Seguimento - Incêndios 2013

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Pequeno incêndio perto da vila de São brás de Alportel esta tarde.

534031_10201236087615652_1012708027_n.jpg
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Hoje em pleno Parque Natural do Alvão, junto a aldeia de Lamas de Olo, distrito de Vila Real.

DSC01535_zps1bddad60.jpg


DSC01496_zpsc784390d.jpg


DSC01486_zps252f8990.jpg


DSC01473_zps11c5b964.jpg

Sei que esta não é a melhor altura para se falar em questões de segurança nos Bombeiros...mas estas imagens são bem elucidativas dos erros ENORMES que se cometem...o fogo dirige se para "cá", vem com vento e decliv e favorável...e reparem onde é que se posicionam meia duzia de veiculos...em cheio na chamada "zona do homem morto"...assim, é facil haver acidentes! o caminho ainda é muito longo nestas materias de combate aos incendio florestais e analise ao comportamento do fogo...neste caso, caso houvesse algum acidente, a justificação seria certamente a mesma de sempre..."mudança repentina na direcção do vento"...nada de mair errado...enfim...
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Sei que esta não é a melhor altura para se falar em questões de segurança nos Bombeiros...mas estas imagens são bem elucidativas dos erros ENORMES que se cometem...o fogo dirige se para "cá", vem com vento e decliv e favorável...e reparem onde é que se posicionam meia duzia de veiculos...em cheio na chamada "zona do homem morto"...assim, é facil haver acidentes! o caminho ainda é muito longo nestas materias de combate aos incendio florestais e analise ao comportamento do fogo...neste caso, caso houvesse algum acidente, a justificação seria certamente a mesma de sempre..."mudança repentina na direcção do vento"...nada de mair errado...enfim...

Estás te a basear nas fotos ou estavas lá para sentir o vento e ver o declive????
E as chamas estão onde???? Só vejo fumo branco que é sinal de alguma coisa...digo eu que sou bombeiro á 15 anos. Cometem-se muitos erros no combate a incêndios mas estas fotos não mostram na minha opinião aquilo que estas a querer dizer AJB.
Não me pronuncio quanto ao declive de um terreno que só consegues ter uma perspetival...vegetação ali, mais rasteira do que aquilo só se for penedos. A foto foi tirada de tão longe, que mesmo assim consegues ver os pneus dos camiões, o que prova que ali o mato é bem rasteiro e quanto á concentração de viaturas que pelo que parece estão numa área em que o incendio está extinto. É mesmo isso uma zona de concentração de viaturas que possivelmente não estão a atuar...não sei digo pelo que as imagens parecem mostrar. Mas pelo que estas a dizer com tanta convicção, devias ter lá estado para tamanhas afirmações!!!
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Sei que esta não é a melhor altura para se falar em questões de segurança nos Bombeiros...mas estas imagens são bem elucidativas dos erros ENORMES que se cometem...o fogo dirige se para "cá", vem com vento e decliv e favorável...e reparem onde é que se posicionam meia duzia de veiculos...em cheio na chamada "zona do homem morto"...assim, é facil haver acidentes! o caminho ainda é muito longo nestas materias de combate aos incendio florestais e analise ao comportamento do fogo...neste caso, caso houvesse algum acidente, a justificação seria certamente a mesma de sempre..."mudança repentina na direcção do vento"...nada de mair errado...enfim...

Pelo contrário caro colega, esta coluna de viaturas dirigia-se para uma das 3 frentes que este incêndio teve, e bem visível que o vento tava na sua direção, mas a verdade e que as 3 frentes se dirigiam em sentido contrário, e não na direção da respetiva coluna de viaturas.
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Para os que não sabem a melhor forma de combater um incendio é quando ele lavra a descer, pois combater um incendio a subir é a morte do artista, quando um incendio sobe por exemplo numa encosta as chamas secam a materia prima, tiram-lhe o oxigénio ficando a matéria muito facil de arder, tambem nunca se deve de estar no cimo de um monte pois a situaçao é igual a situaçao atras referida, existe uma forma de combater essa situaçao que é fazer uma linha de contençao e posicionar os meios com uma distancia minima de 100m para segurança dos bombeiros

Cumprimentos
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Muitas vezes os acessos não são os melhores, isto é um campo de escolhos de granito em zona de montanha, portanto de vegetação rasteira.

São 7 carros de bombeiros, não vão ser apanhados todos ao mesmo tempo. O que temos visto é gente, grupos pequenos de bombeiros apanhados pelo fogo em zonas arborizadas.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Estás te a basear nas fotos ou estavas lá para sentir o vento e ver o declive????
E as chamas estão onde???? Só vejo fumo branco que é sinal de alguma coisa...digo eu que sou bombeiro á 15 anos. Cometem-se muitos erros no combate a incêndios mas estas fotos não mostram na minha opinião aquilo que estas a querer dizer AJB.
Não me pronuncio quanto ao declive de um terreno que só consegues ter uma perspetival...vegetação ali, mais rasteira do que aquilo só se for penedos. A foto foi tirada de tão longe, que mesmo assim consegues ver os pneus dos camiões, o que prova que ali o mato é bem rasteiro e quanto á concentração de viaturas que pelo que parece estão numa área em que o incendio está extinto. É mesmo isso uma zona de concentração de viaturas que possivelmente não estão a atuar...não sei digo pelo que as imagens parecem mostrar. Mas pelo que estas a dizer com tanta convicção, devias ter lá estado para tamanhas afirmações!!!


