Seguimento - Incêndios 2013

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
A pedido do Estação SP cá fica uma foto, da sua autoria, tirada hoje ao final da tarde na Gafanha da Nazaré, que evidencia a quantidade significativa de fumo que veio dos incêndios em Pombal e que até trouxe cinzas.

1234524_658390027534202_1040473144_n.jpg
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Hoje é o ultimo dia com actividade de registo...vai "acabar a época"...pergunto: porque não foram solicitados 4 canadairs a França para estarem cá entre sabado e hoje???? Porque andamos sempre atrás do prejuizo???? Se cá estivessem resolviam alguma coisa? Não! Minoravam parte do problema...bem, a frente...
agora seria interessante surgir um tópico dedicado à prevenção...e seria interessante que todos os membros que aqui postaram nos 2/3 ultimos meses dissessem de sua justiça...primeiro numa avaliação desta "época", depois nas melhorias e por fim na prevenção estrutural...
Não nos esqueçamos de algo muito simples mas importantissimo!
Se investirmos 80 milhoes de euros no combate, não haverá dinheiro para a prevenção!
portanto, antes de alguem sugerir comprar 2 canadairs para o ano,faça as contas primeiro e veja se haverá depois dinheiro para mais alguma coisa...:thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
E pronto...

Ardeu o que restava da mancha verde do Marão!
Triste serra aquela que outrora era verde, altaneira, de difícil transposição, mas de boa memória para muitos de nós...
Agora resta um mar de cinzas por ali.:(

Deixo aqui o link de um vídeo, filmado ontem pelo bombeiro Rodrigo Oliveira, mais um dos heróis destes tempos.
A situação era muito má, vários bombeiros estiveram em perigo de vida.
As imagens falam por si...:surprise:

https://www.facebook.com/photo.php?v=581483431889152

Quem, com sólida formação, se mete naquela frente de incêndio? Ninguém!
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
E pronto...

Ardeu o restava da mancha verde do Marão!
Triste serra aquela que outrora era verde, altaneira, de difícil transposição, mas de boa memória para muitos de nós...
Agora resta um mar de cinzas por ali.:(

Deixo aqui o link de um vídeo, filmado ontem pelo bombeiro Rodrigo Oliveira, mais um dos heróis destes tempos.
A situação era muito má, vários bombeiros estiveram em perigo de vida.
As imagens falam por si...:surprise:

https://www.facebook.com/photo.php?v=581483431889152

Quem, com sólida formação, se mete naquela frente de incêndio? Ninguém!

Com todo o respeito, estas a exagerar!
O Marão não ardeu metade sequer. segundo ponto (e este é para os que acham que a prevenção vai acabar com os incendios), o Marão deve ser das serras com mais prevenção realizadas! Foram executados desde 2009 centenas de ha e fogos controlados! Ja tinha rede primária executada ao contrario de grande parte do país...e mesmo assim ardeu! Fatalidade? Não, apenas naturalidade num ecossistema como o nosso!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Com todo o respeito, estas a exagerar!
O Marão não ardeu metade sequer. segundo ponto (e este é para os que acham que a prevenção vai acabar com os incendios), o Marão deve ser das serras com mais prevenção realizadas! Foram executados desde 2009 centenas de ha e fogos controlados! Ja tinha rede primária executada ao contrario de grande parte do país...e mesmo assim ardeu! Fatalidade? Não, apenas naturalidade num ecossistema como o nosso!

Concerteza não estou a exagerar.
Uma mancha verde antiga a desaparecer não me parece coisa boa.
Daquilo que existia há 30 anos, o que é que resta? Pouquíssimo.
Felizmente houveram muitas plantações, bem feitas, sem dúvida...;)

Atente-se na violência das chamas e nas condições atmosféricas ali existentes, principalmente na rapidez de propagação das chamas.
Quem ontem esteve no terreno relata condições dantescas. Quem sou eu para os contradizer? As imagens falam por si.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Hoje é o ultimo dia com actividade de registo...vai "acabar a época"...pergunto: porque não foram solicitados 4 canadairs a França para estarem cá entre sabado e hoje???? Porque andamos sempre atrás do prejuizo???? Se cá estivessem resolviam alguma coisa? Não! Minoravam parte do problema...bem, a frente...
agora seria interessante surgir um tópico dedicado à prevenção...e seria interessante que todos os membros que aqui postaram nos 2/3 ultimos meses dissessem de sua justiça...primeiro numa avaliação desta "época", depois nas melhorias e por fim na prevenção estrutural...
Não nos esqueçamos de algo muito simples mas importantissimo!
Se investirmos 80 milhoes de euros no combate, não haverá dinheiro para a prevenção!
portanto, antes de alguem sugerir comprar 2 canadairs para o ano,faça as contas primeiro e veja se haverá depois dinheiro para mais alguma coisa...:thumbsup:

