Seguimento - Incêndios 2012

Edward

Cumulus
Registo
21 Jul 2012
Mensagens
101
Local
Torres Vedras
O incêndio na Catalunha está longe de ser dominado e o do Algarve até ficar completamente extinto pode demorar ainda mais algumas horas ou até dias!!
Impressionante a área ardida no incêndio do Algarve!!:shocking:
Algum dos foristas sabe se nos fatídicos anos de 2003 a 2005 algum incêndio atingiu uma área ardida tão vasta como esta e que envolvesse tantos meios?
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Parece tratar-se de uma reactivação mais violenta. O lugar é novamente de mato e sobreiros. Daqui pode chegar ao Aterro Sanitário da Algar na Cortelha.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
O incêndio na Catalunha está longe de ser dominado e o do Algarve até ficar completamente extinto pode demorar ainda mais algumas horas ou até dias!!
Impressionante a área ardida no incêndio do Algarve!!:shocking:
Algum dos foristas sabe se nos fatídicos anos de 2003 a 2005 algum incêndio atingiu uma área ardida tão vasta como esta e que envolvesse tantos meios?

O incêndio de Nisa, Portalegre em 2003 penso que foi um dos maiores de sempre em Portugal, consumiu qualquer coisa como 49000 hectares, mas não teve nem 1/4 dos meios disponibilizados para este incêndio de Tavira!
 

GoN_dC

Cumulus
Registo
8 Jan 2012
Mensagens
135
Local
Lagoa
O incêndio na Catalunha está longe de ser dominado e o do Algarve até ficar completamente extinto pode demorar ainda mais algumas horas ou até dias!!
Impressionante a área ardida no incêndio do Algarve!!:shocking:
Algum dos foristas sabe se nos fatídicos anos de 2003 a 2005 algum incêndio atingiu uma área ardida tão vasta como esta e que envolvesse tantos meios?

O de Monchique de 2003, se a minha memória não me falha, atingiu cerca de 40mil ha. Em termos de meios envolvidos não sei se terá tido a mesma resposta deste.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Às 14h35 era este o hotspot detectado por satélite

o9xQG.jpg



Na PI:

tS9FX.jpg




Madeira

UQlq4.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Há pouco era visível um pirocumulus a Norte de São brás...

Eu também vi, por volta das 16 horas e foi a essa hora que saiu os Bombeiros de Olhão para zona de Montes Novos e para a reactivação perto de Cachopo.

Segundo o site da ANPC estão neste momento 75 bombeiros apoiados por 8 meios aéreos.

Amanhã, entra leste um vento perigoso essencialmente para Monchique.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Quando digo que foram desviadas verbas da prevenção, não me refiro ás "contratações" de ultima hora...refiro-me muito mais a montante! O dinheiro que agora se gastou neste incendio é outra história! Não sou bombeiro, mas não sou estranho ao meio e reafirmo o que disse no meu ultimo post! Infelizmente o que "vende" são imagens de operacionais a combater chamas de 10 metros e depois a fugir! O que vende são operacionais a descer uma encosta para tentar combater o fogo la ao fundo e depois fogem pela encosta acima e quase la ficam! estas imagens, eu vi-as ontem, vejo-as hoje e verei amanha! Mas o povo Portugues acha que isto são actos heroicos, de grande bravura e o pouco dinheiro disponivel deve ser para isto! Isto são actos de suicidio e basta ver 1 minuto de imagens do combate em Tavira, para se identificarem 2 ou 3 violações graves dos protocolos de segurança (descer a encosta a combater o fogo por exemplo).Ha concelhos em que quase não arde nada e com grabdes manchas florestais...bom, se os ha, ha em reduzido numero e nesses casos são as camaras que retiram verbas de abastecimentos de agua, saneamento, etc etc para as canalizarem para aí! ha que fazer opções e as opções estao erradas ha 20 anos! as opções foram todas no sentido de comprar belos carros xpto, helicopteros que despejam mais agua com uma descarga do que choveu em Março...o que o País quer ouvir em Maio é que este ano ha mais meios que no ultimo...saber-se que ha mais 2 kamov deixa todo o sistema de defesa satisfeito...estão enganados! A catalunha esta um bom par de anos a nossa frente nesta materia...e olhem as noticias que chegam de la! Ca o caminho é ainda muito longo...e não é com afirmações (mais umas) do Sr. pres. da Liga dos Bombeiros (declarações de hoje) que vamos la...



Gostava de saber onde estão esses protocolos...já agora deixo-te uma citação do manual de combate a incêndios florestais relativamente ao combate ao fogo..que diz este diz espanhol o americano e o chinês.

