Seguimento - Incêndios 2012

M

Membro excluído 274

Também na Catalunha um incêndio de grandes porporções corta estradas e o AVE (TGV)...

http://videos.lavanguardia.com/2012...en-a-la-zona-del-incendio-de-la-jonquera.html

El incendio de La Jonquera arde sin control y se acerca a Figueres

El conseller d'Interior, Felip Puig, afirma que los Bomberos están "desbordados" por la magnitud de un incendio que tiene un nuevo foco en Portbou | El incendio arrancó en el Pertús y pasó a Catalunya

El-incendio-de-la-Jonquera-vis_54327605521_51351706917_600_226.jpg


Barcelona. (Redacción y Agencias).- El incendio de La Jonquera tiene "desbordados" a los bomberos que trabajan en él. Ése es el diagnóztico del conseller d'Interior, Felip Puig, que ha hecho balance de las consecuencias del fuego. Puig ha concretado que las llamas han calcinado ya 6.000 hectáreas y que la principal preocupación ahora es el nuevo foco del fuego que ha comenzado en Portbou.

Puig ha explicado que el fuego comenzó en territorio francés, en El Pertús, y que ha dejado al menos cuatro heridos: un ciudadano francés que presenta quemaduras en el 80% de su cuerpo y cuya vida peligra, otro que ha padecido un infarto y otros dos que trabajaban como voluntarios en la extinción de las llamas.

El conseller ha añadido que el cierre de Portbou deja el túnel del Cadí como única salida hacia Francia, por lo que se ha levantado la barrera del peaje para permitir la libre circulación.

Fuego activo
Mientras tanto, los Bomberos de la Generalitat y franceses trabajan para extinguir un incendio muy activo que se ha declarado poco antes de las 13.00 horas en el término de la Jonquera (Girona), muy cerca de la carretera N-II y la autopista AP-7. El fuego avanza sin control y se acerca ya a Figueres, tras afectar a más de un millar de hectáreas.

A pesar de los múltiples medios destinados para la extición, el fuego arde sin control y avivado por la tramuntana, que soplá a más de 90 km/h, lo que impide que los medios aéreos participen en las labores. Entre los medios disponibles se encuentran dos dotaciones d elos Bomberos de Aragón ofertadas por el Ministerio del Interior y que se han sumado al los equipos de trabajo cuando la Generalitat ha solicitado formalmente ayuda al Ejecutivo.

El fuego está muy cerca del núcleo de La Jonquera y ya se han empezado a desalojar las zonas de la Porta Catalana, el Mas, la zona Escudero y de algunos barrios de La Jonquera. Los evacuados están siendo dirigidos al pabellón municipal, en el que ya se alojan 200 personas, y se ha pedido a la gente que se cierre dentro de su casa. Los Bomberos de la Generalitat de Catalunya han pedido a los vecinos de los municipios de la Jonquera, Agullana, Capmany, Biure, Vilarnadal, Sant Climent Sescebes, Llers, Pont de Molins y Masarac que se queden recluidos en casa y cierren puertas y ventanas. El incendio que ha quemado ya unas 6.000 hectáreas. Además, los Mossos d'Esquadra han desalojado la casa de colonias Estanys de Capmany y han trasladado a los 74 menores y los 17 adultos que había en su interior a la base militar de Sant Climent Sescebes.

Las vías cortadas registran varios kilómetros de colas. Para contrarrestar esta situación, la barrera del peaje de Figueres se ha levantado. "El fuego esta muy activo y la situación es muy complicada, la situación es crítica", han reconocido los Bomberos de la Generalitat.

Infocat

La Dirección General de Protección Civil de la Generalitat (DGPC) ha activado la alerta del plan especial de emergencias por incendios forestales de Catalunya INFOCAT por la afectación a las infraestructuras viarias, en la AP-7, la carretera N-II y túnel del AVE.

La DGPC también ha iniciado la Prealerta del plan de actuación del Procicat para emergencias en el transporte de viajeros por ferrocarril Ferrocat porque se ha cortado, preventivamente y por falta de visibilidad, la circulación en el túnel del AVE en el Pertús debido el incendio forestal en la Jonquera.

