Seguimento - Incêndios 2012

Registo
4 Set 2012
Mensagens
8
Local
Coimbra
Estava a acabar de almoçar, venho cá fora e deparo-me com este cenário.

João

Viva,

isso é para que Zona?
Vi agora mesmo no site da protecção civil um incendio em Côja que parece estar complicado... Mas será já o que consegues ver daí?
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Estava a acabar de almoçar, venho cá fora e deparo-me com este cenário.

João

Viva,

isso é para que Zona?
Vi agora mesmo no site da protecção civil um incendio em Côja que parece estar complicado... Mas será já o que consegues ver daí?

Esse incêndio é o de Coja, Arganil, aqui vê-se imenso fumo, é perto daqui, os aviões anfíbio passam mesmo aqui por cima. Já esperava que do outro lado do incêndio o cenário fosse fantástico em relação aos pirocúmulos, pois daqui dá para perceber que eles existem, embora não se vejam quase nada porque o fumo vem nesta direcção.
 
Registo
4 Set 2012
Mensagens
8
Local
Coimbra
Esse incêndio é o de Coja, Arganil, aqui vê-se imenso fumo, é perto daqui, os aviões anfíbio passam mesmo aqui por cima. Já esperava que do outro lado do incêndio o cenário fosse fantástico em relação aos pirocúmulos, pois daqui dá para perceber que eles existem, embora não se vejam quase nada porque o fumo vem nesta direcção.

pois, pelo site da protecção civil, aquilo está MESMO mal...
8 meios aérios (4 médios e 4 pesados)
plano de emergencia activado
GRIF de LX e AVEIRO...

e tudo isto em 2 horas.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
ALV72, seria excelente ter mais fotos deste fumo-célula, pelo aspecto que tem daqui está cada vez maior.

Cheira-me que ainda vai chover aqui:D
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Fui agora ao cimo da Serra do S. Pedro ( EN 17 Poiares - Arganil ) e o cenário não era nada bom :surprise:.
Aqui ficam mais umas fotos.

João Alvarinhas

coja1.jpg


coja2.jpg


coja3.jpg


coja4.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A esta hora, só pode ser fogo posto.

Novos incêndios a nascer do nada a meio da noite, sim, são claramente fogo posto, intencional ou acidental.

Agora, reacendimentos de fogos anteriores à noite, ainda por cima com vento leste, epa, isso é o pão nosso de cada dia ...

Caso não saibas, o vento de leste tende a intensificar-se à noite, aí no Algarve não sentem isso pois obedecem a outras dinâmicas que certamente conheces melhor do que eu, nota-se mais nas regiões do norte e centro interior, com vento de leste dá-se a chamada brisa "terrestre" durante a madrugada, o processo inverso da brisa marítima no final da tarde que acelera a nortada no litoral em sinópticas de nortada e que deixa toda a gente nas praias do litoral furiosa.
Em sinópticas de corrente de leste dá-se o processo inverso durante a noite, a brisa terrestre a acelerar o vento de leste durante a madrugada, e isso desde sempre foi um paiol de pólvora nos incêndios pelo país em dias de vento de leste. Não é por mero acaso que a maior parte dos reacendimentos nestas circunstâncias se dão a meio da madrugada, a partir das 4 ou 5 da manhã...

Parece-me que muita gente continua sem perceber a influência das condições meteorológicas neste tipo de situações e tem necessidade de apontar a todo o custo o dedo a alguém. Manias...
Entretanto, há dois dias atrás pus aí um link para um estudo nos EUA que mostrava que até ao século XIX a floresta objecto do estudo em questão sobrevivia a arder a cada 5/10 anos em média... e por cada ano que impedimos que arda, maior serão os incêndios que estamos a gerar no futuro .... Infelizmente nesta como em muitas outras questões, reina a retórica fácil de circunstância. Não existe solução milagrosa para o nosso problema, despejem as fortunas que quiserem, seja em prevenção seja em combate, milhões ou biliões, não se resolve esta questão, o problema é muito mais profundo que isso, e curiosamente, poucas pessoas o discutem. Talvez porque leve muitas décadas a resolver tal problema, mesmo muitas, se calhar mais de um século a solucionar isto, e claro, isso a tão longo prazo não rende dinheiro nem votos a uns e outros.

