Seguimento - Incêndios 2013

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,665
Local
Espinho, Aveiro
Muito Importante

Para que o combate a incêndios seja ainda mais eficaz é necessário carros-tanque, mangueiras, ,material de protecção ou de comunicação ou o que quer que faça falta para apagar os incêndios.


Aqui está a página do Facebook onde hoje (Sábado) as pessoas interessadas em ajudar os bombeiros deverão ir à sua área de residência e doar 1 euro para a compra/manutenção do material para o combate aos incêndios.

https://www.facebook.com/events/635674336466802/


Vamos lá pessoal é só 1 euro:thumbsup:
 


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
A Polícia Judiciária deteve hoje um homem de 20 anos «fortemente suspeito» de ter ateado um incêndio florestal «de grandes dimensões» na serra do Caramulo, distrito de Viseu, e no qual «morreram dois bombeiros».

Fonte oficial da Polícia Judiciária (PJ) disse à agência Lusa que o «suspeito, agindo em colaboração com um outro indivíduo, este emigrante e atualmente no estrangeiro, ateou vários focos de incêndio na Serra do Caramulo, nos concelhos de Vouzela e Tondela, no dia 20 de agosto, que se transformaram num fogo de grandes dimensões e em cujo combate perderam a vida dois bombeiros».

A mesma fonte disse à agência Lusa que o suspeito, de 20 anos e desempregado, terá agido por vingança, depois de lhe ter sido aplicada uma multa pela GNR.

«A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro e da Diretoria do Centro, com a colaboração do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Viseu de Santa Comba Dão, identificou e deteve um homem fortemente suspeito de um crime de incêndio florestal», disse a mesma fonte.

Será presente no sábado à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

A PJ já deteve este ano 52 pessoas pela eventual prática do crime de incêndio florestal.

Trinta destes detidos estão em prisão preventiva.

Dois incêndios de grandes dimensões destruíram a Serra do Caramulo nos últimos dias.

O último destes grandes focos foi dominado hoje, às 19:09.

Apesar de estar dominado, a Autoridade Nacional da Proteção Civil, através da sua página na internet, mantém a informação de que estavam no no terreno mais de 800 operacionais e mais de 200 veículos.



Se foi mesmo ele o responsável.....eu só pergunto o que vai na cabeça desta gente????

E andamos nós a sacrificar-mos á conta destes f..... desculpem caros moderadores, mas não é justo morrerem pessoas á conta deste tipo de gente.

Uma opinião e sensação de quem anda nisto alguns anos! Notei de facto que ocorreram mais ignições á noite este ano do que nos outros anos. Pelo que dão a entender o perfil do incendiário normalmente é: desempregado, com baixo grau de escolaridade e que vive em meios rurais. Não terá o efeito da crise que vivemos ajudado a este tipo de comportamentos???Que motivações leva esta gente a fazer isto???

Estas pessoas não olham a meios para pegar um fogo e se tiverem que o fazer várias vezes, fazem até serem bem sucedidos,,,que fazer com esta gente??? Ás vezes numa determinada freguesia ou localidade somos chamados várias vezes durante dias até que um dia pega mesmo forte. Acredito que ás vezes possa ser rescaldo mal feito, no entanto quantas e quantas vezes vamos para focos diferentes em dias diferentes com apenas algumas dezenas de metros de distância.
Uma coisa tenho a certeza, muto coisa tem que mudar se não mais bombeiros vão morrer e mais tragédias vão haver.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Onde estão os militares? Ajudam bombeiros em vários fogos