6.3. Regras básicas de segurança Quanto à atitude na actuação, deve proceder-se como se indica: • Actuar sempre em função do comportamento do incêndio (observação e previsão). Entender o comportamento do incêndio emprever como evoluirá é fundamental para tomar as medidas desegurança adequadas a esse comportamento; • Combater o incêndio com agressividade, mas garantir em primeiro lugar a segurança. Esta deve estar sempre em primeiro lugar e tal não impede que se combata o incêndio eficazmente, antes pelo contrário, garante o sucesso das operações; • Quando se combate a cabeça do incêndio com veículos, para além do cumprimento rigoroso das instruções recebidas e de se estar alerta, devem cumprir-se os seguintes procedimentos - Ter muita atenção aos focos secundários que saltam e apagá-los; - Não vaguear pela zona verde na direcção de onde vem o incêndio; Combate na cabeça do incêndio com veículos – muito perigoso. • Se a disposição do terreno e/ou a vegetação tornam a deslocação difícil e morosa, devem cumprir-se os seguintes procedimentos - Verificar sempre onde se encontra o incêndio; - Saber sempre para onde vai; - Manter-se o mais perto possível da zona queimada; - Estar alerta a pedras que possam rolar em direcção aos bombeiros que se encontrem mais abaixo; Sempre que possivel combater um incêndio pela cabeça.


Quanto aos desvios de dinheiro dos Municipios isso é ridiculo porque muito desse dinheiro é de apoios comunitários e se fazem como dizes é porque não sabem gerir. E já que falas nos nossos amigos espanhóis que estão á nossa frente anos luz, convido-te ir a uma formação de combate a fogos florestais na escola nacional de bombeiros e depois vais a uma anos luz em Espanha e diz-me qual a diferença. Eu já estive nas duas...engraçado que os métodos são muito parecidos. É como te digo a minha memória não é curta e ainda não vai á muito tempo que os atrasados anos luz Portugueses estiveram na Galiza cerca de uma semana a combater incêndios a ouvir a população a dizer que se não fossemos nós ( os atrasados) ninguém lhes valia. Com isto apenas te digo que os Espanhóis têm um poder de combate superior ao nosso porque apostam bastante em meios aereos e depois ai sim apostam na prevenção...se desviam o dinheiro do combate para a prevenção mas se o fazem e se resulta então que o façam aqui. É muito bonito dizer que os outros são melhores do que nós..pergunta aos Chilenos que supostamente são dos melhores do mundo....e são no Chile e aos Americanos que são mas quando vieram dar formação a Portugal foram embora ao fim de uma semana porque o terreno era muito duro. Os Espanhói não são nem melhores nem piores, já trabalhei com bons e com maus mas os métodos são parecidos agora as chefias e comando ai sim funciona melhor.
 

AMBR

Cirrus
Registo
19 Jul 2012
Mensagens
13
Local
Cortegaça
Boa noite,
Caro Boneli desculpe me intrometer na conversa mas questiono de que ano é o manual de combate a incêndios florestais que refere?

Cumprimentos a todos,:thumbsup:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Os protocols que referia sao por ex o laces, ou as 18 situacoes a evitar. ..caro Bonelli, a sua escola eu sei qual. ..respeito a como a qualquer uma, mas nem por sombras seria a minha. ..é preciso evoluir e a enb parou no tempo, em minha opiniao! Ah! A escola espanhola que me referia é a do graf. ..certamente ja ouviu falar dela.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Alguém sabe alguma coisa mais de preferência actualizado, sobre estes focos de incêndio.
é que se não tratam dele esta noite amanhã o fogo é empurrado para oeste, e depois existe imensa coisa para arder naquela zona !!

Refiro-me aos fogos do Algarve obviamente !!

Desculpem os " !! " mas é tique meu .... loooll
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Alguém sabe alguma coisa mais de preferência actualizado, sobre estes focos de incêndio.
é que se não tratam dele esta noite amanhã o fogo é empurrado para oeste, e depois existe imensa coisa para arder naquela zona !!

Refiro-me aos fogos do Algarve obviamente !!

Desculpem os " !! " mas é tique meu .... loooll

O reacendimento em Montes Novos foi dominado às 20h45m e já nem aparece no site da ANPC. Amanhã, se existir algum reacendimento na zona oeste do incêndio pode ser um problema devido ao vento leste. A ver se não existe mais nada, já tivemos incêndio demais.
 

AMBR

Cirrus
Registo
19 Jul 2012
Mensagens
13
Local
Cortegaça
O reacendimento em Montes Novos foi dominado às 20h45m e já nem aparece no site da ANPC. Amanhã, se existir algum reacendimento na zona oeste do incêndio pode ser um problema devido ao vento leste. A ver se não existe mais nada, já tivemos incêndio demais.

:thumbsup:
Agora é necessário que o rescaldo e a vigilância pós rescaldo seja efectuada mais no lado oeste.

Esperemos que tomem essa decisão!

Cumprimentos