Há já muito tempo que o user em questão faz comentários destes baseados em fotos partindo sempre de vários pressupostos: (basta consultar).

1 - Os fogos são todos de vento
2 - OS fogos estão a ser mal combatidos
3 - O fogo X ou Y vai dar muito trabalho e vai ser uma dor de cabeça aos bombeiros.

Quando se sabe bastante de teoria ( e o AJB até parece que sabe bastante) opina-se facilmente. Agora quando todas as fotos mostram sempre aquilo que se parece querer ver e se diz sempre a mesma coisa baseado sempre na mesma coisa, às vezes para ser desmentido 5 minutos depois já é outra coisa que não consigo explicar.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Bom dia!

Na minha modesta opinião e não percebo nada disto, cai-se no erro de estar a criticar se a estratégia de combate é a melhor ou não, se os meios estão bem ou mal posicionados e todos sabemos que nem sempre estão bem posicionados e todos sabemos que as vezes existem erros de comando mas ninguém fala em prevenção, ninguém fala que deveria haver um ordenamento florestal bem planeado e estruturado, ninguém fala que devia de haver uma obrigação de se fazer a limpeza das florestas e a manutenção de caminhos florestais, ninguém fala das pessoas que estão a frente dos gabinetes municipais de Protecção Civil ( aqueles que existem), ninguém fala de outras coisa mais graves que se passam.... Fala-se sim e centralizam-se sim apenas no combate que na minha maneira de ver as coisas e posso ser criticado por isso mas comparo o combate aos incêndios em Portugal com um qualquer cenário de guerra dos tempos "antigos" onde existiam os soldados que se rotulavam de soldados de "carne para canhão" , é o que os bombeiros são neste momento, carne para canhão, e como prova disso estão as sucessivas mortes quem se têm registado. Enquanto não houver uma estrutura bem gerida e eficaz na prevenção, enquanto não existir uma estrutura eficaz no combate vai ser sempre assim, pessoas que dão a vida a numa luta desigual contra um elemento muito mais forte.... Neste momento vejo todo o sistema de Protecção Civil como uma orquestra desafinada. Desculpem o desabafo!
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Estás te a basear nas fotos ou estavas lá para sentir o vento e ver o declive????
E as chamas estão onde???? Só vejo fumo branco que é sinal de alguma coisa...digo eu que sou bombeiro á 15 anos. Cometem-se muitos erros no combate a incêndios mas estas fotos não mostram na minha opinião aquilo que estas a querer dizer AJB.
Não me pronuncio quanto ao declive de um terreno que só consegues ter uma perspetival...vegetação ali, mais rasteira do que aquilo só se for penedos. A foto foi tirada de tão longe, que mesmo assim consegues ver os pneus dos camiões, o que prova que ali o mato é bem rasteiro e quanto á concentração de viaturas que pelo que parece estão numa área em que o incendio está extinto. É mesmo isso uma zona de concentração de viaturas que possivelmente não estão a atuar...não sei digo pelo que as imagens parecem mostrar. Mas pelo que estas a dizer com tanta convicção, devias ter lá estado para tamanhas afirmações!!!
Não sou Bombeiro nem nunca tentei entrar nos Bombeiros. Respeito vos muito, mas NINGUEM esta acima da critica! Sabes que ao longo dos anos, e sabe lo muito bem, as justificações para os muitos acidentes (infelizmente) que ocorreramsão sistematicamente as mesmas, mudança no vento e isso é apenas para quem não sabe nada disto consumir! Acreditas mesmo nessa sistematica justificação??? Não creio! Tenho amigos Bombeiros e que me confirmam isto, acredita! Naturalmente ha Bombeiros muito bons a combater incêndios florestais, ha, mas sinceramente acho que o Vosso "forte" é a defesa perimetral de infraestruturas, Voçês são realmente BONS nisso...no combate ao incêndio florestal propriamente dito, desculpa que te diga, mas não tenho a mesma opinião! E digo isto sem maldade, com toda a sinceridade e com a vontade de quem tenta inverter isso (em pequena escala claro)...
Quanto ás fotos que comento, não concordo contigo com o fumo branco...por si só é claramente insuficiente para uma correcta avaliação e predição do comportamento do fogo!
Repara que a esta hora o tal incendio das fotos ainda anda activo!
Por fim, quanto a altura da vegetação...aquilo é carqueja...é pá, para arder é do pior! Sabes quantos dias sem chuva são necessarios para arder no inverno? somente um...ate com neve arde, basta a HR estar a 50%...
se és Bombeiro, um dia combinamos uma ida ao Marão, no próximo Inverno...acho que aprenderemos os dois:thumbsup:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Pelo contrário caro colega, esta coluna de viaturas dirigia-se para uma das 3 frentes que este incêndio teve, e bem visível que o vento tava na sua direção, mas a verdade e que as 3 frentes se dirigiam em sentido contrário, e não na direção da respetiva coluna de viaturas.

ainda dura o incendio...se puderes tira amanha umas fotos do mesmo local que tiraste estas;)
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Muitas vezes os acessos não são os melhores, isto é um campo de escolhos de granito em zona de montanha, portanto de vegetação rasteira.

