Seguimento - Incêndios 2013

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
AJB, se houvessem fogos por causas naturais, este ano teriamos tido meia dúzia deles. Praticamente não houve trovoadas.
vê os dados que postei de manha
Se fossem negligentes, porque os há, teriamos um número semelhante à Grécia, que em termos de clima é muito semelhante ao nosso. Porque a Grécia está muito longe de ser só a região de Atenas. É um país com um relevo extremamente acidentado, muito mais que o nosso, tem florestas gigantescas, muita chuva no inverno e muito calor - seco no verão.
Vê os mesmos dados que postei e verás a percentagem negligentes. Vê a área ardida em Espanha (Galiza 2009 e 2010; Catalunha 2012; Valencia 2012) e na Grécia nos ultimos 2 anos
A Grécia, tal com Espanha e Itália, também tem grandes incêndios.
Porque quando começa, alastra tão facilmente - ou melhor devido ao relevo - que cá. Mas o número de ocorrências é infinitamente menor. Porquê?
Não tem que ser necessariamente devido ao relevo!
respondendo a tua pergunta, porque cá temos o povoamento mais disperso e desordenado da Europa, ou achas que os "incendiarios" vieram tirar ferias ca este ano (estou a ser ironico sem maldade:))


Quanto a Montemuro...vê a área ardida desde 2006 até agora e terás a resposta...ciclos de fogo!
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
AJB, se houvessem fogos por causas naturais, este ano teriamos tido meia dúzia deles. Praticamente não houve trovoadas.
vê os dados que postei de manha
Se fossem negligentes, porque os há, teriamos um número semelhante à Grécia, que em termos de clima é muito semelhante ao nosso. Porque a Grécia está muito longe de ser só a região de Atenas. É um país com um relevo extremamente acidentado, muito mais que o nosso, tem florestas gigantescas, muita chuva no inverno e muito calor - seco no verão.
Vê os mesmos dados que postei e verás a percentagem negligentes. Vê a área ardida em Espanha (Galiza 2009 e 2010; Catalunha 2012; Valencia 2012) e na Grécia nos ultimos 2 anos
A Grécia, tal com Espanha e Itália, também tem grandes incêndios.
Porque quando começa, alastra tão facilmente - ou melhor devido ao relevo - que cá. Mas o número de ocorrências é infinitamente menor. Porquê?
Não tem que ser necessariamente devido ao relevo!
respondendo a tua pergunta, porque cá temos o povoamento mais disperso e desordenado da Europa, ou achas que os "incendiarios" vieram tirar ferias ca este ano (estou a ser ironico sem maldade:))


Quanto a Montemuro...vê a área ardida desde 2006 até agora e terás a resposta...ciclos de fogo!

Ha mais um factor decisivo no numero de ocorrencias, que Espanha por exemplo quase não tem: os reacendimentos!
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Um aparte, isto porque muito se vai agora pedir canadairs e tal...
temos 6 Kamovs, cada um tem capacidade para 4500 l de água.
1 canadair tem capacidade para 5500 l...
vou deixar 2 questões: será que 1000l farão assim tanta diferença?
Fará sentido vendermos 4 kamovs e adquirirmos 2 canadairs?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
AJB, se houvessem fogos por causas naturais, este ano teriamos tido meia dúzia deles. Praticamente não houve trovoadas.
vê os dados que postei de manha
Se fossem negligentes, porque os há, teriamos um número semelhante à Grécia, que em termos de clima é muito semelhante ao nosso. Porque a Grécia está muito longe de ser só a região de Atenas. É um país com um relevo extremamente acidentado, muito mais que o nosso, tem florestas gigantescas, muita chuva no inverno e muito calor - seco no verão.
Vê os mesmos dados que postei e verás a percentagem negligentes. Vê a área ardida em Espanha (Galiza 2009 e 2010; Catalunha 2012; Valencia 2012) e na Grécia nos ultimos 2 anos
A Grécia, tal com Espanha e Itália, também tem grandes incêndios.
Porque quando começa, alastra tão facilmente - ou melhor devido ao relevo - que cá. Mas o número de ocorrências é infinitamente menor. Porquê?
Não tem que ser necessariamente devido ao relevo!
respondendo a tua pergunta, porque cá temos o povoamento mais disperso e desordenado da Europa, ou achas que os "incendiarios" vieram tirar ferias ca este ano (estou a ser ironico sem maldade:))


Quanto a Montemuro...vê a área ardida desde 2006 até agora e terás a resposta...ciclos de fogo!

Vi os dados, sim. E não me dizem muito, se queres saber.
Primeiro porque a veracidade dos mesmos são relativos. Como é que se tem 100% de certezas que foi negligente ou fogo posto?
Depois porque o importante seria perceber a área ardida vs negligência vs crime.