Os militares do Exército estão desde quinta-feira na Serra do Caramulo e noutros pontos do país fustigados pelos incêndios, após um pedido feito pela Autoridade Nacional de Protecção Civil. Este efectivos levam a cabo operações de consolidação, vigilância activa e colaboração com as autoridades locais, nas regiões de Ponte de Lima (Viana do Castelo), Arcos de Valdevez (Viana do Castelo), Mondim de Basto (Vila Real), Águeda (Aveiro) e Tondela (Viseu).
No terreno estão seis pelotões e cinco destacamentos de engenharia militar equipados com máquinas de rasto para abertura de aceiros e apropriação de itinerários, num total de 160 militares e 28 viaturas. O maior contingente de apoio está localizado em Tondela. Até ao momento, o Exército até ao momento já empenhou nestas operações de combate aos incêndios cerca de 1.158 militares e 167 viaturas.
Também há militares em acções de patrulhamento e vigilância, concretamente nas regiões de Gerês, Serra D’Arga, Serra da Cabreira, Amarante e Serra do Marão, Serra do Alvão, Serra de Montesinho, Serra da Freita, Serra da Estrela Perímetro florestal de Alge e Penela/Góis, Serra do Caramulo, Serra de Montemuro, Matas Nacionais de Leiria, Serra D’Aire e Candeeiros, Serra da Malcata, Serra de Monchique, Serra de Sintra, Tapada Nacional Mafra, Serra de Santa Luzia, num total de 352 militares e 96 viaturas. Nestas operações já foram empregues 3.003 militares e 865 viaturas.
Também a Marinha está a prestar apoio. Até dia 6 de Setembro um pelotão dos fuzileiros vai estar a fazer patrulha, em permanência, na Serra da Arrábida, como disse à Renascença o porta-voz da Armada. O comandante Santos Fernandes acrescentou que esta força vai estar atenta a focos de incêndio, mas também aos incendiários.

Ana Rodrigues

Renascença
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A confirmar-se que esse é o responsável da tragédia do Caramulo, depois de preso, não me admiro nada que "façam-lhe a folha lá dentro", é sabido que nas nossas prisões, em determinados crimes,isso acontece, e tendo em conta os contornos dramáticos deste incêndio...era mais que justo.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
A manhã de ontem foi de muita cinza no carro e sol vermelho por de trás da coluna de fumo que se estendia para aqui


Final da tarde de ontem vista pelo Sat24
Muito fumo do incêndio do Caramulo a espalhar-se para o Litoral.

wrk.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Apesar do incêndio do Caramulo já nem aparecer no site da Protciv, hoje pelas 9 horas os 3 Canadairs voltaram a encher na Aguieira rumo ao Caramulo 2 vezes, depois foram para outro lado.

Edit: Afinal ainda andam por aqui rumo ao Caramulo. Reacendimentos ?
Edit II: Já não voltaram mais.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Segundo o site Prociv, os 3 canadiers franceses andam agora actuar no incêndio em Passaginha/Eja, concelho de Paredes.

Hoje às 11 horas e pela 3ª vez esta semana, os Bombeiros Municipais de Olhão tocaram a sirene em homenagem à bombeira falecida na Serra do Caramulo. :(

Croácia envia dois aviões Canadair para ajudar o combate aos incêndios

A Croácia vai enviar dois aviões Canadair para ajudar a combater os incêndios em Portugal, anunciou neste sábado a Comissão Europeia, explicando que a iniciativa se insere num acordo de ajuda na área de protecção civil da União Europeia.

Em comunicado, a Comissão Europeia explica que, em resposta ao pedido das autoridades portuguesas para obter meios suplementares de combate à vaga de incêndios que tem assolado Portugal em Agosto, a Croácia vai enviar dois aviões ao abrigo do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia.

Estes dois aviões farão uma paragem em França para reabastecerem antes de seguirem para Portugal.

Às 12h30 deste sábado estavam activos 14 incêndios em Portugal, dos quais a Autoridade Nacional de Protecção Civil salienta quatro, um dos quais com mais de cem operacionais no terreno.

Desde o início do mês já morreram cinco bombeiros no combate às chamas.

A comissária europeia para a Cooperação Internacional, Ajuda Humanitária e Resposta de Emergência expressou, no mesmo comunicado, as suas condolências às famílias dos bombeiros.

“Quero expressar as minhas condolências às famílias dos bombeiros que perderam as suas vidas a apagar fogos este mês. Esta semana mais um homem corajoso perdeu a vida e vários ficaram feridos”, afirmou Kristalina Georgieva.