Com todo o respeito, estas a exagerar!
O Marão não ardeu metade sequer. segundo ponto (e este é para os que acham que a prevenção vai acabar com os incendios), o Marão deve ser das serras com mais prevenção realizadas! Foram executados desde 2009 centenas de ha e fogos controlados! Ja tinha rede primária executada ao contrario de grande parte do país...e mesmo assim ardeu! Fatalidade? Não, apenas naturalidade num ecossistema como o nosso!

1º Acho que o Aristocrata não está a exagerar. Ele falou em mancha verde, ou seja, floresta. Se não foi isso que entendeste, nesse caso, todos os anos temos um país repleto de manchas verdes para arder, porque o ecossistema renova-se de um ano para o outro. Nem que seja em erva, silvas e giestas.

2º Dizes que apostar no combate não resolvia nada, que os 80 milhões deviam ser uma aposta de prevenção. Logo de seguida dizes que o Marão foi das serras com mais prevenção realizadas. O facto de ter ardido foi "apenas naturalidade num ecossistema como o nosso". Sendo assim, mais vale não investir nada, é isso? :disgust:
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
E pronto...

Ardeu o que restava da mancha verde do Marão!
Triste serra aquela que outrora era verde, altaneira, de difícil transposição, mas de boa memória para muitos de nós...
Agora resta um mar de cinzas por ali.:(

Deixo aqui o link de um vídeo, filmado ontem pelo bombeiro Rodrigo Oliveira, mais um dos heróis destes tempos.
A situação era muito má, vários bombeiros estiveram em perigo de vida.
As imagens falam por si...:surprise:

https://www.facebook.com/photo.php?v=581483431889152

Quem, com sólida formação, se mete naquela frente de incêndio? Ninguém!

Bom dia caro Aristrocata.

Permita-me que discorde quando diz que ardeu o que restava verde do Marão. Este fogo comparado com o grande incêndio dos anos 80 não é nada. Tenho uma ligação muito profunda a esta Serra e felizmente a parte mais importante da Serra não foi afetada, agora que não é bom claro que não é, mas também não é verdade que ardeu o resto do verde que não é de longe ou de perto verdade. A não ser que tenha ido ao local, vemos um pequeno filme de um minuto de uma frente de fogo apenas. ;)-
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
O investimento continuo no combate aos incêndios tem que ser feito todos os anos. Agora que há uma grande falta de investimento na prevenção isso também é verdade.
Na minha opinião é que há um grande percurso a percorrer no planeamento e gestão das florestas e ai é o nosso calcanhar de Aquiles. Continua-se a falar muito em combate. aviões e bombeiros quando a meu ver o grande problema é sensibilização e intervenção no terreno de todos os agentes n gestão e limpeza da floresta, na construção de caminhos na construção de pontos de água, na limpeza dos terrenos á volta das casas...isso continua a não ser feito.
O dinheiro não estica, mas podemos e conseguimos fazer muito melhor do que isto e acho muito mais importante o investimento na prevenção no que no combate mas tem que se equilibrar estas duas questões.

Relativamente á parte que me toca que é questão dos bombeiros....muita coisa tinha que mudar, mas apenas relembro que os Bombeiros Voluntários são Associações Humanitárias em que o grosso dos seus Bombeiros são Voluntários que tem uma direção, Comando e sócios que se calhar estão acima do Ministério da administração Interna que apenas "manda" nos canarinhos e pouco mais....profundas alterações tinham que ser feitas. Dou-vos um simples exemplo....tenho um comandante que nunca foi bombeiro não percebe nada de Bombeiros. É contabilista e veio a convite da direção. A única coisa que entende a nível de floresta é o facto de ter sido escuteiro 20 anos.
Agora expliquem-me como um bombeiro com 10, 15, 20 anos de casa vai para uma frente de fogo que é comandada por um individuo que nunca foi bombeiro e não entende fogos. Isto é um exemplo, poderia dar mais mas gostava de saber em que circunstâncias morreram bombeiros com pouco mais de 20 anos, que não conheciam o terreno e quem é os mandou para lá. Todos os dias nos deparamos com isto na frente de fogo e mesmo assim algumas vezes estamos a trabalhar no limite do perigo..farda que temos de ser nós a comprar do nosso bolso, indivíduos a comandar sem entender puto, viaturas inop sem poderem sair do quartel..não sei eu sou bombeiro de 3ºclasse mas muito sinceramente já pensei muitas vezes deixar a causa porque é como remar contra muitos interesses instalados.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
1º Acho que o Aristocrata não está a exagerar. Ele falou em mancha verde, ou seja, floresta. Se não foi isso que entendeste, nesse caso, todos os anos temos um país repleto de manchas verdes para arder, porque o ecossistema renova-se de um ano para o outro. Nem que seja em erva, silvas e giestas.

