Seguimento - Incêndios 2012

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Isso é ser um pouco profeta da desgraça! Até pode nem haver nenhuma situação a realçar. Actualmente com o estado da vegetação e sob condições de baixa humidade e calor qualquer sítio é uma potencial ameaça, agora é preciso que exista ignição.
Por essa ordem de ideias este ano o Sul já tinha desaparecido do mapa devido a incêndios.
Aliado a estes episódios de calor e de seca extrema o factor "negligência humana" tem pesado e muito nestes cenários que temos vivido.
Há que pensar positivo;)

Profeta da Desgraça? Nada disso...não é por não querermos que as coisas aconteçam que a realidade muda...ela é o que é! O desafio que lançava no post anterior é tentarmos antecipar se vai haver ou não incendios florestais de registo(mais de 500 ha) e nesse caso qual a zona do país mais vulneravel...
Não concordo com o facto de o sul por esta ordem de ideias ja teria desaparecido. Temos que analisar em primeiro a meteorologia prevista (temperatura, vento, humidade relativa), o historico dos incendios e o uso do fogo (tradição) na região ou várias regiões! Repara que para o Algarve bastou uma ignição queimar mais de 25000 ha...no norte e Centro ha mais ignições para chegarmos a esse numero...
é muito interessante prever o comportamento da população, e do fogo, mediante a meteo, o historico, etc...e depois da ignição ocorrer "adivinhar" se sera um grande incendio florestal ou não...
pensem nisto;):thumbsup:
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Os fenómenos meteorológicos, são por natureza caóticos, não é possível prever com confiança 100% o que vai acontecer, em pouco tempo, o erro torna-se enorme.

A negligência humana e o crime também tem natureza caótica, assim como a cotação do mercado de acções.

O que podemos é medir as condições iniciais (humidade do ar, %água do solo), medir o risco associado às espécies vegetais que mais facilmente entram em combustão (resinosas como os pinheiros, ou até eucaliptos) assim como a carga combustível existente, cruzar com a temperatura prevista e o vento, e extrapolar o risco de incêndio.

Se nada fosse tido em conta e nos baseassemos apenas na meteorologia (temperatura, vento e %HR), realmente o interior alentejano e não só, estariam quase sempre a arder no verão. O que não acontece, nem de perto!

Sejamos realistas, o tipo e carga de combustível existente, associados à meteorologia, e ao crime/negligência humanas são fundamentais/essenciais. Mas nem todos estes factores são previsíveis, escapa-nos sempre a mão humana!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Nestas coisas prefiro não fazer apostas.. Para mim é quase como querer apostar em que cidade/ rua vai ocorrer o próximo assalto ou crime violento. Penso até, por vezes, que a comunicação social dá demasiada cobertura aos incêndios, para grande alegria e satisfação dos incendiarios.

Desculpem, mas é que a minha floresta é varrida pelo fogo, uma vez a cada 10anos, em média. Já há mais de 30 anos que ninguém tira rendimento da floresta, em especial desde que acabou o negócio da resina de pinheiro (sempre estava mais guardada e cuidada a nossa floresta).
 

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
Ainda não tive tempo para editar as fotos, mas por agora fica esta do incêndio de Coja ao fim da tarde...

img5975b.jpg
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Depois de tanto incêndio nos concelhos vizinhos, desta vez coube-nos a nós Poiares.
Parece que já está resolvido com a pronta actuação da corporação da Vila e com a ajuda dos Municipais da Lousã e dos Voluntários de Serpins.

João

incndiopoiares.jpg
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Pequenos incendios flagram aqui em Espinho, é visivel fumo a Este. A sirene dos bombeiros já tocou algumas vezes.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Mais daqui a bocado meto umas fotos da nuvem de fumo a Este, tiradas através da janela, para mostrar a veracidade da situação.

Os bombeiros de Espinho já estão a tratar da situação.
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,219
Local
Coimbra
Neste momento deflagra um incêndio no Avenal, perto de Condeixa, zona Sul de Coimbra:

avenal1.png


Foto tirada às 16h30, a partir de Antanhol, Coimbra:
avenal.jpg
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
daqui da minha casa na Moita vejo perfeitamente o fumos dos 2 incêndios do distrito de Lisboa e o da serra da Arrábida, este último do Vale da rasca parece-me já controlado! Isto é a manifestação contra a austeridade dos incêndiarios também... :unsure:
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,219
Local
Coimbra
Mais algumas fotos do incêndio no Avenal. Estas já foram tiradas de locais mais altos e com mais visibilidade:

img0356yq.jpg


32323766ue.jpg


35794263f.jpg


62395088.jpg


57882594.jpg


A situação continua complicada. Como podem ver nas imagens o incêndio deflagra dos dois lados da A1.
Andam dois aviões e pelo menos um helicóptero a fazer constantes descargas.
 
M

Membro excluído 274

Muito fumo também por aqui... Céu negro a sul... Creio ser do incêndio da Serra de Bornes que se voltou a activar! :(