No que toca a comparação de área, em Portugal, sempre que há um incêndio, diz-se que os acessos são dificeis (e são). Mas, e na Grécia, ou mesmo em Espanha? O facto de termos uma povoação dispersa (milhares de aldeias aqui e acolá), não deveria fazer com que os nossos grandes incêndios fossem menores? Mas não.

Espanha, Grécia e Itália têm incêndios enormes. No que toca a Grécia, existem grandes superficies de mato mais denso que o nosso. Eles têm muito mais montanhas, muito mais "monte", e muito mais zonas inacessiveis. Logo, o combate é muito mais dificil - daí quando há incêndios, é dos grandes!

Mas o que eu quis dizer é que a nível de ocorrências, nem todos esses países juntos chegam às ocorrências que registamos. Porquê?

E voltando a Montemuro, consegues encontrar-me um ano pior que este? Diz lá. És de Baião e estás habituado a ver as encumeadas de Montemuro e Leomil a arderem. Pois eu digo-te, sou de Várzea da Serra e nunca soube de tantos soitos queimados como este ano. Fogos que começavam na serra de madrugada alimentados pelo vento forte e seco de Este (causas naturais?), e que rapidamente ganhavam frentes enormes, engolindo culturas inteiras. (Negligência?) Chamas a isto um ciclo? Eu chamo de crime. Crime em tempo de férias...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Vi os dados, sim. E não me dizem muito, se queres saber.
Primeiro porque a veracidade dos mesmos são relativos. Como é que se tem 100% de certezas que foi negligente ou fogo posto?
Depois porque o importante seria perceber a área ardida vs negligência vs crime.

No que toca a comparação de área, em Portugal, sempre que há um incêndio, diz-se que os acessos são dificeis (e são). Mas, e na Grécia, ou mesmo em Espanha? O facto de termos uma povoação dispersa (milhares de aldeias aqui e acolá), não deveria fazer com que os nossos grandes incêndios fossem menores? Mas não.

Espanha, Grécia e Itália têm incêndios enormes. No que toca a Grécia, existem grandes superficies de mato mais denso que o nosso. Eles têm muito mais montanhas, muito mais "monte", e muito mais zonas inacessiveis. Logo, o combate é muito mais dificil - daí quando há incêndios, é dos grandes!

Mas o que eu quis dizer é que a nível de ocorrências, nem todos esses países juntos chegam às ocorrências que registamos. Porquê?

E voltando a Montemuro, consegues encontrar-me um ano pior que este? Diz lá. És de Baião e estás habituado a ver as encumeadas de Montemuro e Leomil a arderem. Pois eu digo-te, sou de Várzea da Serra e nunca soube de tantos soitos queimados como este ano. Fogos que começavam na serra de madrugada alimentados pelo vento forte e seco de Este (causas naturais?), e que rapidamente ganhavam frentes enormes, engolindo culturas inteiras. (Negligência?) Chamas a isto um ciclo? Eu chamo de crime. Crime em tempo de férias...

Os crimes são tambem um ciclo!
Concordo com parte da tua observação!
Volto a dizer te, temos um povoamento completamente desordenado, um interface urbano-florestal brutal....tmos tambem um numero ENORME de reacendimentos que ninguem quer admitir e isso é gravissimo, é uma bola de neve! Não duvides que de 200 ocorrencias diarias, 30%são reacendimentos e não novas ignições!
Quanto a Montemuro...em 2005 trabalhava em Resende...nesse ano Desde Lamego a Cinfães a serra ardeu toda...passados 8 anos aconteceu o mesmo! Sim, 2005 aconteceu isto!
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Nesta altura de chuva, vale a pena ir lembrando aos que durante tanto tempo duvidaram (e duvidam) das principais causas de incendios florestais neste cantinho a beira mar chamuscado...

GNR identifica trabalhador que causou fogo por negligência em Seia
26-09-2013
10:20Tudo começou com uma motor-roçadora. As chamas consumiram cerca de seis hectares de mata.

Fonte:rr
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Uma vez que neste forum há pessoas com muita mais experiência e conhecimento que eu neste campo, gostaria de pedir-vos um conselho.

Eu atravesso uma determinada situação desde agosto (que eu tenha reparado) e que em muito contribuiu para tornar este verão que passou insuportável, o pior de sempre para mim.

O que acontece é que sai um fumo bastante tóxico de alguma casa perto da minha, o que me impede de abrir as janelas e obriga-me a usar o A/C constantemente. Não sai a horas certas, mas geralmente é pela madrugada e manhã, embora ontem tenha visto a fumaça a sair também durante a tarde.

