Seguimento - Incêndios 2012

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Isso está muito longe de ser verdade, a Madeira queimada tem muito menos valor para o fabrico de pasta de papel, sendo mesmo recusada se estiver demasiado queimada, portanto para os proprietários e madeireiros o valor da mesma é muito inferior, pouco mais serve do que para queimar em centrais de biomassa, ou seja, não vale quase nada.

Pois bem, acredito que para certas empresas (como a Portucel), a madeira intensamente queimada não tenha grande valor.

Porém, e falo com conhecimento de causa, mal um monte arda, e ainda este não acabou de fumegar, já lá estão os madeireiros a carregar os camiões.

Escusado será dizer que um eucalipto queimado será menos valioso MAS, o que acontece muitas vezes, é que esta madeira é reencaminhada para outros destinos.

Os madeireiros compram as árvores por meia dúzia de tostões e vendem-na 100€ ou mais a tonelada em canhotas. Outras árvores, queimadas superficialmente, levam uma lavadela, uma raspagem mecânica e estão como novas para vender.

Não vale a pena procurar desculpas para os madeireiros. Estes são milhares no país, toda a gente os conhece e sabe como eles actuam. O resto é conversa.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Fogo destrói casas na Madeira, durante noite marcada por chamas em todo o país

Pelo menos sete incêndios estavam ativos, ao início da madrugada desta quarta-feira. Dois dos fogos estavam dominados, um em Cantanhede, no distrito de Coimbra, e outro em Alcobaça, Leiria. À mesma hora, um violento incêndio era combatido por dezenas de bombeiros no concelho da Calheta, na Madeira.

Mais de 30 bombeiros e 12 viaturas continuavam, ao início da madrugada desta quarta-feira, envolvidos no combate a dois incêndios em mato e floresta, um na Calheta e outro na Ribeira Brava.

O comandante dos bombeiros da Calheta, na zona oeste da ilha da Madeira, João Alegria, explicou que o fogo que surgiu na madrugada de terça-feira, na freguesia da Ponta do Pargo, já consumiu "algumas habitações desabitadas, antigas e isoladas".

"O fogo, numa zona de mato, ainda não está controlado", declarou o responsável, adiantando que no local estão a trabalhar mais de 20 bombeiros e oito viaturas".

"Não há danos pessoais, que eu tenha conhecimento", afirmou.

Também o comandante dos bombeiros da Ribeira Brava, Agostinho Silva, disse à Lusa que aquela corporação continuava envolvida no combate a um incêndio na floresta da Encumeada.

Este foco surgiu ao início da tarde, "piorou ao final da tarde, mas a situação está neste momento controlada, mas a qualquer momento pode alterar-se por causa do vento", referiu o mesmo responsável, mencionando que no local estão quatro viaturas e uma dúzia de bombeiros.

As elevadas temperaturas nesta altura na Madeira, na ordem dos 30 graus, estarão na origem destes incêndios.

No Continente, e de acordo com a página online da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o fogo que lavrava em Aljubarrota, Alcobaça (Leiria) desde as 15 horas de terça-feira tinha sido dominado já depois das 23 horas, tendo mobilizado 135 homens e 35 viaturas.

O incêndio que deflagrou na localidade do Corticeiro de Cima, em Cantanhede (Coimbra) às 16.05 horas de terça-feira foi dado como dominado à meia-noite desta quarta-feira. No local, estiveram quase 180 bombeiros, apoiados por 48 veículos operacionais.

Por dominar estavam três incêndios: um no distrito de Coimbra, outro no de Santarém e outro no de Faro.

O fogo da localidade de Alfafar, em Penela (Coimbra) lavrava, à meia-noite, com uma frente ativa, mobilizando 137 bombeiros e 35 viaturas de apoio.

Na localidade de Quebrada de Baixo, em Ourém (Santarém), o fogo que deflagrou pelas 14.06 horas de terça-feira continuava a avançar com uma frente ativa. No local, estavam 162 homens e 45 veículos.

No distrito de Faro, prosseguia o fogo em Bordeira, concelho de Aljezur, com uma frente ativa. As chamas estavam a ser combatidas por 122 bombeiros e 25 viaturas.

Durante o dia de terça-feira, ocorreram 214 incêndios, dos quais sete estavam ativos.
Jornal de Notícias
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Hoje começou a arder em Tavira. No sítio que é parece que é daqueles que pode durar dias... :unsure:

Catraia, Cachopo - Tavira: Incêndio ativo com duas frentes.

15:02 Accionado Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) de Beja.

15:02 Accionado Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) de Évora.
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Infelizmente isto hoje está péssimo. O incêndio de Sabacheira (Tomar) tem estado toda a tarde a lavrar e já colocou casas em perigo.
Estou a trabalhar na Zona Industrial de Tomar e esta tarde quase não vi o sol tal é o fumo que por aqui vai, de tal forma que no sat24 já se consegue distinguir a coluna de fumo.
Espero que consigam controlá-lo antes que faça mais estragos...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Já se vê o fumo intenso por detrás do Cerro de São Miguel. 8 anos depois, a tragédia dos incêndios na Serra do Caldeirão volta em força. :sad::sad::(
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
13411283_3ojo4.jpeg


Medonho o cenário neste momento, o sol já está meio tapado pelo fumo e o cheiro a queimado é intenso. :(
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
O Incêndio em Tavira já tem 4 frentes activas. Aqui, em Olhão as sirenes dos carros dos bombeiros não param. O sol está encoberto e o calor é mais que muito. Que inferno.
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Informaram-me há instantes que há um incêndio de grandes proporções perto de casas na vila do Sobralinho, concelho de Vila Franca de Xira.
Os bombeiros estão a ser apoiados por um helicóptero que está a impedir que o fogo se propague ao mato na zona nordeste da vila.



Foto retirada do site Portal Alverca.