Seguimento - Incêndios 2012



Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Em S. Brás de Alportel as chamas estão a chegar a um vale com muitas habitações e arvoredo, onde se situa o centro de medicina de reabilitação do Sul, que foi evacuado esta tarde por precaução.

Mudança da direcção do vento reactiva fogo na zona do Arimbo.

RTP Informação e TVI24.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
O fumo é tanto que nem vejo os clarões das chamas... sei que lá estão, e sei que estão mais perto, muitas cinzas no ar.

582203_4263752762423_976327688_n.jpg


182189_4263775122982_1418409030_n.jpg

(fotos da autoria de David Silva)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para o Algarve

Estes proximos 2 dias, pelo menos, continuarão com o mesmo padrão de vento.
NW a partir do fim da tarde e durante a noite, W/WSW nas horas centrais do dia.

Depois, a partir de 2f, teremos uma situação de vento calmo, com brisas fracas do qdt S especialmente nas horas centrais do dia e um aumento da humidade atmosférica absoluta.

As temperaturas subirão até Domingo, descendo as maximas depois a partir de 2f, especialmente na costa.

É portanto provavel que as condições se tornem mais favoraveis ao combate do fogo somente a partir de 2f.
 

Jotavebe

Cirrus
Registo
20 Jul 2012
Mensagens
2
Local
Faro
Em S. Brás de Alportel as chamas estão a chegar a um vale com muitas habitações e arvoredo, onde se situa o centro de medicina de reabilitação do Sul, que foi evacuado esta tarde por precaução.

Mudança da direcção do vento reactiva fogo na zona do Arimbo.

RTP Informação e TVI24.

Vim agora de S. Brás, zona dos Almargens. O espectáculo era dantesco. Fumo, cinzas a cair e a uns 1000 metros, na zona do Pico Alto/Tareja, chamas de cerca de 10 metros. O vento rodou para Norte e as chamas começaram a avançar em direcção à zona nascente de S. Brás. Entre as duas frentes (ambas a Norte e separadas por pouco mais que 600 metros) lá andavam os nossos heróis bombeiros. Esperemos que as chamas não cheguem mais para Sul. Obrigado Bombeiros Portugueses
 

Rain

Cirrus
Registo
9 Out 2010
Mensagens
91
Local
Braga
OFF_TOPIC:
Como sabem estive ausente deste Forum e de outros Foruns quase 2 meses, tendo enviado uma mensagem á moderação a comunicar o fim da minha participação, salientando contudo que nada tinha a ver com o Forum, e desde já agradeço a resposta do André, que foi uma resposta digna de um administrador, e também uma experiência de vida.
Confesso que apenas hoje li a mensagem dele, mas recordo da ultima frase dele
" sinto que será um até já, não um adeus definitivo ".
Pois bem e não vou dizer nada do que ele me disse dado que são assuntos só nossos, mas o que tenho a dizer é que por vezes o melhor que temos a fazer é fazer um retiro, pode ser uns tempos longe de casa, umas férias, umas actividades, uns desportos, e tentar no nosso sossego tentar encontrar-mo-nos a nós próprios, tentarmos percebermos as nossas virtudes, os nossos defeitos, resolver os nossos problemas profissionais, pessoais, familiares, o que quer que seja.
Existe uma coisa que preciso de dizer-vos, a nossa vida é demasiado curta para ser desperdiçada, e jamais coloquem em causa o seu término, quer seja por problemas amorosos, profissionais ou de saúde, o tempo cura quase tudo, e nada é eterno, pois o amor, o ódio, a alegria, a tristeza, a saúde e a doença fazem parte da vida, e as dificuldades que se vos deparam podem na maioria da vezes serem ultrapassadas, mas por pior que seja, ou que estejam nunca pensem no suicidio, porque por mais que pensem que ninguém gosta de voçês, existem certamente alguém que independemente de serem gordos ou magros, bonitos ou feios gostam de voçês, e essas pessoas são os vossos maiores amigos, pois estão sempre com voçês nos bons ou nos maus momentos.
O suicidio não é solução para nada, e mesmo que pensem que nada tem solução agarrem a vida com as duas mãos, sejam fortes que tudo se resolve, pois enquanto tivermos vida, temos esperança !!
Esta pausa deu-me para repensar a vida ... e resolvi escrever porque sei que existem membros que já passaram ou que irão passar pelo que eu passei, por isso escrevi isto por mim e por voçês.
Obrigado,

PS: Se os senhores moderadores entenderem apagar isto deste tópico apaguem, mas penso que em algum lado deste Forum, este post fará sentido :thumbsup:

Caro Aurélio, entendo muito bem as suas palavras...
Espero, esperamos (penso que o sentimento é unânime) poder continuar a contar com a sua presença neste Fórum!
Abraço e bem-vindo de volta à "Vida":thumbsup:
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Para dizer a verdade não sei em primeira mão, estou envolvido num fumo muitíssimo denso, não vejo nada a Norte...

Mas pelo que dizem no facebook não está bom

Falam-me em dezenas de focos e fagulhas em monte...
 

muddymind

Cirrus
Registo
21 Jul 2012
Mensagens
2
Local
S. Brás de Alportel
Acabei de vir de um ponto alto da zona de Soalheira e bem - a visão é qualquer coisa.

Aqui fica um mapa grosseiro da localização da frente de fogo que tirei +\- a olho a partir de lá (Para a zona do Bico Alto não dava para ver bem até onde ia devido ao fumo)

incendio2.png
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Em relação à questão da prevenção, devo dizer que sou a favor da contratação de guardas florestais e da reactivação de antigos postos de vigilância que foram abandonados há algumas décadas, ou da construção de postos de vigilância permanentes e de miradouros.

A mata de Monte Gordo tem um posto de vigilância abandonado sem guarda. No meio da mata foi aberto um lado com miradouro, foram ainda colocadas casas-ninho, isto há mais de dez anos. Os vândalos da zona trataram de destruir tudo, o miradouro foi destroçado, o lago ficou com electrodomésticos, as casas-ninho foram destruídas, e ainda havia práticas de caça a passeriformes.

A zona do Caldeirão onde começou o incêndio é desabitada, sem vigilância, se houvesse um bom miradouro com guarda provavelmente o fumo teria sido detectado mais facilmente, para além disso fazem falta guardas naquela zona para controlar os exageros cometidos pelos caçadores e o tráfico de droga que ocorre por lá, segundo alguns boatos.

Quantos guardas seriam necessários em Portugal para as matas nacionais e para as zonas mais isoladas? Uns milhares. Mas num país que emprega dezenas de milhares de inúteis em fundações, institutos ou empresas municipais...
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
O problema no caldeirão são os vales e montes íngremes com terreno de xisto... é impossível caminhar ou levar veículos para muitos sítios.

Para não falar do mato cerrado na maior parte da serra