La Vanguardia
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Relativamente ao incendio de Tavira/São Brás de Alportel, gostaria ainda de fazer algumas considerações, uma vez que o incendio esta em fase de consolidação/arrefecimento do perimetro.
Antes de mais referir que para quem não esta no Posto de Comando Operacional, ou quem nunca esteve, seguramente não sabera o stress que existe e a tensão quando é necessaria alguma opção mais "arriscada".
Em primeiro lugar, muito sinceramente não me parecem nada acertadas as criticas, nesta fase, dos Srs. Presidentes de Camara/Vereadores. Infelizmente a critica fácil e sem alternativa é o mais comum, mas devemos desvaloriza las.
Em segundo lugar referir que as declarações da Liga dos Bombeiros são totalmente despropositadas e devem ser desacreditadas.
Quanto a alguns comentarios que li aqui no forum, sobre a prevenção que não é feita e falta de meios aereos apropriados...não poderei concordar na totalidade!
Portugal é um País onde, por constrangimentos de ordem económica, tem que ser feitas permanentemente opções. Ao longo dos ultimos 15 anos assistimos a um desvio escandaloso de verbas da prevenção para o combate (leia-se meios aereos, terrestres, equipamentos...), portanto quando leio/ouço bombeiros dizerem que não ha prevenção...por favor, tenham um bocado de memoria e evitem esses comentarios despropositados! O nao passado foram desviados vários milhares do fundo florestal permanente para alugar helicopteros!!!!!
Uma outra questão é a falta de preparação do Dispositivo de combate a incendios florestais (DECIF) para combater este tipo de incendios! Pelo que li na fita detalhada no site da ANPC, perceberam logo que o incendio ia demorar...mas tambem me parece que quiseram "agarrar o touro pelos cornos"...e agarraram de facto com 1000 homens, mas foram na frente dele! Neste tipo de incendios deve-se assumir a partida que se vão perder 2000/3000 ha, para que se protejam 30000 ha...não só não fizeram isso, como acharam que poderiam fazer tudo ao mesmo tempo...e no final o saldo é o que é...a estrategia de conter o flanco que iria dar mais problemas a partir de amanha, foi tomada depois de arderem 20000 ha...
No final, como no inicio, disse que este tipo de incendios, ir a cabeça é suicidio...cansa o pessoal, colocam a vida em perigo, não tem efectividade esse combate e as partes do incendio que poderiam ser combatidas ficam a mercê de reacendimentos continuam a alimentar o incendio...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
A Catalunha também tem este problema, o fogo não é exclusivo do nosso país...
Na Catalunha a disponibilidade de meios aereos é maior que cá, mas a grande diferença é que lá ha aposta na formação dos bombeiros florestais...eles tem várias unidades:os bombeiros para protegerem as habitações, os bombeiros florestais para combaterem o incendios florestal propriamente dito, e os GRAF (Grupo de Actuações Florestais)...este grupo é a elite dos bombeiros lá...formado por engenheiros florestais, altamente especializados em meteorologia aplicada ao fogo florestal, uso do fogo e analise do seu comportamento! Estas são as Unidades qualificadas para os Grandes Incendios Florestais. Ca, o GAUF foi formado a semelhança deles, mas ao longo dos ultimos 2/3 anos criticaram, desmantelaram, descaracterizaram e quiseram esquecer este grupo...agora que tanto eram precisos, tiveram que se voluntariar 4 elementos ara la ir...é uma vergonha o que se passa no combate aos incendios em Portugal, vergonha e 3º mundismo´são as palavras adequadas! Andamos a brincar aos fogos, aos aviões e aos carros vermelhos...enfim..
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa Tarde.
Finalmente o incêndio está extinto aqui pela Freguesia da Fajã da Ovelha (Calheta)
Hoje ainda causou grandes problemas, pelo menos uma casa esteve em risco e alguns animais. Quero agradecer desde já aos BV Calheta pelo sua determinação e coragem com que combateram as chamas desde segunda feira passada.
Deixo umas fotos dos últimos dias:
serrasloureno.jpg


slourenomeio.jpg


noitesloureno.jpg


fotoslourenodia.jpg


fogosloureno.jpg


179925_10151041009564860_1009178213_n.jpg


292484_10151040683634860_221149494_n.jpg
 

max

Cirrus
Registo
19 Jul 2012
Mensagens
37
Local
Paredes
fogosloureno.jpg


Excelente registo fotográfico daquilo que penso ser um salto!!

