Seguimento - Incêndios 2013

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por CptRena 25 Abr 2013 às 11:32.

  1. AJB

    AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Mar 2009
    Mensagens:
    965
    Local:
    Baião
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=701341&tm=8&layout=123&visual=61

    Relatório do MAI aponta "falha humana" na morte de bombeiros no último verão
    Patrícia Cerdeira
    06 Dez, 2013, 16:40 / atualizado em 06 Dez, 2013, 16:49

    Exclusivo
    O inquérito do governo revela erro humano na origem das mortes de bombeiros. Algumas das conclusões apontam para violação de regras de segurança, erros de manobra, mau posicionamento no terreno e ainda erros na abordagem aos sinistros.

    Fui muito criticado por alguns colegas do forum no verão, por dizer aquilo que agora vem finalmente confirmado!
    Que estas conclusões sejam tornadas publicas e que TODOS nos deixemos do populismo, dos peditórios e das palmadinhas nas costas e passemos a discutir estes erros com criterio tecnico para que não se repitam no futuro!
    esqueçam a floresta desordenada...quem vos vem dizer isso como razão para as mortes são aqueles que nos querem manter na ignorancia! Esses sim, querem que nada se altere!
    Com respeito pelos que morreram, mas com a abertura de sem medos se perceber porque morreram onde morreram!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Blooder.PT, dahon e CptRena gostaram disto.
  2. jonas_87

    jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    11 Mar 2012
    Mensagens:
    15,775
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Três incêndios neste momento,devem ter sido de causa natural...que tristeza.:angry:

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. AJB

    AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Mar 2009
    Mensagens:
    965
    Local:
    Baião
    Causa: Pastoreio!
    Falta uma gestão integrada do territorio...em algumas zonas tem havido (Serra do Marão, Freita, Gerês...)...outras nem tanto...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,378
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Sobre esta notícia importa, a bem da verdade, o esclarecimento público do ponto de situação actual pelo que transcrevo na íntegra o comunicado do Professor Domingos Xavier Viegas de 9 de Dezembro:

     
    dahon gostou disto.
  5. AJB

    AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Mar 2009
    Mensagens:
    965
    Local:
    Baião
    Mas diz me uma coisa com toda a sinceridade: achas mesmo que não houve erro humano nas mortes? Achas que foi o raio do fogo, qual ser maléfico, desconhecido e enigmático que teve um comportamento nunca antes visto e de tal forma imprevisto que impediu qualquer hipotese de fuga?
    Por favor pá...desculpa a minha frontalidade mas fico pasmado que num fórum onde ha gente extremamente bem qualificada (tu és seguramente um deles não tenho qualquer dúvida sobre isso), onde se procura SEMPRE (e bem) uma explicação técnica para os fenómenos (ou mais comuns) meteorológicos, se procure colocar estas questões dos incendios florestais no dominio do desconhecido e do sobrenatural!
    O comportamento do fogo é algo que se estuda, que se investiga e que se pratica! É uma ciencia exacta, tal qual a meteorologia!
    O fogo é um dos elementos fundamentais...tal como a água por exemplo, mas não é por isso que é mais desconhecido!
    Repara, neste momento ha MUITO medo de alguns foristas com a configuração sinóptica actual e a prespectiva de um inverno seco, ou pelo menos abaixo da média no que à precipitação diz respeito. esses foristas procuram por vezes explicações irracionais para a matéria!
    Felizmente ha depois elementos como tu, e outros (Stormy, Rozzo, etc (perdoem me ter citado apenas alguns, mas ha outros que mereceriam igualmente a referencia)) que "tomam a palavra" e repõe a verdade cientifica dos factos!
    Porque não admitem essa mesma base cientifica para a questão dos incendios florestais? A serio, não percebo isso, vindo de pessoas que tecnicamente estão muito evoluidas nas questões naturais e ligadas ao meio ambiente!
    Não foi aqui que ouvi algumas criticas (com as quais concordo) ao Borda D'água???
    Voltando a "vaca fria"...deve se desde ja começar um trabalho de preparação das familias dos Bombeiros mortos. Trabalho de preparação para perceberem que as mortes não oderão ser em vão e que é melhor isso do que daqui por 1, 2 ou mais anos se verifique que mais "herois" padeceram nas mãos desse terrivel ser...
    Volto a dizer: são pessoas como o Sr. Jaime Marta Soares e pessoal da Liga dos Bombeiros os principais interessados para que a culpa seja SEMPRE dos outros e nunca dos próprios!
    :thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    dahon gostou disto.
  6. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,378
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Não, não disse isso, antes pelo contrário. O meu intuito foi apenas o de esclarecer as notícias que vieram a público. Obviamente que o relatório irá apontar as falhas, não tenho dúvidas nenhumas porque conheço a competência e seriedade das pessoas que o estão a elaborar. Agora convém aguardar pelo mesmo. Neste contexto acho que algumas reacções na comunicação social foram estemporâneas e ridículas.


    Aqui poderás ter a certeza que o relatório em causa não irá fazer isso certamente :)

    É... plenamente de acordo. Existirá sempre alguma "Imprevisibilidade", mas essa não é do fenómeno em si, é das centenas de variáveis em jogo. Claro que para alguma coisa serve a investigação: Conhecer e tentar prevenir

    Não metia todos no mesmo saco... Mas as ultimas declarações de Jaime Marta Soares na comunicação social, com o acrescento de estar a comunicar mais uma vez "excertos de um relatório PRELIMINAR" e que supostamente nem deviam andar a circular pelos media, são no mínimo "estranhas", nomeadamente no que respeita ao "gozo" e algum desconhecimento real ou intencionalmente inventado do trabalho sério de investigação que tem sido desenvolido nos últimos anos. Diria que fiquei algo desiludido. A defesa dos "seus" não devia ser tão cega. Até porque como já havia dito por aqui a grande maioria dos bombeiros portugueses agradece que alguém se preocupe com a sua própria segurança.
     
  7. AJB

    AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Mar 2009
    Mensagens:
    965
    Local:
    Baião
    :thumbsup:Espero sinceramente que a verdade dos acidentes seja realmente colocada ao serviço da sociedade! Não quero de todo colocar todos no mesmo saco, não! Mas ha uma coisa que podes ter a certeza, ha muita gente, MUITA, nos bombeiros que tem interesse que no dominio dos incendios florestais as verdades se fiquem pela imprevisibilidade/desconhecido/floresta mal gerida!
    Conheço alguns pormenores dos acidentes, não do relatorio, mas de outras pessoas que estiveram proximas e uma coisa é certa, a verdade vai doer muito principalmente ás familias dos que morreram e é com essas que deverá haver preocupação!
    Isto é, neste momento o conforto das familias é encontrado no acto heroico e quase sobrehumano que os seus tiveram e que em função disso morreram! esse conforto pode ficar sem alicerces com este relatorio!
    é preciso explicar lhes que a culpa não foi do bombeiro, da pessoa, do familiar que morreu, mas sim do sistema quase milenar de formação (ou falta dela) que estes homens tem!
    Qualquer um pode ser bombeiro e isso diz muito!
    Outra coisa é o facto de a sociedade nada exigir aos bombeiros no cumprimento da missão de apagar incendios florestais! vamos ser claros, não ha essa cultura de exigência com eles como ha com outras classes profissionais e isso (EM MINHA OPINIÃO SÓ) é terrivel e factor decisivo na falta de exigência que os proprios tem com eles!
    Aguardo pelo relatorio com uma curiosidade apenas: não é saber se o bombeiro A ou B falhou nisto ou aquilo, mas sim saber se haverá coragem para identificar erros e principalmente para os mudar...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    dahon gostou disto.
  8. AJB

    AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Mar 2009
    Mensagens:
    965
    Local:
    Baião
    Um aparte: ja viram como os pastores da zona da Estrela são extremamente bem "formados" em meteorologia...reparem que mal lhes "cheirou" a chuva...;)esperemos é que lá chegue e não se fique pelo litoral:thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    dahon gostou disto.
  9. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Nao sou especialista em fogos florestais , mas no verao passado , num incendio uma imagem na tv em direto fez - me uma confusao terrivel . Estava um jornalista em direto e de repente ve - se um grupo de bombeiros na berma de uma estrada a correr para fugir de um helicoptero que estava a fazer uma descarga .

    E eu pensei , meios aereos a atuar num sitio onde ha acesso total a meios terrestres e onde nao havia perigo para aquele grupo de bombeiros ?

    Os meios aereos nao deveriam atuar doutra forma ?

    Nao se estara ainda a cometer erros primarios ?
     
  10. AJB

    AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Mar 2009
    Mensagens:
    965
    Local:
    Baião
    Sei que ha bombeiros neste fórum...acho que a resposta ao que perguntas ninguem melhor que eles para a dar..a minha opinião ja é bastante conhecida aqui no fórum...fogo florestal é diferente de incendio florestal...:thumbsup:
    só um aparte...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. bigfire

    bigfire
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Dez 2008
    Mensagens:
    400
    Local:
    Vila Real/Coimbra
    Não me admira nada essa situação, hoje vai fazer exatamente uma semana que ocorreu um grande incêndio na Serra do Marão, junto ao conhecido Alto de Espinho, digo grande porque para a altura do ano foi mesmo. Vou tentar meter umas fotos mais tarde.
     
  12. AJB

    AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Mar 2009
    Mensagens:
    965
    Local:
    Baião
    Bem...grand não seria a palavra mais adequada...mas de pende do que consideras grande...mas sabias que esse incêndio parou numa zona que tinha sido tratada com fogo controlado? Foi na zona, para quem conhece, de Pena Suar, que ja tem uma parte da rede primária implementada e foi executada através de fogo controlado realizado nos ultimos 2/3 anos:thumbsup:
    Portanto para que percebam, por mais prevenção estrutural que haja, havera sempre incendios florestais...a dimensão é que sera seguramente menor...foi esse caso que reportas:thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Dois incêndios ameaçam aldeias na Serra das Estrela
    Não é a primeira vez, nem será a última.
     
  14. bigfire

    bigfire
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Dez 2008
    Mensagens:
    400
    Local:
    Vila Real/Coimbra
    Aqui estão as fotografias do incêndio que falei, no dia 04/12/2013.


    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  15. AJB

    AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Mar 2009
    Mensagens:
    965
    Local:
    Baião
    Boas fotos:thumbsup:
    o incendio foi pequeno, seguramente não teve mais de 20 ha...da cumeada, onde se veem eólicas, o incendio nunca passaria para o lado de lá (Distrito do Porto) pois estão executadas (como disse ontem) faixas de gestão de combustivel da rede primária (foram executadas através de fogo controlado).
    Este incendio era perfeitamente gerivel...aliás neste dia haviam várias equipas de fogos conrolados a trabalhar na região Norte, ou seja, as condições meteo eram muito boas para isso!
    Chamo a atenção para uma foto onde se veem veiculos dos Bombeiros no caminho a meia encosta,a combater de cima para baixo!
    Antes de tecer qualquer comentário, gostaria de vos lançar um desafio (se me o permitem claro:thumbsup:)...
    O que acham? acham que quem estava naqueles carros estava a combater de forma segura, ou a respeitar as regras de segurança?
    Dou alguns dados: a encosta esta voltada a Este. Nesse dia o vento era de Este, fraco, muito fraco mesmo, mas no final do dia rodou ligeiramente para Nordeste, e apesar de aumentar um pouco a velocidade ela manteve se na mesma fraca...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página