Percorre o Marão desde a Teixeira (Baião) até ao Covelo (Amarante)...ha centenas de ha de Pinheiro Silvestre, Pinheiro Bravo e Folhosas. Até vou ser mais especifico: Mancha de Silvestre junto à Senhora da Serra, mancha de Folhosas junto a N101 Amarante-Mesão Frio, Mancha de Folhosas/resinosas na Pousada...zona da Boavista(ja do lado de Vila Real)...ha mais exemplos felizmente!
2º Dizes que apostar no combate não resolvia nada, que os 80 milhões deviam ser uma aposta de prevenção. Logo de seguida dizes que o Marão foi das serras com mais prevenção realizadas. O facto de ter ardido foi "apenas naturalidade num ecossistema como o nosso". Sendo assim, mais vale não investir nada, é isso? :disgust:

Não disse o que escreveste em primeiro lugar! Disse sim para antes de "pedirmos" canadairs e outros reforços de meios materiais, pensemos que somos um país de poucos recursos e que se queremos apostar na prevenção temos que retirar do combate. Para as duas coisas não ha dinheiro que chegue!
relativamnte ao resto deste ponto respondo te com duas perguntas: O que achas admissivel/natural arder numa escala tipo Sera do Marão? 1ha? 10 ha?100ha?
Não achas o fogo natural no nosso ecossistema e até desejavel?
O que quis dizer é que mesmo com MUITA prevenção estrutural, vão SEMPRE continuar os incendios florestais, esse é um dado adquirido e mais certo até do que amanha este forum continuar a existir!
Agora, a prevenção estrutural em zonas como o Marão, e em particular refiro me à rede primária, serve para limitar grandes incendios florestais. Se não tivesse sido feito o que foi, hoje no Marão não existia, por exemplo, a mancha de pinheiro silvestre junto à senhora da serra. Sim, nesse caso foi realizada uma manobra de contrafogo apoiada numa faixa da rede primária e acabou com a cabeça do incendio, impedindo de entrar no tal pinhal
Ora, se estamos a falar em grandes incendios florestais, estamos automaticamente a falar em pelo menos 500 ha...por isso e para esclarecer: acho que NATURALMENTE haverá sempre grandes incendios florestais no nosso ecossistema, acho que devemos GRADUALMENTE retirar dinheiro ao combate para apostar na prevenção...
Espero ter esclarecido:thumbsup:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Para quem não acreditava no que escrevi em Agosto sobre as Causas dos incêndios no Distrito do Porto, em 2013, até final de Agosto - Para reflectir

1.Negligente - a mais expressiva (34%);


2. Intencional (26%);

3. Reacendimentos (21,1%);


4. Desconhecida (18,5%);

5. Natural - 1 caso (0,09%).

Fonte: ICNF
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não disse o que escreveste em primeiro lugar! Disse sim para antes de "pedirmos" canadairs e outros reforços de meios materiais, pensemos que somos um país de poucos recursos e que se queremos apostar na prevenção temos que retirar do combate. Para as duas coisas não ha dinheiro que chegue!
relativamnte ao resto deste ponto respondo te com duas perguntas: O que achas admissivel/natural arder numa escala tipo Sera do Marão? 1ha? 10 ha?100ha?
Não achas o fogo natural no nosso ecossistema e até desejavel?
O que quis dizer é que mesmo com MUITA prevenção estrutural, vão SEMPRE continuar os incendios florestais, esse é um dado adquirido e mais certo até do que amanha este forum continuar a existir!
Agora, a prevenção estrutural em zonas como o Marão, e em particular refiro me à rede primária, serve para limitar grandes incendios florestais. Se não tivesse sido feito o que foi, hoje no Marão não existia, por exemplo, a mancha de pinheiro silvestre junto à senhora da serra. Sim, nesse caso foi realizada uma manobra de contrafogo apoiada numa faixa da rede primária e acabou com a cabeça do incendio, impedindo de entrar no tal pinhal
Ora, se estamos a falar em grandes incendios florestais, estamos automaticamente a falar em pelo menos 500 ha...por isso e para esclarecer: acho que NATURALMENTE haverá sempre grandes incendios florestais no nosso ecossistema, acho que devemos GRADUALMENTE retirar dinheiro ao combate para apostar na prevenção...
Espero ter esclarecido:thumbsup:

Eu só citei o que escreveste.
Se a memória não me falha, houve somente 1 único dia de trovoadas durante todo o verão. E foi já em Setembro. Portanto, o admissivel em termos de causas naturais são 0 ha.

