Seguimento - Incêndios 2013

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mr. Neves, ao longo do dia tens visto alguma evolução positiva nas colunas de fumo que avistas (cor, intensidade, etc) ?

Para a próxima madrugada mantêm-se o mesmo padrão, pouca humidade, vento de leste, embora um pouco menos intenso.

Hoje vs amanhã


850hpa

wRBTb0r.gif


Rajadas

Rg2ABVS.gif
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Vince, a última vez que eu vi os três focos de incêndio, ambos tinham fumo muito negro, à exceção do foco do Guardão perto das povoações, esse tinha fumo cinzento, e acho que estava a enfraquecer. Contudo de momento não consigo ver nenhum foco o vale aqui da zona está repleto de fumo, e fonas, e o cheiro a queimado é terrível. Diria que o fumo é empurrado aqui para o vale, devido a vento de Oeste.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince, a última vez que eu vi os três focos de incêndio, ambos tinham fumo muito negro, à exceção do foco do Guardão perto das povoações, esse tinha fumo cinzento, e acho que estava a enfraquecer. Contudo de momento não consigo ver nenhum foco o vale aqui da zona está repleto de fumo, e fonas, e o cheiro a queimado é terrível. Diria que o fumo é empurrado aqui para o vale, devido a vento de Oeste.

Obrigado.


Imagem do Aqua hoje às 14h20

ixP7Qvo.jpg
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Vince

Em relação á questão que colocou ao MR. Neves, pelo meu ponto de vista ("debaixo" do fumo),posso dizer que tem sido quase sempre igual, há alturas em que se nota mais negro, mas a intensidade tem sido semelhante ao longo do dia. Apenas não avisto fumo a Oeste (onde se vê céu azul), o restante horizonte é só fumo (parece aquele tempo de Inverno em que vai chover)...

Ainda há pouco ouvi na rua "ai que bom , vem lá chuva" puro engano é fumo.....

O Sol está laranja...:(
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Eu acho que isto dos incêndios é também um negócio! Porque motivo o governo prefere pagar a pilotos particulares, ou empresas e não colocar os meios aéreos de combate a incêndios florestais na força aérea? Para que serve a força aérea então? Para a despesa do estado e dos portugueses? Estas empresas ou pilotos, ganham muito dinheiro nestes incêndios, e digo mais, certas vezes com o propósito do dinheiro são os próprios helicópteros e aviões a atear os fogos, conheço pessoas que já testemunharam isso e até encontraram o material de combustão no meio das suas propriedades agrícolas. :mad:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Estou neste momento completamente esbabacado a ver as imagens da noite de ontem no Caramulo, e sinto-me desolado. Que está o páis à espera que entrar em estado de emergência? E não me digam que é um exagero.

Chamam exagero a 5 mortos em combate quando as Forças Armadas estão paradas? Quando se pagam a privados, alimentando este meganegócio? Quando só nas últimas 24horas foram evacuadas 9 aldeias, está toda uma serra em risco, o fumo cobre mais de metado do Litoral Oeste, há fogos a consumir o Alvão, a chegar ás portas de Viseu, etc... Mas que estão à espera?

Fd*, estou farto disto, FARTO! É isto que deveria mover o povo à rua, exigir a participação total do exército, mais prevenção, mais ajuda estrangeira se necessário, quero lá saber, mas acabem com este inferno! Matem os incendiários, se preciso, mas que pare duma vez por todas este martírio, este massacre. Não me venham com a conversa do jusgamento justo, pois onde está a justiça de morrem a combater o que outros por negócio, prazer ou estupidez fizeram, ehn? Digam-me!

Quem andar em Viseu nas ruas, ao passarem os carros na estrada, levanta cinzas até à cara, caem faúlhas como se fosse um nevão, e o incêndio está a 15km do centro da cidade! 15! Sabem o que isso é? São 100mil pessoas em risco!
 

invent

Cumulus
Registo
2 Dez 2012
Mensagens
243
Local
Viseu - Penalva do Castelo (450m)
Xii, agora o incêndio do Sátão está demais, a frente está enorme e estão a sair autênticas colunas de fumo negro, se de noite aumenta a intensidade do vento como na noite passada, este incêndio vai-se tornar num inferno...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Esta tarde já foi accionado um Grupo de Reforço do Algarve para o incêndio do Caramulo. Impressionante, o número de incêndios no centro e norte do país. :(
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,666
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Xii, agora o incêndio do Sátão está demais, a frente está enorme e estão a sair autênticas colunas de fumo negro, se de noite aumenta a intensidade do vento como na noite passada, este incêndio vai-se tornar num inferno...

Está a ficar assustador de facto :surprise:

1000 bombeiros só no distrito de Viseu
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Já se vai vendo a serra de novo. Os focos de incêndio continuam a lavrar e com fumo muito negro, que impede a visibilidade das chamas e da progressão das frentes.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Onde posso encontrar as imagens do satélite Aqua? Ando à procura na nasa e não encontro. Obrigado pela atenção