Às vezes temos de arejar a casa, e o uso constante do A/C não faz muito bem às vias respiratórias, e somo duas em casa com asma (eu e minha gatinha). Ela tem tido acessos de tosse que já não tinha há mais de um ano, e hoje não liguei o A/C por causa disso, e então a casa transformou-se num forno. Por volta das 7:00 fui abrir a janela, e deparei-me com fumo, muito fumo, e reparei que muitos vizinhos acenderam as luzes de casa naquele momento, decerto também a querer ver o que se passava.

Pensei em chamar os bombeiros, mas como aquilo não deveria ser um incêncio (mas se continuasse com aquela intensidade poderia transformar-se num, tal a quantidade de fumaça a sair, mesmo debaixo de muita chuva) e optei por chamar, mais uma vez, a polícia. Eles confessaram não poder fazer muito pela situação, pois não podem entrar naquele local sem autorização (e ninguém está muito certo do ponto exacto em que isso acontece).

Ah sim e tudo isso quase na baixa do Porto, a meio de um forte tecido urbano. Se o fogo pega, vai ser uma desgraça.

Estou esgotada, a desdobrar-me em esforços para que a asma não piore. Durante aqueles dias quentes eu nem dormia à noite, ficava vigilante, com medo que o fogo se alastrasse. Pensei que a situação fosse melhorar agora, mas pelos vistos até piorou.

Peço então aqui conselhos de quem já terá lidado com situações semelhantes, pois não sei o que mais posso fazer, ou a quem recorrer, para por fim a esta situação horrível.
 
Última edição:

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não se percebe se mora perto de alguma pequena fábrica, padaria ou outra coisa do género.

Pode ser uma situação ilegal. Tente verificar melhor de onde vem o fumo, se os serviços de ambiente da câmara do porto não funcionam terá de recorrer à polícia.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Só se for de fabrico "interno", pois não há comércio ou fábrica deste tipo com portas para a rua. Tudo isso acontece nas traseiras, ninguém da rua vê nada disso.

Há uma casa "ocupada" ilegalmente que parece coincidir com o ponto, há algum comércio, e a primeira suspeita foi de estarem a fazer queimas no local. Mas fazer queimas com esta chuva???!!!! E a queima pegar???!!!!

E se fosse fábrica, acho que não ia começar a incomodar agora, as casas são antigas e só muito recentemente o problema surgiu. Mas de qualquer modo há uma casa grande, parece mais um armazém, com umas coisas esquisitas que giram no telhado, uma fileira destas coisas. Até parece fábrica sim, mas o fumo aparece vizinho a isso, e não parece sair destas coisas no telhado.

Vou tentar então falar com a câmara do porto, obrigada então pela sugestão Agreste! :thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Se for uma queimada em ambiente urbano pode haver o problema de estarem a destruir resíduos perigosos de forma ilegal. Não se pode jogar fogo a tudo.

Já quase não há fábricas em ambiente urbano, há zonas ordenadas para as instalar. De qualquer modo existe um licenciamento para qualquer actividade exactamente pela questão dos resíduos que se produzem.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Telefonei agora à CM Porto e eles disseram que não podem intervir porque eu não consigo fornecer a morada exacta do ponto em que isso acontece.

É o que temos, e a desresponsabilização completa dos órgãos perante situações deste tipo. Sou uma cidadã, não cabe a mim andar a investigar o caso, não tenho meios seguros de fazê-lo. Tristeza...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Telefonei agora à CM Porto e eles disseram que não podem intervir porque eu não consigo fornecer a morada exacta do ponto em que isso acontece.

É o que temos, e a desresponsabilização completa dos órgãos perante situações deste tipo. Sou uma cidadã, não cabe a mim andar a investigar o caso, não tenho meios seguros de fazê-lo. Tristeza...

Se você não consegue identificar 2 ou 3 números de porta dessa rua, desse bairro de onde lhe parece vir o fumo, como é que os serviços da câmara vão saber para poder perguntar sobre o que se passa dentro desses edifícios? É um bocado kafkiano... :huh:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Telefonei agora à CM Porto e eles disseram que não podem intervir porque eu não consigo fornecer a morada exacta do ponto em que isso acontece.

É o que temos, e a desresponsabilização completa dos órgãos perante situações deste tipo. Sou uma cidadã, não cabe a mim andar a investigar o caso, não tenho meios seguros de fazê-lo. Tristeza...

Desculpe que lhe diga, mas quem se esta a autodesresponsabilizar é a cidadã ------. Não podemos esperar que o Estado, central ou local, adivinhe o que os cidadãos precisam ou o que lhes faz falta! cabe-lhe a si, como cidadã parte interessada, dirigir-se à camara e expor a situação! se possivel leve um extrato do google maps, earth ou o bing maps onde com um simples circulo se georreferencia o local da eventual ocorrência!