Seguimento - Incêndios 2012

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
243
Local
Vila Nova de Poiares
Boas,

conheço bastante bem a zona e é realmente dificil de controlar. é uma zona de povoamento misto eucalipto/pinheiro bravo com declives muito acentuados e a ultima limpeza foi feita em 2003 ou 2004 por outro incendio...

Pelas ultimas informações que tenho de lá, a situação está "menos má", o vento acalmou e uma das frentes foi controlada.
Uma das batalhas ganhas fim evitar a passagem do rio Alva para o concelho de Tábua que esteve eminente. Apesar disso, são cerca de 6 km de frente de fogo. para quem conhece a zona, será mais ou menos entre Côja e quase Arganil.

Neste momento, o fumo já chega á zona de Águeda onde estou...

Se está menos mal ainda bem, mas ainda agora fui á varanda e a nuvem ainda é bastante grande.

João

coja5.jpg
 
Última edição:


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Reparem que estão no incendio de Arganil 9 meios aéreos e 300 operacionais!!!! Mas não é isto que o vai apagar...não é mesmo! deveriam ja ter sido activadas 2 equipas GAUF...este tipo de incendios é muito complicado de combater, muito mesmo e é daqueles que infelizmente pode matar...

Oh AJB desculpe-me lá mas...

Está no terreno? Sabe a evolução das frentes de fogo? Sabe que tipo específico de combustível está a arder neste momento? Sabe qual a distribuição de meios aplicáveis a este caso?

Já deviam ter sido activadas 2 equipas GAUF porque? E então porque não 3? Ou só 1?

É que, e permitam-me a minha opinião, isto de se estar numa bancada a opinar é muito fácil...
 
Registo
4 Set 2012
Mensagens
8
Local
Coimbra
Aparentemente, o incendio está a subir a encosta da serra e a ameaçar aldeias segundo a TSF...

"Bombeiro ferido em Arganil, população de Vale de Carro retirada
Publicado há 26 minsUm bombeiro ficou ferido no combate ao incêndio florestal de Arganil após a queda de uma árvore. Entretanto, a população de Vale de Carro já está a ser retirada das suas habitações."

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2756239
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Está a subir a serra do Açor do outro lado do rio mas em princípio o vento de leste já deve estar a desaparecer. As condições devem melhorar rapidamente.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Já sem a ajuda dos meios aéreos em Arganil a situação parece-me estar a querer descontrolar de novo. Já evoluiu para 3 frentes activas de novo!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Pelo histórico parece que estão a estudar a hipótese de usar contra-fogos ou pela extensão ou pela hipótese de evoluir para zonas inacessíveis da Serra do Açor.

21:00 Acionada uma Equipa do Grupo de Análise e Uso do Fogo
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Fogo incontrolável em Arganil já passou para o concelho de Tábua

O incêndio que lavra hoje no concelho de Arganil já se estendeu ao município de Tábua, apresentando um perímetro de fogo de 21 quilómetros, disse à agência Lusa o comandante distrital de operações de socorro de Coimbra.

António Ferreira Martins referiu que o fogo, que deflagrou ao início da tarde, está incontrolável, com três frentes activas, tendo consumido uma área superior a mil hectares.

O comandante adiantou que a grande prioridade dos bombeiros é proteger as habitações das aldeias ameaçadas pelas chamas.

Duas dessas aldeias, Vale do Carro e Esculca, foram evacuadas por precaução.

“Com os meios que temos, e que estão em trânsito, esperamos controlar o incêndio durante a noite”, afirmou.

O posto de comando situado na zona industrial de Coja está parcialmente cercado pelas chamas, mas, segundo António Ferreira Martins, não existe perigo, uma vez que os meios no local asseguram a sua protecção.

No combate às chamas estão 495 homens, apoiados por 140 viaturas.

Fonte: Publico

Notícia publicada às 22h11m
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Incêndio de Arganil com cinco frentes ativas, confirma comandante

O comandante distrital das Operações de Socorro de Coimbra diz que a prioridade no combate às chamas em Arganil é a proteção às habitações.

O comandante distrital das Operações de Socorro de Coimbra confirmou que o incêndio no concelho de Arganil tem cinco frentes ativas, mas não há populações em perigo.

De acordo com o coronel António Martins, a frente que está a causar maiores preocupações é que está virada para a freguesia de Côja.

«A prioridade dos veículos de combate a incêndios é a proteção às habitações nas povoações que estão afetadas pelo incêndio», adiantou este coronel.

Este responsável, que confirmou ainda que estão no terreno 495 bombeiros apoiados por 140 veículos, adiantou ainda que a evacuações das localidades de Vale de Carro e Esculca estão a decorrer com normalidade.

fonte: TSF
A situação está a ficar complicada.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Oh AJB desculpe-me lá mas...

Está no terreno? Sabe a evolução das frentes de fogo? Sabe que tipo específico de combustível está a arder neste momento? Sabe qual a distribuição de meios aplicáveis a este caso?

Já deviam ter sido activadas 2 equipas GAUF porque? E então porque não 3? Ou só 1?

É que, e permitam-me a minha opinião, isto de se estar numa bancada a opinar é muito fácil...

Não falava de cor Vitamos.
Conheço relativamente bem a zona, o tipo de combustivel que ardia, o potencial de destruição, a meteorologia...daí a sugestão de 2 equipas GAUF, e curiosamente foi isso que veio a acontecer! Naturalmente não estava lá, mas não escrevo sentado numa bancada, quando aqi escrevo tento perceber o que esta a acontecer e predizer o comportamento futuro do incendio...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Na minha modesta opinião, uma Equipa GAUF (ao contrario do que a maioria pensa) não deve ser accionada para ir para um incendio florestal fazer "só" contrafogos! As EGAUF são unidades que em primeiro lugar devem ser accionadas quando ha a possibilidade de um incendio se tornar num grande incendio (ha potencial de destruição elevado). Essas Equipas fazem em primeiro lugar (ou deveriam fazer) uma analise e só depois da analise ao incendio é que colocam ao comandante no local as táticas que melhor se empregam para deter ou impedir o avanço do incendio! Este é o procedimento correcto! O fogo de supressão (engloba os contrafogos e os fogos táticos) é apenas uma das "curas" da "doença", como são também o emprego de meios aereos, maquinas de rasto...etc!
1º-Avaliar
2º-Definir a estrategia
3º-Definir as tacticas, de acordo com a estrategia anterior
4º-verificar a "janela de actuação"