Seguimento - Incêndios 2013

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
O nivel de segurança não existia, pois qualquer um sabe que é o pior sitio para se combater uma frente de fogo, quem diz meia encosta tambem pode dizer um vale encaixado, simplesmente cabe ao comandate de sector se este incendio estiver sector claro se não simplesmente cabe ao condutor do carro dizer que não tem seguraça para a equipa para a intervenção ser cancelada.
Não percebo o porque de tanto se batalhar na teoria sobre normas de segurança sobre as régras basicas de posicionamento de uma carro e na pratica fazer.se tudo ao contrario....
Sou bombeiro voluntário a uns aninhos, embora so tenha 26 anos mas ja fasso parte de equipas de ecins desde os meus 14 anos, e sempre me ensinaram na minha corporação " Primeiro eu, depois eu e depois os outros" axo que nao vale a pena arriscar uma equipa nem um carro por meia duzia de hectares...
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Esta foto que me refiro é bem explicita do que MUITAS vezes é apelidado de "mudança repentina do vento"...nada disso, tão só ha um reposicionamento do flanco no fundo da encosta e a subida rápida da linha de fogo...quem esta em cima normalmente não consegue fugir...este verão presenciei este tipo de erros e com algumas mangueiras queimadas...
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Boas fotos:thumbsup:
o incendio foi pequeno, seguramente não teve mais de 20 ha...da cumeada, onde se veem eólicas, o incendio nunca passaria para o lado de lá (Distrito do Porto) pois estão executadas (como disse ontem) faixas de gestão de combustivel da rede primária (foram executadas através de fogo controlado).
Este incendio era perfeitamente gerivel...aliás neste dia haviam várias equipas de fogos conrolados a trabalhar na região Norte, ou seja, as condições meteo eram muito boas para isso!
Chamo a atenção para uma foto onde se veem veiculos dos Bombeiros no caminho a meia encosta,a combater de cima para baixo!
Antes de tecer qualquer comentário, gostaria de vos lançar um desafio (se me o permitem claro:thumbsup:)...
O que acham? acham que quem estava naqueles carros estava a combater de forma segura, ou a respeitar as regras de segurança?
Dou alguns dados: a encosta esta voltada a Este. Nesse dia o vento era de Este, fraco, muito fraco mesmo, mas no final do dia rodou ligeiramente para Nordeste, e apesar de aumentar um pouco a velocidade ela manteve se na mesma fraca...


Sim, era quase impossivel passar, até porque existe um grande estradão que pecorre toda a linha das eólicas, mas não foi assim tão fácil como parece, pelo fim da tarde, o vento levantou-se, e na parte superior ao estradão que vemos na 1ª fotografia, o incêndio tornou-se por vezes violento, conjugado pela inclinação do terreno, ainda pior.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Sim, era quase impossivel passar, até porque existe um grande estradão que pecorre toda a linha das eólicas, mas não foi assim tão fácil como parece, pelo fim da tarde, o vento levantou-se, e na parte superior ao estradão que vemos na 1ª fotografia, o incêndio tornou-se por vezes violento, conjugado pela inclinação do terreno, ainda pior.

Achas mesmo que um simples estradão de 5m de largura situado numa cumeada (zona de aceleração do fogo) impediria a passagem do fogo? Não, nem pensar! se não existisse a rede primária passaria seguramente, ainda para mais o vento e o declive estavam perfeitamente alinhados...é o chamado 2/3 na linguagem CPS (Campbell Prediction System):thumbsup:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Julgo que alguns ja devem ter visto, mas acho importante lerem o relatório sobre os grandes IF's do verão passado...ha comentarios muito importantes (especialmente ao nivel da formação), mesmo ao nivel meteorológico e a sua ENORME influência no comportamento futuro do fogo! Como aqui foi referido na altura, relativamente ao maior incendio do ano, uma simples análise meteorológica teria poupado 5000 ha e em vez de 14000 ha teriam ardido 9000 ha...sempre foi nestes aspectos que incidiram as minhas criticas ao sistema em geral e aos Bombeiros em particular!
Nunca o fiz numa perspectiva gratuita ou de mera critica, peço desculpa se transpareceu o contrario!
Agora o mais importante é verificar que alterações conseguirá o governo fazer em função destas sugestões...e muito sinceramente acho que se acontecerem serão sobretudo benéficas para os bombeiros, para o seu futuro!
Um dos caminhos apontados, melhores equipamentos de protecção individual, é importante mas não será seguramente aí que está o cerne da questão!
Se apenas se mudar isso, seguramente continuará a haver algumas mortes, a diferença é que estarão melhores equipados...
o link para o relatório:
http://www.portugal.gov.pt/media/1281135/Relatório_IF2013_parte1.pdf
Boas festas:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Incêndios em Portugal no ano de 2013

Foi um dos temas mais falados durante 2013. Os incêndios deste ano mataram 9 pessoas, 8 das quais eram bombeiros. O verão foi de combate a grandes fogos, com destaque para a Serra do Caramulo, onde as equipas combateram as chamas durante dias a fio. Esses são alguns dos acontecimentos que agora passamos em revista.