A floresta pede sinceras desculpas por ter um crescimento lento que leva décadas e não consegue acompanhar o imediatismo retórico destes anos que vivemos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
ALV72 excelentes registos de pirocumulos, os mesmos são um bom indicador para a possibilidade de termos trovoadas dispersas a partir de amanhã.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Era disto que eu estava à espera:D Excelentes pirocumulos, os melhores que vi em de Portugal:surprise: Também tenho fotos do incêndio, mas não tão boas:D Excelente registo:thumbsup::thumbsup:

Daqui parece que o incêndio está para continuar, infelizmente. Os aviões anfíbio já não passam por aqui há cerca de uma hora, talvez estejam a trabalhar noutra zona do incêndio.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Boa tarde,
Esta situação, Arganil, parece me grave...digo isto pela zona que é (tem elevado potencial de destruição), pelo elevado numero de meios prontamente activados e principalmente pelas fotos que vi (seria interessante irem postanto fotos da coluna de fumo)! Parece me que este incendio é claramente topográfico e de combustivel (o vento ja não influencia neste caso)...tambem me parece que o povoamento que esta a arder é de eucalipto/pinheiro...isto é (e pode parecer um paradoxo mas não é), este incendio não vai ser apagado até uma de duas coisas acontecerem: ou muda o combustivel que esta a arder, ou a topografia é favorável...pergunto: a encosta a arder tem que exposição?
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Pirocumulos. Bom registo.
Reparei agora numa das fotos do incêndio de Tomar que existe um arco íris no fumo. Está aqui neste link: http://radio.cidadetomar.pt/noticia.php?id=13387
Nunca ouvi falar na existência de semelhante fenómeno. Será um reflexo na máquina fotográfica ou será mesmo possível haver um arco íris no fumo de um incêndio?:huh:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Reparem que estão no incendio de Arganil 9 meios aéreos e 300 operacionais!!!! Mas não é isto que o vai apagar...não é mesmo! deveriam ja ter sido activadas 2 equipas GAUF...este tipo de incendios é muito complicado de combater, muito mesmo e é daqueles que infelizmente pode matar...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Pirocumulos. Bom registo.
Reparei agora numa das fotos do incêndio de Tomar que existe um arco íris no fumo. Está aqui neste link: http://radio.cidadetomar.pt/noticia.php?id=13387
Nunca ouvi falar na existência de semelhante fenómeno. Será um reflexo na máquina fotográfica ou será mesmo possível haver um arco íris no fumo de um incêndio?:huh:

Provavelmente havia alguem a tentar apagar aquelas chamas com água, daí o efeito que se vê...
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Pirocumulos. Bom registo.
Reparei agora numa das fotos do incêndio de Tomar que existe um arco íris no fumo. Está aqui neste link: http://radio.cidadetomar.pt/noticia.php?id=13387
Nunca ouvi falar na existência de semelhante fenómeno. Será um reflexo na máquina fotográfica ou será mesmo possível haver um arco íris no fumo de um incêndio?:huh:

Pode ter sido tirada depois da descarga de um meio aéreo.
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Boa tarde,
Esta situação, Arganil, parece me grave...digo isto pela zona que é (tem elevado potencial de destruição), pelo elevado numero de meios prontamente activados e principalmente pelas fotos que vi (seria interessante irem postanto fotos da coluna de fumo)! Parece me que este incendio é claramente topográfico e de combustivel (o vento ja não influencia neste caso)...tambem me parece que o povoamento que esta a arder é de eucalipto/pinheiro...isto é (e pode parecer um paradoxo mas não é), este incendio não vai ser apagado até uma de duas coisas acontecerem: ou muda o combustivel que esta a arder, ou a topografia é favorável...pergunto: a encosta a arder tem que exposição?

O problema é que o Incêndio tinha várias frentes, e o vento enquanto estive a vêr mudou duas ou três vezes, visto na 2ª foto a frente do lado direito esteve quase apagada e de repente o vento deve ter mudado e ficou bastante pior, dando-me ideia que estava a começar a subir pela serra acima.
Vejam lá, que estando eu a uns valentes kms, conseguia por vezes vêr as chamas tal era a sua altura.

João
 
Registo
4 Set 2012
Mensagens
8
Local
Coimbra
O problema é que o Incêndio tinha várias frentes, e o vento enquanto estive a vêr mudou duas ou três vezes, visto na 2ª foto a frente do lado direito esteve quase apagada e de repente o vento deve ter mudado e ficou bastante pior, dando-me ideia que estava a começar a subir pela serra acima.
Vejam lá, que estando eu a uns valentes kms, conseguia por vezes vêr as chamas tal era a sua altura.

João

Boas,

conheço bastante bem a zona e é realmente dificil de controlar. é uma zona de povoamento misto eucalipto/pinheiro bravo com declives muito acentuados e a ultima limpeza foi feita em 2003 ou 2004 por outro incendio...

Pelas ultimas informações que tenho de lá, a situação está "menos má", o vento acalmou e uma das frentes foi controlada.
Uma das batalhas ganhas fim evitar a passagem do rio Alva para o concelho de Tábua que esteve eminente. Apesar disso, são cerca de 6 km de frente de fogo. para quem conhece a zona, será mais ou menos entre Côja e quase Arganil.

Neste momento, o fumo já chega á zona de Águeda onde estou...