Seguimento - Incêndios 2013

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,220
Local
Coimbra
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra ativa plano de contingência

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra ativou esta quinta-feira o plano de contingência destinado a dar resposta às ocorrências resultantes dos incêndios florestais.

Em comunicado, o CHUC diz que disponibiliza, de imediato, seis camas de grandes queimados (na unidade de queimados), cinco camas para queimados e/ou cuidados intensivos na unidade de internamento de curta duração (área de serviço de urgência) e uma área para doentes de foro respiratório ou outros problemas médicos.

"O CHUC poderá ainda disponibilizar mais três camas de grandes queimados e cinco camas de Cuidados Intensivos. Por outro lado, o Bloco Operatório Central do CHUC foi ativado e convertido para suportar mais três salas operatórias em simultâneo. O tempo de espera para ativação destas salas é de apenas 30 minutos", diz a nota do centro hospitalar.

Neste momento já deram entrada no CHUC, helitransportados, os seguintes doentes: um doente proveniente de Vila Nova Foz Coa, do sexo masculino, com 62 anos e com 20% de superfície corporal queimada, e também um doente proveniente de Braga, do sexo masculino, 50 anos, com 50% de superfície corporal queimada.

O centro hospitalar diz ainda aguardar a chegada de helicóptero, pelas 22.30 horas, de um doente queimado, do sexo masculino, proveniente de Bragança, com 40 anos.

O CHUC foi também contactado para a possibilidade de vir a receber durante a noite um queimado proveniente de Viseu e um queimado proveniente de Vila Real.

Todos estes doentes ficarão internados na Unidade de Queimados do CHUC.
Jornal de Noticias
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Entretanto, uma perspectiva diferente do incêndio (já dominado), desta tarde/noite em Cascais,enfim, triste cenário.

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=OvJ9w3LX9-U"]Filmado com GoPro - Incendio 29/08/13 - Sintra Biscai - YouTube[/ame]
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
O Caramulo tem especificidades que, por exemplo, cadeias de montanha do interior não tem.
O Caramulo sofre os efeitos dos ventos oriundos do interior e dos ventos oriundos do litoral.
Isto, por si só, torna o combate extremamente difícil.
De um lado o incêndio progride no sentido interior-litoral, do outro no sentido norte-sul. Se aliarmos a isto a orografia complexa do caramulo, temos que os cálculos referentes ao efeito do vento são muito complexos de fazer.

Esperemos que a tragédia dos incêndios não seja maior. Já choramos os mortos e os feridos, mais a perdas materiais imensas para muita gente por esse Portugal fora.

Urge repensar a questão central do tema incêndios: estaremos nós, enquanto povo, a fazer o necessário para conter este drama que nos atinge ano após ano?

Temos de colocar Portugal inteiro a atacar os incêndios, desde logo alocar toda a logística humana e material das forças de segurança e militares em campo.
Temos de trabalhar nas escolas, para as gerações futuras olharem para a floresta como uma riqueza inestimável.
Urge colocar a máquina do estado a trabalhar, toda ela, a ajudar nestes momentos. E urge também aproveitar aqueles que podem e desejam ajudar os bombeiros.

Uma palavra de apreço pelo trabalho dos bombeiros e dos populares:thumbsup:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Há cerca de uma hora eram 4 os incêndios com mais de 200 operacionais:

-Mira, 208 operacionais (1 frente activa)
-Sátão, 224 operacionais (4 frentes activas)
-Tondela, 697 operacionais (1 frente activa)
-Mondim de Basto, 318 operacionais (3 frentes activas)

Destaque também para o incêndio de Vila Verde com 4 frentes activas e apenas 66 homens no local..
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
A Industria dos incêndios

(Por José Gomes Ferreira)