jonhfx, confirmas o salto?? A que distância estaria da frente do fogo??
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Relativamente ao incendio de Tavira/São Brás de Alportel, gostaria ainda de fazer algumas considerações, uma vez que o incendio esta em fase de consolidação/arrefecimento do perimetro. Antes de mais referir que para quem não esta no Posto de Comando Operacional, ou quem nunca esteve, seguramente não sabera o stress que existe e a tensão quando é necessaria alguma opção mais "arriscada". Em primeiro lugar, muito sinceramente não me parecem nada acertadas as criticas, nesta fase, dos Srs. Presidentes de Camara/Vereadores. Infelizmente a critica fácil e sem alternativa é o mais comum, mas devemos desvaloriza las. Em segundo lugar referir que as declarações da Liga dos Bombeiros são totalmente despropositadas e devem ser desacreditadas. Quanto a alguns comentarios que li aqui no forum, sobre a prevenção que não é feita e falta de meios aereos apropriados...não poderei concordar na totalidade! Portugal é um País onde, por constrangimentos de ordem económica, tem que ser feitas permanentemente opções. Ao longo dos ultimos 15 anos assistimos a um desvio escandaloso de verbas da prevenção para o combate (leia-se meios aereos, terrestres, equipamentos...), portanto quando leio/ouço bombeiros dizerem que não ha prevenção...por favor, tenham um bocado de memoria e evitem esses comentarios despropositados! O nao passado foram desviados vários milhares do fundo florestal permanente para alugar helicopteros!!!!! Uma outra questão é a falta de preparação do Dispositivo de combate a incendios florestais (DECIF) para combater este tipo de incendios! Pelo que li na fita detalhada no site da ANPC, perceberam logo que o incendio ia demorar...mas tambem me parece que quiseram "agarrar o touro pelos cornos"...e agarraram de facto com 1000 homens, mas foram na frente dele! Neste tipo de incendios deve-se assumir a partida que se vão perder 2000/3000 ha, para que se protejam 30000 ha...não só não fizeram isso, como acharam que poderiam fazer tudo ao mesmo tempo...e no final o saldo é o que é...a estrategia de conter o flanco que iria dar mais problemas a partir de amanha, foi tomada depois de arderem 20000 ha... No final, como no inicio, disse que este tipo de incendios, ir a cabeça é suicidio...cansa o pessoal, colocam a vida em perigo, não tem efectividade esse combate e as partes do incendio que poderiam ser combatidas ficam a mercê de reacendimentos continuam a alimentar o incendio...


Em parte concordo contigo relativamente à formação especializada de bombeiros para combate a incêndios...no fundo cada macaco no seu galho!!! Faz muita falta e parece que depois de um bom inicio parou-se um pouco.
Mas continuo a afirmar e não tenho problemos nenhuns em dizer que podia ter sido feito muito mais na prevenção. Se é uma questão de opções como dizes e que não concordo se calhar deveria-se começar ater outras opções. Digo isto por a minha memória não ser curta.
Se reparares existem municipios com grandes áreas florestais que simplesmente não ouves a falar de incêndios e vais a ver o tal investimento que falas foi direcionado principalmente para a prevenção e vigilância e os resultados estão á vista.
Não sei se és Bombeiro como eu mas de certeza que se não tiveres condições para combater o fogo simplesmente não o combates esperas por ele já que não podes ir até ele, mas quando chegar até ele se calhar um a viatura não chega por mais cara que seja e mais sofisticada que seja.
É tudo muito complicado mas desde 2004/2005 a grande aposta que se fez de facto foi na melhoria do sistema de combate a incêndios mas não podemos descorar o resto não achas???
Aqui ninguém anda a bombardear ninguém, aqui discutimos ideias, porque todos e cada um à sua maneira sofre com este flagelo
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Excelente registo fotográfico daquilo que penso ser um salto!!

jonhfx, confirmas o salto?? A que distância estaria da frente do fogo??

Só te posso confirmar, ali é fogo posto!!!
Este começou ontem na hora de almoço, quando tudo estava apagado(foi debelado em menos de 1 hora) . Três horas mais tarde começa outro, a uns 3 km's deste, demorou quase 24h a ser totalmente apagado.
É mão criminosa, com que objectivo não sei. Sei é que é uma dor de alma o que se vê.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Meu caro AJB... Não preciso de acrescentar mais nada ao teu post.

Prepara-te porque vais ser bombardeado!!

Não vai ser bombardeado, gostei do post, bastante sóbrio, realista. Não concordo apenas num ponto, pois não se pode desculpar quem está no comando de operações, e ao mesmo tempo afirmar que a estratégia de ataque foi errada desde o início (querer atacar o bicho de frente, quando podiam colocar-se melhor e perder apenas 2000ha)!

A questão dos fundos desviados para aluguer de meios aereos, é evidente! O óptimo seria o estado empregar quem mantenha a floresta limpa e ordenada, de forma sustentada, colhendo parte em taxa daquilo que pequenos e médios produtores de floresta ganhassem ao fim de 30anos ou 40. Se bem que na minha opinião os helicópteros fazem falta, e dada a escassez de dinheiro, porque não adaptar os meios da força aérea para o combate? Será assim tão descabida a idéia?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Esta tarde, num passeio com alguns amigos acabámos no Caldeirão. O cenário é dantesco junto ao centro de reabilitação, na zona do Javali, Tareja. É desolador o cenário que se vê é algo que ficamos emocionados e nos vem as lágrimas aos olhos. Nunca pensei que durante a minha vida voltaria a ver o cenário de 2004 novamente, é uma coisa horrível e que nem temos palavras para descrever o que sentimos ao ver tudo em cinzas. Zonas que conhecia minimamente tudo reduzido a cinzas.

