Seguimento - Incêndios 2013

Eish, agora é que me apercebi, a coluna que estou a ver não é de Aguiar da Beira / Satão, mas sim mais perto, acho que é aqui em Penalva...

Sim, parece que se está a iniciar qualquer coisa para essas bandas de Penalva, pelos menos parece ser mais próximo que o de ontem.

[ame="http://videos.sapo.pt/LK3UrywJJ7p2ZGMDCMa6"]Mais de 700 incêndios florestais nos últimos três dias - SAPO Vídeos[/ame]

O número de incêndios florestais disparou para mais de 700 nos últimos três dias. Domingo foi o dia com mais fogos este ano, tendo registado um total de 269. O incêndio que começou no concelho de Sátão e progrediu até Aguiar da Beira, fez 6 feridos graves. Eram pessoas que ajudavam os bombeiros no combate às chamas. Elas permanecem internadas com queimaduras de 2.º e 3.º graus.

[ame="http://videos.sapo.pt/vPz0FKVTA3bfOcsA7rTT"]Bombeiros reclamam medidas de prevenção e alertam para a limpeza das matas - SAPO Vídeos[/ame]

Populares e bombeiros alertam para os perigos provocados pela falta limpeza nas matas e florestas. Em Portugal não é difícil encontrar matas transformadas em lixeiras e casas rodeadas por árvores.

Mais um dia, mais um grande incêndio por estas zonas, este alimentado por diversas vezes com vento forte, limpou centenas de hectares e continua a limpar, é visível ao longe um forte clarão, o maior incêndio que vi até hoje, já deve quase a andar em três concelhos ao mesmo tempo, quando me vim embora, estava a chegar onde tinha começado o incêndio de ontem, a distância entre as duas pontas de incêndios é de mais de 30 km.

Hoje não reparei em nenhuma circunstância grave, só um carro de bombeiros que teve de deixar para trás as mangueiras e algumas casas que foram ameaçadas pelas chamas, mas que penso terem sido salvas...

Reparei, foi em algumas raposas a fugirem e diversos coelhos, assim como muitos insectos, infelizmente a natureza paga...
daks.png

1h0v.jpg

dyad.jpg

n7t0.jpg

6uxi.jpg

Populares e bombeiros alertam para os perigos provocados pela falta limpeza nas matas e florestas. Em Portugal não é difícil encontrar matas transformadas em lixeiras e casas rodeadas por árvores.

E o estado em que se encontra toda a zona do pinhal litoral, após o temporal de janeiro passado? É só árvores caidas, com as copas no chão e completamente secas. Estamos a falar de km e km de extensão com pinhais neste estado. Se calhar a que algum fogo pegue numa dessas zonas e vai ser um pandemónio, porque aquilo parece rastilho...

E o estado em que se encontra toda a zona do pinhal litoral, após o temporal de janeiro passado? É só árvores caidas, com as copas no chão e completamente secas. Estamos a falar de km e km de extensão com pinhais neste estado. Se calhar a que algum fogo pegue numa dessas zonas e vai ser um pandemónio, porque aquilo parece rastilho...

E mal vocês imaginam as toneladas de Pinho para Pellets e Serração que já saíram dessas Matas ( sei isso porque trabalho no sector das madeiras ), se não fosse isso ainda estariam bem piores. O Estado nas Matas Nacionais é que se calhar demora muito a adjudicar o resto das limpezas.

João

E mal vocês imaginam as toneladas de Pinho para Pellets e Serração que já saíram dessas Matas ( sei isso porque trabalho no sector das madeiras ), se não fosse isso ainda estariam bem piores. O Estado nas Matas Nacionais é que se calhar demora muito a adjudicar o resto das limpezas.

João

Não sei como funciona, mas no caso de pinhais particulares (na zona entre Guia e Pombal há muitos), os donos supostamente não seriam obrigados a limpar a zona? Pertinho de minha casa há um eucaliptal todo ele por terra. As árvores estão todas umas em cima das outras, tudo seco... É um bocado preocupante, quando chega este tempo tão quente!

Não sei como funciona, mas no caso de pinhais particulares (na zona entre Guia e Pombal há muitos), os donos supostamente não seriam obrigados a limpar a zona? Pertinho de minha casa há um eucaliptal todo ele por terra. As árvores estão todas umas em cima das outras, tudo seco... É um bocado preocupante, quando chega este tempo tão quente!

Realmente é esquisito, ainda mais quando as fábricas de pasta da Figueira estiveram a dar um subsidio de transporte para o eucalipto de 5 € em Maio e Junho aí dessa zona, era de ter aproveitado e ter feito o corte.

João

hum, isto hoje já estou a ver que vai ser demais, o incêndio de ontem continua com força e para agravar a situação começou um outro para aí a uns 10 km e já está com grande força também...

Está com um aspecto assustador para esses lados, nem se distingue bem o foco do incêndio porque só se vê uma mancha avermelhada de fumo.
Mesmo aqui em Viseu já se nota bem o fumo no ar.

16 horas : Começam a cair cinzas na cidade de Viseu, oriundas dos incêndio de Sátão/Penalva