Pois bem, acredito que para certas empresas (como a Portucel), a madeira intensamente queimada não tenha grande valor. Porém, e falo com conhecimento de causa, mal um monte arda, e ainda este não acabou de fumegar, já lá estão os madeireiros a carregar os camiões. Escusado será dizer que um eucalipto queimado será menos valioso MAS, o que acontece muitas vezes, é que esta madeira é reencaminhada para outros destinos. Os madeireiros compram as árvores por meia dúzia de tostões e vendem-na 100€ ou mais a tonelada em canhotas. Outras árvores, queimadas superficialmente, levam uma lavadela, uma raspagem mecânica e estão como novas para vender. Não vale a pena procurar desculpas para os madeireiros. Estes são milhares no país, toda a gente os conhece e sabe como eles actuam. O resto é conversa.
Hoje começou a arder em Tavira. No sítio que é parece que é daqueles que pode durar dias... Catraia, Cachopo - Tavira: Incêndio ativo com duas frentes. 15:02 Accionado Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) de Beja. 15:02 Accionado Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) de Évora.
Já passou a três frentes activas, vejo o fumo e bem, ainda está longe de mim, mas parece que já ardeu bem... mais de 3 horas.
Infelizmente isto hoje está péssimo. O incêndio de Sabacheira (Tomar) tem estado toda a tarde a lavrar e já colocou casas em perigo. Estou a trabalhar na Zona Industrial de Tomar e esta tarde quase não vi o sol tal é o fumo que por aqui vai, de tal forma que no sat24 já se consegue distinguir a coluna de fumo. Espero que consigam controlá-lo antes que faça mais estragos...
Já se vê o fumo intenso por detrás do Cerro de São Miguel. 8 anos depois, a tragédia dos incêndios na Serra do Caldeirão volta em força.
Medonho o cenário neste momento, o sol já está meio tapado pelo fumo e o cheiro a queimado é intenso.
Confirma-se! Incêndio em Famões (Odivelas), mais concretamente na Paiã! Espero que aquele belíssimo pinhal manso sobreviva!
O Incêndio em Tavira já tem 4 frentes activas. Aqui, em Olhão as sirenes dos carros dos bombeiros não param. O sol está encoberto e o calor é mais que muito. Que inferno.
Estremoz: o vento moderado de noroeste transporta consigo uma grande concentração de cinzas dos incêndios, estando a provocar uma drastica redução da visibilidade na última hora.
Informaram-me há instantes que há um incêndio de grandes proporções perto de casas na vila do Sobralinho, concelho de Vila Franca de Xira. Os bombeiros estão a ser apoiados por um helicóptero que está a impedir que o fogo se propague ao mato na zona nordeste da vila. Foto retirada do site Portal Alverca.