“O Centro de Resposta de Emergência da Comissão [Europeia] está a ajudar a coordenar a assistência europeia a Portugal nas horas e dias cruciais que se avizinham. Estou muito agradecida aos nossos colegas croatas por esta rápida demonstração de solidariedade”, acrescentou.

Fonte: Publico
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,215
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mais de 300 bombeiros combatem sete maiores fogos

Mais de 300 bombeiros apoiados por 100 veículos e sete meios aéreos combatem os seis principais fogos florestais que lavram, na tarde deste sábado, em Portugal continental, com um incêndio em Sátão, Viseu, a concentrar a maioria dos meios.

A informação atualizada pelas 14.30 horas na página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil indica que são 133 os bombeiros e 39 as viaturas que combatem o fogo com uma frente ativa em Duas Igrejas/Ferreira das Aves, concelho de Sátão, distrito de Viseu.

Com início na quinta-feira, este incêndio já teve quatro frentes ativas, foi dominado pelas 17 horas de sexta-feira e reativou, este sábado, pelas 12.25 horas.

Em Passaginha/Eja, concelho de Penafiel, um fogo com três frentes está desde as 12.49 horas a ser combatido por três aviões bombardeiros franceses.

No local estão, assim, 64 operacionais, 21 veículos e três meios aéreos que substituíram os dois aviões bombardeiros médios anfíbios acionados pelas 10.20 horas, informa o site da Proteção Civil.

O fogo em mato, que começou às 00.30 horas de quinta-feira, foi dominado pelas 5.56 horas deste sábado, mas reativou pelas 7 horas.

Três frentes de fogo lavram também no concelho de Montalegre, numa zona que abrange a localidade de Fafião, no Parque Nacional da Peneda Gerês.

Doze veículos e 53 operacionais combatem este incêndio, que começou hoje de manhã cedo.

Na serra das Meadas, em Lamego, distrito de Viseu, 42 bombeiros apoiados por dez viaturas tentam travar as chamas que se dividem em duas frentes.

No mesmo distrito, mas no concelho de Bigorne, começou às 11 horas um incêndio em mato que mantém uma frente ativa e envolve 12 bombeiros e três veículos.

Em Abogalheira/Folhada, concelho de Marco de Canaveses, 41 operacionais, 12 veículos e dois meios aéreos lutam contra um incêndio com uma frente ativa.

Esta manhã, na A24, perto de Bigorne (950m de altitude).
bqn7.jpg


O sistema montanhoso de Montemuro está praticamente todo queimado.
Segundo o European Forest Fire Information System, a área queimada na região já ultrapassa os 12 mil hectares.

A juntar ainda este que lavra agora em Bigorne.

x1c2.jpg
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
reactivaçao no incendio de recarei/valongo/gondomar.. muito calor e vento nao estao a facilitar..

Onde ? É que o incendio foi grande com varias frentes a afectar varios concelhos .

Ontem dava para ver as chamas no topo da serra de pias e outras já andavam cá em baixo .

Graças aos meios aereos ajudaram em muito a diminuir os estragos , parecia uma AE com os avioes a virem para descarregar
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Apesar do incêndio do Caramulo já nem aparecer no site da Protciv, hoje pelas 9 horas os 3 Canadairs voltaram a encher na Aguieira rumo ao Caramulo 2 vezes, depois foram para outro lado.

Edit: Afinal ainda andam por aqui rumo ao Caramulo. Reacendimentos ?
Edit II: Já não voltaram mais.

É verdade tenho avistado ao longo do dia pequenos reacendimentos, na vertente sotavento, do outro lado na vertente barlavento não sei o que se passa. Atualmente existem dois pequenos focos de incêndio junto a povoações.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,944
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Edit : Grande coluna de fumo no incendio de recarei , gondomar

Grance coluna preta de fumo para os lados de Gondomar, na mesma zona que ontem, forte reacendimento:mad: