Seguimento - Incêndios 2013

Incêndio na freguesia de Lordosa, concelho de Viseu, perto do sitio onde o ano passado se iniciou um incêndio de grandes dimensões que dizimou a floresta (estatal) de 6 freguesias.

Acho que ainda não houve um dia deste Agosto sem um incêndio do distrito de Viseu na página da protecção civil.
 
Bom, a situação está ainda complicada no Guardão, o fogo está agora na vertente barlavento da serra do Caramulo , o helicóptero Kamov foi-se embora:angry:, e o fogo continua a alastrar nas duas vertentes. Creio que os reacendimentos do incêndio de Silvares foram dominados, pela quase inexistência de fumo. Nunca mais acaba este inferno:sad:

Estado da frente da vertente Sotavento:





 
Imagem do satélite Aqua às 15h15

or9PZ9g.jpg



Estado da frente da vertente Sotavento:

Sabes se alguma dessas frentes progride para sul, por exemplo Tourigo ?
 
Incêndios: Jovem na cadeia
Marido traído lança dez fogos


Incendiário ateou 10 fogos por ciúmes.

Fonte: CM

Este foi traído, a floresta e os bombeiros é que paga.

Ontem, deu um interessante debate às 23 horas na SIC Notícias, sugiro a quem poder ver que veja.
 
Imagem do satélite Aqua às 15h15

or9PZ9g.jpg





Sabes se alguma dessas frentes progride para sul, por exemplo Tourigo ?

Penso que nunca vai chegar a Tourigo, uma vez que esta localidade se situa no sopé da serra, e o fogo é no cimo da serra. A frente da vertente sotavento (a vertente que eu fotografei) está a alastrar para a esquerda, fruto do vento de norte.
 
Curiosamente a "selvajaria" e' o ouço dizer muitas mas mesmo muitas pessoas quando se fala em punição para incendiários. E não e' de agora ....

Sim, todos nós ouvimos, lemos e às vezes até nós próprios desabafamos as mesmas coisas, era queimar os gajos e tal, para servir de exemplo. A questão aqui é o estado de direito, e aquilo que nos distingue de selvagens. Toda a gente merece um julgamento justo, às vezes as pessoas revoltam-se por decisões de juízes, mas nesta questão dos incêndios nenhum juiz consegue condenar ninguém sem provas concretas ou testemunhos convincentes, o que nem sempre é possível nestes casos em que basta o maluco sozinho acender um isqueiro num local isolado. Ou há flagrante delito, com testemunhas credíveis, ou outras prova consistentes, se não houver, nenhum juiz pode condenar, por muito forte que sejam as suspeitas, mesmo que o suspeito saía a rir do tribunal, é assim que as coisas são, e devem ser.

Já penso de forma diferente quando há provas evidentes de dolo, e o juiz é meigo e por ausência de antecedentes criminais, olha para os coitadinhos, e manda os tipos para casa com pena suspensa porque nunca tiveram qualquer problema criminal anterior. Isso é que eu acho inadmissível. E acontece muitas vezes por cá, não só nisto dos incêndios, como nos crimes da estrada, pequenos roubos e muito mais coisas.
 
Continua um cenário muito negro na Serra do Caramulo. A frente de incêndio da vertente sotavento, está agora a ganhar força no flanco direito, o qual está a descer a encosta. Não sei de nada relativamente à frente da vertente barlavento, contudo parece ser uma frente maior que a da vertente sotavento, pelo tamanho do clarão do incêndio. Como se não bastasse, mais uma vez o mato de Silvares está arder, com pequenos focos de incêndio.

Situação do incêndio da vertente sotavento (Guardão):








É muito triste ver a serra desta forma, e continuar a haver pessoas impunes.:( :sad:
 
O triste espectáculo prossegue...

Este é o panorama ao amanhecer visto da serra da Falperra que divide Braga de Guimarães.

A montanha a fundo é a da Penha - Gmr.

A gigantesca nuvem de fumo que se eleva por trás são dos incêndios do distrito do Porto, mais especificamente, Gondomar, Penafiel, Amarante, Baião, Trofa, Póvoa de Varzim...

As fotografias não fazem justiça ao cenário. O forte vento que se fez sentir esta noite, de Este para Oeste, está bem reflectido no sentido do fumo.

IMAG0246.jpg


Visto de satélite:

ng2732305.jpg
 
O Sol em Coimbra é laranja, e o vento agora acalmou, mas até ás 7.30 parecia o demónio :eek:
Por volta das 8.45 passaram em formação 2 Canadairs para ajudar no Incêndio do Caramulo.
João