Estás a falar de quantos ha de mancha florestal? Qual a percentagem disso na Serra do Marão? A totalidade da serra, tem perto de 20.000ha.
Em termos de área queimada, no incêndio de ontem arderam 384ha (EFFIS). Mas ao longo do ano já houve mais incêndios que afectaram a serra:

1cxq.jpg


Não digo que a prevenção não seja importante, mas na hora de arder, não há prevenção que valha. E já aqui o referi que em Montemuro, serra com centenas de aerogeradores, e portanto caminhos de terra batida por todo o lado, com uma A24 que lhe passa pelo meio, com floresta relativamente nova (pinhal, carvalhos e alguns eucaliptos), ardeu praticamente tudo. E estamos a falar de milhares de hectares.

te1f.jpg

(Atenção à escala! 5km!)
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Eu só citei o que escreveste.
Se a memória não me falha, houve somente 1 único dia de trovoadas durante todo o verão. E foi já em Setembro. Portanto, o admissivel em termos de causas naturais são 0 ha.

Estás a falar de quantos ha de mancha florestal? Qual a percentagem disso na Serra do Marão? A totalidade da serra, tem perto de 20.000ha.
Em termos de área queimada, no incêndio de ontem arderam 384ha (EFFIS). Mas ao longo do ano já houve mais incêndios que afectaram a serra:

1cxq.jpg


Não digo que a prevenção não seja importante, mas na hora de arder, não há prevenção que valha. E já aqui o referi que em Montemuro, serra com centenas de aerogeradores, e portanto caminhos de terra batida por todo o lado, com uma A24 que lhe passa pelo meio, com floresta relativamente nova (pinhal, carvalhos e alguns eucaliptos), ardeu praticamente tudo. E estamos a falar de milhares de hectares.

te1f.jpg

(Atenção à escala! 5km!)

Bem, se achas adnissivel arder apenas com causas naturais, esquece, até pode correr bem em 2/3 anos mas depois...
Repara: é impossivel fazermos gestão de combustivel em grande parte do territorio, ja aqui o escrevi, é humanamente, tecnicamente, financeiramente e indesejavel faze-lo!
Repara que muitos dos grandes incendios este ano estão a ser "parados" n~so pelo combate que é feito mas porque batem em´áreas ardidas...isto é, incêndios de média dimensão são tambem prevenção! O que esta a acontecer este ano é TAMBÉM (não só claro)reflexo de poucas áreas ardidas nos ultimos anos (desde 2005)...
chama se a isto o paradoxo do fogo, que é, quanto melhor se combate os incendios florestais nuns anos, será a "desgraça" em outros...por isso +fogo controlado significa -incêndios florestais!
Este ano participei no combate a 3 grandes incendios florestais no Marão/Alvão e digo te, o que ardeu foram sobretudo matos (à excepção deste fds)! Perguntas me: e achas bem que ardam esses matos? Não, claro que não, mas é impossivel impedir isso! E repara que tem sido feito um trabalho notável com os Pastores do Marão! só o ano passado foram queimadas dezenas de ha para pastoreio...
é isso (entroncando na parte de Montemuro, que conheço razoavelmente bem) que falta em Montemuro!
Sou de Baião, e desde miudo (anos 80) que vejo as cumeadas de Montemuro e Leomil a arder sobretudo em Setembro (que é quando a giesta tem condições de secura superiores)...falta ali trabalho de proximidade com os pastores! Não, não são as eólicas e a A24 que param incendios naquele território, ali tem que ser implementada (esta prevista) rede primária, como no Marão, na Estrela, etc...
Trabalho na prevenção/combate desde 2006 e no Marão tenho participado em intervenções desde 2010..uma coisa te digo com toda a sinceridade: doi ver o Marão a arder, mas faz parte do ecossistema o fogo...a carqueja adora o fogo,é totalmente pirófita, e deves saber que a carqueja abunda no Marão...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
AJB ;), como tu dizes "...Este ano participei no combate a 3 grandes incendios florestais no Marão/Alvão e digo te, o que ardeu foram sobretudo matos (à excepção deste fds)!...", este fim de semana ardeu floresta.
Foi essa a informação que tive, que ardeu floresta, muita (obviamente não terá comparação com os milhares de hectares de outros grandes incêndios deste ano ou de outrora); mesmo assim ardeu parte da pouca floresta restante do Marão, uma serra que até inícios dos anos 80 era frondosa, com grandes bosques, árvores centenárias. E desses resta uma ínfima parte.