São 7 carros de bombeiros, não vão ser apanhados todos ao mesmo tempo. O que temos visto é gente, grupos pequenos de bombeiros apanhados pelo fogo em zonas arborizadas.

Em Penacova foram apanhados 3 ao mesmo tempo, 3 carros claro, por isso...:huh:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Há já muito tempo que o user em questão faz comentários destes baseados em fotos partindo sempre de vários pressupostos: (basta consultar).

1 - Os fogos são todos de vento
2 - OS fogos estão a ser mal combatidos
3 - O fogo X ou Y vai dar muito trabalho e vai ser uma dor de cabeça aos bombeiros.

Quando se sabe bastante de teoria ( e o AJB até parece que sabe bastante) opina-se facilmente. Agora quando todas as fotos mostram sempre aquilo que se parece querer ver e se diz sempre a mesma coisa baseado sempre na mesma coisa, às vezes para ser desmentido 5 minutos depois já é outra coisa que não consigo explicar.

Acredita que comentar fotos é muito mais dificil e propicio ao erro do que in loco...é um risco que assumo...
Mas apraz me saber que pesquisaste os meus comentarios neste seguimento:)
com todo o respeito deixa me dizer te que não afirmei este incendio ser de vento...este era/é topográfico...
de vento foram, este ano, realmente varios...o de Alfandega, o de Miranda (onde morreu um Bombeiro), os de Satão, Sines e trancoso, o do Crato...desculpa se me falha algum...sugiro que consultes imagens de satelite e pesquises estas onas...vais ver o formato das áreas ardidas...depois compara com ncendios na zona de Boticas por exemplo...perceberás o que quero dizer;)
quanto a serem bem ou mal combatido..é a minha opinião fundamentada em analises que posto...se me provarem que estou errado dou a maõ a palmatoria por muito que me custe!
No n3 referes que digo que este flanco ou aquele é que vai dar mais rabalho! Se me permites uma outra sugestão...vê o meu comentario ao incendio do Crato...vê a posição geografica de onde é tirada a foto e vê no satelite o perimetro do incendio...depois diz me o que achas, a serio:thumbsup:
por fim, concordo contigo no engano que as fotos induzem e discordo do facto de eu perceber de teoria disto...apenas gosto...
como ha neste forum gente com comentarios e previsões meteo fantasticas (tu és um deles), foram tais comentarios que me fizeram aderir ao forum em 2009, tambem eu procuro dar um contributo neste seguimento mais cientifico e menos emocional! Fazes o mesmo em outros seguimentos...:thumbsup:
Na minha disponibilidade vou tentar continuar na mesma "linha"...uma coisa é certa...respeito-Vos, concorde ou não, por issoacredito que o contrario tambem acontece!;) Estou a espera dos teus contrapontos:)
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
para terminar...custa me que não se digam algumas verdades, quando muitas vezes essa verdade esta a nossa frente e apenas não a queremos ver...
em Miranda, a mudança do vento que determinou a entrada do incendio em Espanha era previsivel...nos postos de comando, a excepção das equipas GAUF (o chefe de equipa, não os dois canarinhos que tambem ´lá vão),não ha quem leia as previsões que o ipma envia...e depois vem o sr. Jaime Marta Soares mandar bacoradas depois de arderem 4 carros numa tarde...sabem que os carros entraram a meia encosta com fogo ascendente...isto não é um suicidio?!temos que nos deixar de actos heroicos, pois os cemiterios estão cheios deles...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Para os que não sabem a melhor forma de combater um incendio é quando ele lavra a descer, pois combater um incendio a subir é a morte do artista, quando um incendio sobe por exemplo numa encosta as chamas secam a materia prima, tiram-lhe o oxigénio ficando a matéria muito facil de arder, tambem nunca se deve de estar no cimo de um monte pois a situaçao é igual a situaçao atras referida, existe uma forma de combater essa situaçao que é fazer uma linha de contençao e posicionar os meios com uma distancia minima de 100m para segurança dos bombeiros

Cumprimentos

ja vi incendios a descer mais rapido do que a subir...olha o incendio de Tavira o ano passado efeito de fohen...é preciso extremamente cuidado com incendios a descer porque repara...se descem, o vento é contrario ao declive...mas e se o vento abranda, eles sobem certo...muitos acidentes se dão nestes casos, muitos mesmo;)