado. Quando ardeu a Serra de Monte Figo eles também vinham buscar àgua à Ria Formosa.

Em 3 incêndios de maiores dimensões nesta zona, principalmente os canadiers vinham buscar água ao mar. Em 2004 vinham mesmo buscar em frente à minha casa foi um cenário surreal.

Deve ser por isso, que a Madeira não tem meios aéreos e depois é a tragédia que estamos a assistir na tv. Então, nas canárias eles têem aviões e vao buscar água ao mar.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sei que esta questão deveria ser noutro tópico, mas julgo que para o efeito me perdoam. pergunto aos mais entendidos, no final da proxima semana (quinta e sexta) ha probabilidade de ocorrencia de trovoadas secas em Portugal Continental?

Ainda estamos a estudar melhor a situação...
O que aparece como padrão médio entre os modelos é uma situação sinoptica marcada por tempo quente com vento fraco.
Temos tambem uma entrada de ar tropical maritimo, um pouco mais humido, podendo causar algum disconforto térmico em algumas zonas litorais ( = tempo abafado).

Quanto ás trovoadas, depende da quantidade de ar seco que voltará a ser empurrado do norte de Africa.
Se houver muito ar seco essas serão pouco provaveis, apenas sendo esperada alguma nebulosidade dispersa alta e média.
Se houver menos ar seco, poderão ocorrer trovoadas, quiçá moderadas.

A ocorrer não serão muito concentradas...ocorrendo de modo disperso durante a tarde e inicio da noite.

A questão é que com os solos e florestas ressequidas, há sempre algum risco associado aos raios..
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Trânsito na A25 volta a circular

O trânsito foi reaberto na A25, nos dois sentidos, nos nós de Fagilde e no Nó do Caçador , no concelho de Viseu, depois de ter estado cortado devido a um incêndio que deflagrou em Vila Garcia, no concelho de Mangualde. A circulação automóvel foi cortada às 15.48 horas, com o trânsito a ser desviado pela EN 16, e foi retomada cerca de uma hora depois, por volta das 16.40 horas.
Ainda há muito fumo na via, pelo que a GNR estava a recomendar a máxima precaução aos automobilistas, que tinham de viajar com os vidros fechados. Este incêndio teve início às 13.39 horas e está a ser combatido por 187 elementos, apoiados por 42 veículos.

Sandra Ferreira

JN
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
sim...essa afirmação é quase toda ela correcta. De facto o GAUF foi criado para isso...mas não só, pois principalmente é para a análise de incendios e só depois dessa análise é que se empregam as tácticas mais adequadas, entre as quais o fogo, mas apenas em situações muito especificas.
Agora, infelizmente qualquer um pode fazer desde que autorizado pelo comandante...e por aqui fico...
Ah, só um pormenor. Não ha elementos GAUF nos incêndios ate agora...está disponivel na fita de tempo da ANPC e em nenhum ha...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Forte reacendimento no incêndio em Tavira, em poucos minutos. Impressionante, já quase não se via fumo devido ao deslocamento do incêndio para leste e agora volta a aparecer grandes colunas de fumo. :eek: