Seguimento - Incêndios 2012

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
O Incêndio em Castro Marim passou a duas frentes.

Começou um vento moderado com algumas rajadas, nada bom para os incêndios.
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Acreditem. ..apenas vale a pena defender pessoas e bens. ..e analisar a meteorologia para ver qd havera oportunidade do combate ser efectivo. ..a kestao de estar ou n dentro da capacidade de extincao é tecnica, n é pq alguem se lembra e os k estamos a ver estao claramente fora! Estes incendios deveriam ter uma ekipa de analistas,
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Acho que é a primeira vez que vejo no portal da ANPC um incêndio com tantos operacionais e véiculos, 709:surprise: 658 bombeiros, 3 GIPS, 5 FEB, 4 SF e 39 outros; 171 veículos operacionais e 17 outros (total de 188 veículos).

Isso não quer dizer que estejam todos a combater o incendio.longe disso;)
Aqui há uns 6 anos, na minha freguesia ocorreu um incendio grandito, nada dessa grandeza que está a acontecer, no entanto vieram carros e bombeiros do centro e sul do pais, verdadeiras colunas de carros na autoestrada, no entanto no palco das operações, poucos carros e bombeiros vi, dos que vieram ajudar;)
Foi apagado dali a 2 dias por bombeiros do meu concelho, que nesse periodo andaram noutros incendios menores;)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Isso não quer dizer que estejam todos a combater o incendio.longe disso;)
Aqui há uns 6 anos, na minha freguesia ocorreu um incendio grandito, nada dessa grandeza que está a acontecer, no entanto vieram carros e bombeiros do centro e sul do pais, verdadeiras colunas de carros na autoestrada, no entanto no palco das operações, poucos carros e bombeiros vi, dos que vieram ajudar;)
Foi apagado dali a 2 dias por bombeiros do meu concelho, que nesse periodo andaram noutros incendios menores;)
Desconhecia essa parte :p Mesmo assim é impressionante, pelos menos para mim.
____
Alguns vídeos dos incêndios na Madeira:





 
Editado por um moderador:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Muito calor e vento, neste momento tenho 31.2ºC. Às 22h30m a estação Faro/Aeroporto tinha 30ºC e humidade nos 28%. Condições muito difíceis para tentarem controlar este incêndio. :(

Impressionante, a força do vento neste momento. :shocking:
 
Última edição:

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Tenho cá 29.6ºC e 25% de HR.

Vento está a aumentar bem, mais para cima na serra deve estar pior.

Já não vejo tanta luz das chamas... pode estar menos intenso.

Também já chegou a Santa Catarina.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Esse mapa é do dia 16, e certamente foi um erro da run do modelo que o IM corre para isso. Antes de embarcarem em teorias conspirativas convinha passar pelos gabinetes onde tudo isso é feito com imenso trabalho, e erros acontecem.
Só quem passa por isso é que sabe. No IM não vivem propriamente deuses, o que fazem também pode ter erros, que certamente corrigem logo que os detectam.
 

NunoBrito

Cumulus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
354
Local
Parede - Cascais
O mapa em referencia apareceu hoje novamente logo a seguir ao telejornal da RTP 1.

As imagens eram as mesmas e estavam projectadas as previsões para sexta-feira e sábado.

Ja pesquisei o site meteo.pt, mesmo como utilizador registado não o encontro.

Este foi " retirado " de um blog dos Bombeiros de Bragança. Já pedi informação aos administradores mas ainda não obtive resposta.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O mapa em referencia apareceu hoje novamente logo a seguir ao telejornal da RTP 1.

As imagens eram as mesmas e estavam projectadas as previsões para sexta-feira e sábado.

Ja pesquisei o site meteo.pt, mesmo como utilizador registado não o encontro.

Este foi " retirado " de um blog dos Bombeiros de Bragança. Já pedi informação aos administradores mas ainda não obtive resposta.

O mapa é o do indice FWI do IM, podes encontrá-lo aqui:
http://www.meteo.pt/pt/ambiente/risco.incendio/

ou mesmo no nosso site:
http://www.meteopt.com/observacao/incendios

A explicação do índice aqui:
http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/o_tempo/risco.incendio/indice.fwi/index.html

A imagem que mostraste foi certamente um erro. E que eu saiba, as saídas deste modelo ainda não chegam ao fim de semana, só daqui a umas horas o IM gerará a imagem para sábado.
Se passou na TV ou não, não faço a mínima ideia, praticamente quase não vejo televisão há uns anos.