A evidência salta aos olhos: o país está a arder porque alguém quer que ele arda. Ou melhor, porque muita gente quer que ele arda. Há uma verdadeira indústria dos incêndios em Portugal. Há muita gente a beneficiar, directa ou indirectamente, da terra queimada. Oficialmente, continua a correr a versão de que não há motivações económicas para a maioria dos incêndios. Oficialmente continua a ser dito que as ocorrências se devem a negligência ou ao simples prazer de ver o fogo. A maioria dos incendiários seriam pessoas mentalmente diminuídas.
Mas a tragédia não acontece por acaso. Vejamos:
1 - Porque é que o combate aéreo aos incêndios em Portugal é TOTALMENTE concessionado a empresas privadas, ao contrário do que acontece noutros países europeus da orla mediterrânica? Porque é que os testemunhos populares sobre o início de incêndios em várias frentes imediatamente após a passagem de aeronaves continuam sem investigação após tantos anos de ocorrências? Porque é que o Estado tem 700 milhões de euros para comprar dois submarinos e não tem metade dessa verba para comprar uma dúzia de aviões Cannadair? Porque é que há pilotos da Força Aérea formados para combater incêndios e que passam o Verão desocupados nos quartéis?
Porque é que as Forças Armadas encomendaram novos helicópteros sem estarem adaptados ao combate a incêndios? Pode o país dar-se a esse luxo?
2 - A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de papel pode ser utilizada após a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um terço do valor aos produtores florestais. Quem ganha com o negócio? Há poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermediário na Zona Centro, por suspeita de fogo posto. Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que não há motivações económicas nos incêndios...
3 - Se as autoridades não conhecem casos, muitos jornalistas deste país, sobretudo os que se especializaram na área do ambiente, podem indicar terrenos onde se registaram incêndios há poucos anos e que já estão urbanizados ou em vias de o ser, contra o que diz a lei.
4 - À redacção da SIC e de outros órgãos de informação chegaram cartas e telefonemas anónimos do seguinte teor: "enquanto houver reservas de caça associativa e turística em Portugal, o país vai continuar a arder". Uma clara vingança de quem não quer pagar para caçar nestes espaços e pretende o regresso ao regime livre.
5 - Infelizmente, no Norte e Centro do país ainda continua a haver incêndios provocados para que nas primeiras chuvas os rebentos da vegetação sejam mais tenros e atractivos para os rebanhos. Os comandantes de bombeiros destas zonas conhecem bem esta realidade.
Há cerca de um ano e meio, o então ministro da Agricultura quis fazer um acordo com as direcções das três televisões generalistas em Portugal, no sentido de ser evitada a transmissão de muitas imagens de incêndios durante o Verão. O argumento era que, quanto mais fogo viam no ecrã, mais os incendiários se sentiam motivados a praticar o crime... Participei nessa reunião. Claro que o acordo não foi aceite, mas pessoalmente senti-me indignado. Como era possível que houvesse tantos cidadãos deste país a perder o rendimento da floresta - e até as habitações - e o poder político estivesse preocupado apenas com um aspecto perfeitamente marginal? Estranhamente, voltamos a ser confrontados com sugestões de responsáveis da administração pública no sentido de se evitar a exibição de imagens de todos os incêndios que assolam o país. Há uma indústria dos incêndios em Portugal, cujos agentes não obedecem a uma organização comum mas têm o mesmo objectivo - destruir floresta porque beneficiam com este tipo de crime.
Estranhamente, o Estado não faz o que poderia e deveria fazer:
1 - Assumir directamente o combate aéreo aos incêndios o mais rapidamente possível. Comprar os meios, suspendendo, se necessário, outros contratos de aquisição de equipamento militar.
2 - Distribuir as forças militares pela floresta, durante todo o Verão, em acções de vigilância permanente. (Pelo contrário, o que tem acontecido são acções pontuais de vigilância e combate às chamas).
3 - Alterar a moldura penal dos crimes de fogo posto, agravando substancialmente as penas, e investigar e punir efectivamente os infractores
4 - Proibir rigorosamente todas as construções em zona ardida durante os anos previstos na lei.
5 - Incentivar a limpeza de matas, promovendo o valor dos resíduos, mato e lenha, criando centrais térmicas adaptadas ao uso deste tipo de combustível.
6 - E, é claro, continuar a apoiar as corporações de bombeiros por todos os meios.
Com uma noção clara das causas da tragédia e com medidas simples mas eficazes, será possível acreditar que dentro de 20 anos a paisagem portuguesa ainda não será igual à do Norte de África. Se tudo continuar como está, as semelhanças físicas com Marrocos serão inevitáveis a breve prazo.

José Gomes Ferreira

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=238505899629941&id=120144254799440
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR

Acrescentaria ainda a obrigação dos donos identificados de parcelas produtoras de celulose terem de ter os terrenos limpos sob pena de não terem licença para vender.

E ainda a proibição de comprar lenha queimada para que os madeireiros abandonem esta manha:

Ou seja, fazer com que passe a ser mais rentável preservar e limpar do que se estar a marimbar e chegar fogo.
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Bom dia.
Mais um dia com o sol coberto por uma densa nuvem de fumo originária do incêndio do Caramulo....Hojé è mais intenso o cheiro a mato queimado devido ao facto do fumo não andar tão alto, nota-se agora uma intensa nuvem negra que não deixa duvida da sua origem. È do incendio do Caramulo que cada vez mais se aproxima de Agueda....
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A Industria dos incêndios

(Por José Gomes Ferreira)

Há poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermediário na Zona Centro, por suspeita de fogo posto. Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que não há motivações económicas nos incêndios...

Motivação económica seria destruir uma área concreta. Estes incêndios não destroem áreas concretas, destroem tudo e não há controlo do incêndio, o incêndio não te obedece. Não consigo retirar um benefício prático para um madeireiro ou para uma indústria do fogo posto.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

está horrível aqui no Porto, este vento Leste/ESE a trazer uma densa nuvem de fumo, está irrespirável, mesmo dentro das casas..:angry::mad:

Impressionante.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Bom dia. Ninguém me consegue dizer como está e por onde anda o fogo que começou ontem no Sátão, Viseu?:unsure:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
fogo completamente descontrolado... que tristeza...
ja esta a passar para s.pedro da cova..

Está péssimo, visto aqui do Porto, incêndio enorme com fumo preto a invadir o Porto...:angry: