Seguimento - Incêndios 2012

max

Cirrus
Registo
19 Jul 2012
Mensagens
37
Local
Paredes
Boa noite,

Trata-se de um mapa com a previsão do FWI (até 72 horas) do instituto de meteorologia de acesso restrito.

Cumps
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O blog "Tribuna Pública" - www.tribuna-publica.blogspot.pt, informa que não há electricidade nem comunicações na vila de Galveias devido ao fogo.

Actualização neste mesmo blog. Situação em Ponte de Sôr:
534638_2340009397453_491364278_n.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa noite,

Trata-se de um mapa com a previsão do FWI (até 72 horas) do instituto de meteorologia de acesso restrito.

Cumps

Ok, tudo bem, mas nós não temos acesso a isso, mas então não é este mapa que foi colocado, certo ?
Este mapa foi gerado no dia 16 de Julho, previsão para dia 17, e pela minha experiência, foi certamente uma saída com erros do modelo que usam.

incndio.jpg
 

max

Cirrus
Registo
19 Jul 2012
Mensagens
37
Local
Paredes
A carta disponivel no site do IM não é a mais rigorosa relativamente ao indice de risco de incêndio, uma vez que resulta da conjugação do FWI com o risco conjuntural definido pela AFN.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A carta disponivel no site do IM não é a mais rigorosa relativamente ao indice de risco de incêndio, uma vez que resulta da conjugação do FWI com o risco conjuntural definido pela AFN.

Isso já uma conversa completamente diferente, estes índices na prática não funcionam lá muito bem, e eu concordo em absoluto. Em Portugal continental, e mesmo na Madeira, o desastre dos incêndios começa sempre com uma entrada de calor e ventos de quadrantes leste, é a ignição do barril de pólvora. Os índices como o FWI não tem minimamente em conta a nossa realidade. Há três ou quatro dias atrás, comentava com um amigo meu que os incêndios de Tenerife chegariam à Madeira de forma explosiva. Acho que quase toda a gente neste fórum sabia que nestes últimos dias haveria um incremento excepcional de incêndios, tal como sabem que nestes 2 ou 3 dias acalmará, e provavelmente se vão intensificar novamente depois ... e essas coisas dificilmente vem reflectidas em índices.

De qualquer forma, pelas pessoas que conheço, a maioria dos bombeiros sabe mais dessas coisas do que modelos ou índices mostrem.
 

max

Cirrus
Registo
19 Jul 2012
Mensagens
37
Local
Paredes
Isso já uma conversa completamente diferente, estes índices na prática não funcionam lá muito bem, e eu concordo em absoluto. Em Portugal continental, e mesmo na Madeira, o desastre dos incêndios começa sempre com uma entrada de calor e ventos de quadrantes leste, é a ignição do barril de pólvora. Os índices como o FWI não tem minimamente em conta a nossa realidade. Há três ou quatro dias atrás, comentava com um amigo meu que os incêndios de Tenerife chegariam à Madeira de forma explosiva. Acho que quase toda a gente neste fórum sabia que nestes últimos dias haveria um incremento excepcional de incêndios, tal como sabem que nestes 2 ou 3 dias acalmará, e provavelmente se vão intensificar novamente depois ... e essas coisas dificilmente vem reflectidas em índices.

De qualquer forma, pelas pessoas que conheço, a maioria dos bombeiros sabe mais dessas coisas do que modelos ou índices mostrem.

Desculpa discordar. Estamos a falar de coisas distintas...

O FWI é um indicador do potencial do incêndio em função exclusivamente das condições meteorológicas previstas e acumuladas e do estado do combustivel e traduz perfeitamente o potencial de incêndio, caso ele ocorra.

Por enquanto os incêndios não surgem de forma espontânea, não sendo possível determinar a maior propensão para a ocorrência ou não de incêndios florestais (não me estou a referir à dimensão, mas sim ao número). Não é isto que se pretende com o FWI.

A carta de risco de incêndio disponibilizada pelo IM tenta obter esse resultado, conjugando o FWI com outros dados, por exemplo os relativos ao histórico de incêndios.
Na minha opinião... o resultado pode não ser o mais correcto, uma vez que acaba subvalorizar a componente do FWI.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Peço desculpa pela ignorância, mas porque não faz sentido?

Amanhã (hoje) até podem acontecer incêndios medonhos, o país até pode arder todo :) , mas em termos de modelos o dia será teoricamente mais calmo do que ontem, menos calor, e mais humidade.

Independentemente disso, não conheço um modelo que mostre assim tudo no limite, em roxo, estes dias que vivemos são relativamente normais nos nossos Verões, não se pode chegar à TV e dizer de forma gráfica que vivemos tempos extremos, pois não vivemos. Apenas difíceis.

oe1wM.jpg