Não quis iniciar uma discussão aqui, neste espaço verdadeiramente de convívio, apenas expor o que me relataram, a violência das imagens (porque verdadeiras e cruéis - porque inclusivamente colocaram bombeiros e famílias em sobressalto) e a imensa dificuldade de controlar um incêndio destes.
Para quem ainda não viu o vídeo, acedam a este link:

https://www.facebook.com/photo.php?v=581483431889152
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
AJB ;), como tu dizes "...Este ano participei no combate a 3 grandes incendios florestais no Marão/Alvão e digo te, o que ardeu foram sobretudo matos (à excepção deste fds)!...", este fim de semana ardeu floresta.
Foi essa a informação que tive, que ardeu floresta, muita (obviamente não terá comparação com os milhares de hectares de outros grandes incêndios deste ano ou de outrora); mesmo assim ardeu parte da pouca floresta restante do Marão, uma serra que até inícios dos anos 80 era frondosa, com grandes bosques, árvores centenárias. E desses resta uma ínfima parte.

Não quis iniciar uma discussão aqui, neste espaço verdadeiramente de convívio, apenas expor o que me relataram, a violência das imagens (porque verdadeiras e cruéis - porque inclusivamente colocaram bombeiros e famílias em sobressalto) e a imensa dificuldade de controlar um incêndio destes.
Para quem ainda não viu o vídeo, acedam a este link:

https://www.facebook.com/photo.php?v=581483431889152

Esta, acho, é uma discussão saudável:thumbsup:
Este fim de semana ardeu alguma floresta. Para quem conhece, esse video é julgo eu, do lado esquerdo do IP4 sentido Amarante-Vila Real por cima das bombas de gasolina...aquilo de floresta tem pouco...depois mais para o lado de covelo do monte sim é floresta...daí ter escrito o que escrevi...
era bom não ter ardido floresta nenhuma, claro...mas felizmente ainda resta bastante...não tanto quanto o desejado...
Ah! E não nos esqueçamos que os matos são tambem muito importantes na fauna...quando se diz que estão a arder matos no Marão, gerês ou montemuro por exemplo, julgo ser preocupante...a mim (vou ser radical agora) preocupa me muito mais arderem matos no Marão do que um eucaliptal em Tondela (exemplo apenas)...mas admito que ha quem pense o contrario...respeito claro...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bem, se achas adnissivel arder apenas com causas naturais, esquece, até pode correr bem em 2/3 anos mas depois...
Repara: é impossivel fazermos gestão de combustivel em grande parte do territorio, ja aqui o escrevi, é humanamente, tecnicamente, financeiramente e indesejavel faze-lo!
Repara que muitos dos grandes incendios este ano estão a ser "parados" n~so pelo combate que é feito mas porque batem em´áreas ardidas...isto é, incêndios de média dimensão são tambem prevenção! O que esta a acontecer este ano é TAMBÉM (não só claro)reflexo de poucas áreas ardidas nos ultimos anos (desde 2005)...

AJB, se houvessem fogos por causas naturais, este ano teriamos tido meia dúzia deles. Praticamente não houve trovoadas.

Se fossem negligentes, porque os há, teriamos um número semelhante à Grécia, que em termos de clima é muito semelhante ao nosso. Porque a Grécia está muito longe de ser só a região de Atenas. É um país com um relevo extremamente acidentado, muito mais que o nosso, tem florestas gigantescas, muita chuva no inverno e muito calor - seco no verão.

A Grécia, tal com Espanha e Itália, também tem grandes incêndios. Porque quando começa, alastra tão facilmente - ou melhor devido ao relevo - que cá. Mas o número de ocorrências é infinitamente menor. Porquê?

Número de ocorrências no norte vs Galiza:

s22s.jpg


Portugal vs todo o Mediterrâneo:

bymp.jpg


Não há prevenção que valha, se não houver educação/civismo e mão pesada.

No que diz respeito a Montemuro, não tenho explicação para o número de ocorrências este ano, nem para a área ardida.
Mas como se percebe pelo mapa, ardeu muito mais do que aquilo que dizes. Aliás, nunca ardeu tanto por lá. Estamos a falar de praticamente 20.000ha.