Estou triste, chorei ao ver que parte do meu Algarve desapareceu. 8 anos depois a tragédia abateu-se novamente pelo Sotavento Algarvio. Se algo correu mal, espero que aprendam e que este cenário não volte tão cedo ao Algarve. Foram 4 dias insuportáveis, noites mal dormidas com o cheiro insuportável a queimado. Encontrei animais completamente perdidos, cães, ovelhas, porcos e muitos enxames de abelhas perdidos.

Hoje, depois do enorme incêndio que durou 4 dias o meu Algarve está mais triste e mais cinzento.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Pessoal preciso da vossa ajuda, para quem vive perto de espinho, alguem ve uma nuvem de fumo que se avista aqui em espinho e sabe de onde ela vem? a sirene dos bombeiros ja tocaram duas vezes e preciso de saber onde é o incendio ajudem-me pessoal. PReciso de saber por favor onde se situa.
 

Edward

Cumulus
Registo
21 Jul 2012
Mensagens
101
Local
Torres Vedras
Já 3 mortos no incêndio da Catalunya! :sad:

1 das pessoas falecidas lançou-se ao mar desde uma falésia quando estava encurralada pelas chamas! Horroroso!

http://www.rtve.es/noticias/2012072...casas-cortar-n-ii-autopista-ap-7/549389.shtml

Fonte: RTVE

Muito triste o facto da Catalunha estar a arder e, acima de tudo, há a lamentar a morte dessas pessoas! :sad:
Eu há um mês andei por Barcelona e pela Catalunha e pareceu-me uma zona tão bonita e agora penso que toda essa beleza está a ser dizimada por um incêndio. Curiosamente só quando eu regressei a Portugal é que tomei conhecimento que tinha deflagrado um incêndio de grandes proporções na região de Valência
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Relativamente ao incendio de Tavira/São Brás de Alportel, gostaria ainda de fazer algumas considerações, uma vez que o incendio esta em fase de consolidação/arrefecimento do perimetro.
Antes de mais referir que para quem não esta no Posto de Comando Operacional, ou quem nunca esteve, seguramente não sabera o stress que existe e a tensão quando é necessaria alguma opção mais "arriscada".
Em primeiro lugar, muito sinceramente não me parecem nada acertadas as criticas, nesta fase, dos Srs. Presidentes de Camara/Vereadores. Infelizmente a critica fácil e sem alternativa é o mais comum, mas devemos desvaloriza las.
Em segundo lugar referir que as declarações da Liga dos Bombeiros são totalmente despropositadas e devem ser desacreditadas.
Quanto a alguns comentarios que li aqui no forum, sobre a prevenção que não é feita e falta de meios aereos apropriados...não poderei concordar na totalidade!
Portugal é um País onde, por constrangimentos de ordem económica, tem que ser feitas permanentemente opções. Ao longo dos ultimos 15 anos assistimos a um desvio escandaloso de verbas da prevenção para o combate (leia-se meios aereos, terrestres, equipamentos...), portanto quando leio/ouço bombeiros dizerem que não ha prevenção...por favor, tenham um bocado de memoria e evitem esses comentarios despropositados! O nao passado foram desviados vários milhares do fundo florestal permanente para alugar helicopteros!!!!!
Uma outra questão é a falta de preparação do Dispositivo de combate a incendios florestais (DECIF) para combater este tipo de incendios! Pelo que li na fita detalhada no site da ANPC, perceberam logo que o incendio ia demorar...mas tambem me parece que quiseram "agarrar o touro pelos cornos"...e agarraram de facto com 1000 homens, mas foram na frente dele! Neste tipo de incendios deve-se assumir a partida que se vão perder 2000/3000 ha, para que se protejam 30000 ha...não só não fizeram isso, como acharam que poderiam fazer tudo ao mesmo tempo...e no final o saldo é o que é...a estrategia de conter o flanco que iria dar mais problemas a partir de amanha, foi tomada depois de arderem 20000 ha...
No final, como no inicio, disse que este tipo de incendios, ir a cabeça é suicidio...cansa o pessoal, colocam a vida em perigo, não tem efectividade esse combate e as partes do incendio que poderiam ser combatidas ficam a mercê de reacendimentos continuam a alimentar o incendio...

Boas, não li nada do ANPC, pois tenho mais que fazer e o meu trafego de net não me deixa....:lol:
Olha que não confundas prevenção a incendios, com verbas de ultima hora para acudir a desgraças descontroladas/maquinas de rastos/aviões/helis e afins, estes meios são usados porque não houve a referida prevenção (se houve €s para ela que duvido) para o incendio em si, pois se, como já disse atrás, se os €s da dita prevenção fosse gasta no Outono/Inverno/Primavera, para maquinas de rastos para cortes e estradas (terra batida) em locais estrategicos, limpezas/contolos da floresta, concerteza não chegavamos às fases desesperadas das maquinas de rastos/aviões/helis e muitas perdasque não se poderão calcular;)