[ame="http://videos.sapo.pt/9taS1FBwJFrzt35ui76O"]Incêndios em Portugal no ano de 2013 - SAPO Vídeos[/ame]

RTP

Seguimento - Incêndios 2014
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
A dura realidade é que o relatorio tem muitas verdades alguém sabe quantos bombeiros profissionais existem em Portugal. Só temos um pequeno com verdadeira formação, e que a tiraram nos usa com o famoso corpo de bombeiros paraquedistas, e comunicações ao só eram topo de gama na 2ª grande guerra e dadas a muitas sombras
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Algumas mortes no Caramulo devidas a falha no sistema de comunicações do SIRESP :mad:

-> http://www.tvi24.iol.pt/503/socieda...o-protecao-civil-comunicado/1532573-4071.html

Ouvi...mas sinceramente são tretas! Não nos esqueçamos que havia radiso siresp, e havia tambem os radios analogicos...zonas sombra ha em todo o lado!
A culpa foi dos chefes de equipa/grupos que não avaliaram a situação de perigo (as várias situações de acidentes)!
Esta mais que provado!
Triste é que enquanto se tentam arranjar este genero de desculpas, não se coloca o dedo na ferida e nos proximos anos os erros vão ser repetidos!
Que raio de sistema de (alguns) bombeiros que não admite que erraram e que tem MUITO para aprender!
Enfim...que os novos bombeiros se revoltem contra isto...
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Que fique claro que concordo com a compra de 2 meios pesados, sem duvida! Agora que ninguem se iluda...não vai adiantar muito em anos como o de 2013por exemplo...não se esqueçam que tivemos cá 6 e foi o que foi!
Critico e MUITO é o facto de se falar que a tónica deve estar na prevenção, e blás blás e depois ha 80 milhoes de euros para 2 canadairs e não ha 5 milhoes para a prevenção!
Quero ouvir agora os paladinos da prevenção de incendios a falar...é demais, mas enfim!
P.s: esses paladinos são os que voçês sabem e falamos muito o ano passado :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Que fique claro que concordo com a compra de 2 meios pesados, sem duvida! Agora que ninguem se iluda...não vai adiantar muito em anos como o de 2013por exemplo...não se esqueçam que tivemos cá 6 e foi o que foi!
Critico e MUITO é o facto de se falar que a tónica deve estar na prevenção, e blás blás e depois ha 80 milhoes de euros para 2 canadairs e não ha 5 milhoes para a prevenção!
Quero ouvir agora os paladinos da prevenção de incendios a falar...é demais, mas enfim!
P.s: esses paladinos são os que voçês sabem e falamos muito o ano passado :thumbsup:


Sim isto aqui no Caramulo nem com 6 canadairs lá foi, fora os anfíbios e os helicópteros. Mas também é de realçar que a partir do momento em que o fumo começa a ser desfavorável aos aviões, eles terminam a missão:(

Oxalá ninguém se lembre este ano de acabar com o pouco que resta da serra...:eek::unsure:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Estes Canadairs vão é ''encher os bolsos a alguém''. Aposto que se forem comprados não vão ser pilotados pela Força aérea.
Eu continuo a dizer que Portugal podia ter mais meios aéreos de combate a incêndios se os meios da Aeronáutica Portuguesa fossem adaptados ao combate de incêndios. Eu li há uns tempos que é perfeitamente possível adaptar os helicópteros da Força Aérea, mas o Governo está pouco virado.

Afinal para que é que nós queremos os aviões da Força Aérea? Para brincar aos ensaios das guerras?

Sinceramente não vejo porque não se toma uma atitude diferente em relação aos pilotos destes aviões/helicópteros, à quantidade de meios aéreos que podíamos ter e não temos.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e CptRena

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Estes Canadairs vão é ''encher os bolsos a alguém''. Aposto que se forem comprados não vão ser pilotados pela Força aérea.
Eu continuo a dizer que Portugal podia ter mais meios aéreos de combate a incêndios se os meios da Aeronáutica Portuguesa fossem adaptados ao combate de incêndios. Eu li há uns tempos que é perfeitamente possível adaptar os helicópteros da Força Aérea, mas o Governo está pouco virado.

Afinal para que é que nós queremos os aviões da Força Aérea? Para brincar aos ensaios das guerras?

Sinceramente não vejo porque não se toma uma atitude diferente em relação aos pilotos destes aviões/helicópteros, à quantidade de meios aéreos que podíamos ter e não temos.

Essa adaptação não é assim tão simples...mas repara que não é só a adaptação, é a manutenção tambem...
mas podes ter uma certeza: naão falta, nem faltará dinheiro para o combate a incendios florestais! Não duvides disto...e cada vez menos havera para a prevenção! Seguimos, infelizmente, o caminho errado...e que pagaremos bem caro...infelizmente os governos, alguns claro, querem resultados para ontem e depois nem amanha os tem! 2013 foi um ano exemplar nesse aspecto!