Seguimento Incêndios - 2015



robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
IF Pedrógão Grande - 363 ha ; IF Mangualde - 932. Eu pessoalmente previa que o incêndio de PG tivesse consumido bem mais hectares de floresta... Porque será que o de Mangualde terá consumido 3 vezes mais, dado que durou o mesmo tempo? E na Serra Da Gata em Espanha, foram 5000ha : não parece demais? Alguém me explique?
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,103
Local
Covilhã - 775m
Ainda permanecem alguns focos de incêndio no Sarzedo, mas a situação parece controlada, bem diferente do que se passou ao final da tarde.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Novamente incêndio em Rio de Couros, Ourém. Dominado. É a 5ª vez esta semana.
Parece muita coincidência, 5 vezes só esta semana, á cerca de 2 ou 3 anos também acontecia o mesmo aqui, era ateado praticamente todos os dia numa mesma semana, só mudava o horário, desde o inicio da manha, até ao inicio da noite. Experimentaram logo de manha, mas como ele era apagado rapidamente e também com a ajuda do helicóptero, depois entao é noutro dia atearam-no de noite e esse já deu mais trabalho, porque nao tinham a ajuda dos meios aéreos. Mas para variar nao se encontrou culpados, mas era sempre na mesma zona que começava, devia de ter algum interesse, ou comércio de eucaliptos, que eram assim vendidos mais baratos...
 
  • Gosto
Reactions: robinetinidol

robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
Parece muita coincidência, 5 vezes só esta semana, á cerca de 2 ou 3 anos também acontecia o mesmo aqui, era ateado praticamente todos os dia numa mesma semana, só mudava o horário, desde o inicio da manha, até ao inicio da noite. Experimentaram logo de manha, mas como ele era apagado rapidamente e também com a ajuda do helicóptero, depois entao é noutro dia atearam-no de noite e esse já deu mais trabalho, porque nao tinham a ajuda dos meios aéreos. Mas para variar nao se encontrou culpados, mas era sempre na mesma zona que começava, devia de ter algum interesse, ou comércio de eucaliptos, que eram assim vendidos mais baratos...
Pois, tem razão. E agora começou outro em Ourém, numa freguesia diferente mas daqui não avisto nada.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Céu a ficar com fumo vindo dos incêndios a Norte do Porto :angry:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pois, tem razão. E agora começou outro em Ourém, numa freguesia diferente mas daqui não avisto nada.

Será este: OURÉM, NOSSA SENHORA DAS MISERICÓRDIAS
VILAR DOS PRAZERES
POVOAMENTO FLORESTAL
EM CURSO 44 operacionais, 11 veiculos e 1 meios aéreo
início ás 14:16

Já nao me recordo, mas acho que foi de um incendio em Ourém, que ainda ardeu umas horas, que consegui avistar daqui uma coluna de fumo, no mes passado.
 

robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
Será este: OURÉM, NOSSA SENHORA DAS MISERICÓRDIAS
VILAR DOS PRAZERES
POVOAMENTO FLORESTAL
EM CURSO 44 operacionais, 11 veiculos e 1 meios aéreo
início ás 14:16

Já nao me recordo, mas acho que foi de um incendio em Ourém, que ainda ardeu umas horas, que consegui avistar daqui uma coluna de fumo, no mes passado.
Sim, era a esse que me referia... já está dominado. Daqui não se vê nada.
No mês passado? Possivelmente, já que tem havido uma quantidade enorme de ignições aqui... São tantas que já nem me lembro...
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
Bem, confesso que estou admirado... tantos incêndios em todo o país, num dos dias de maior risco de incêndio e com mais ocorrências do ano, e não avisto nem uma pontinha de fumo! Ainda bem (ainda bem por aqui, claro, já que noutros sítios não é bem assim...)! Bom sinal...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
ontem 1 foco de incendio, e hoje outro, que começou agora as 16 horas, mas felizmente ambos apagados rapidamente, ainda assim o de hoje contou com 26 operacionais, 7 veiculos, e 1 helicóptero, o de ontem também contou praticamente com os mesmos números.
Ambos foram agríclolas. O helicóptero nao sei ser terá sediado aqui perto, mas ele chega ao local rapidamente, as vezes logo quando o 1º, ou 2º veiculo. Encheu nas piscinas aqui da localidade, e depois voltou a aterrar num terreno para fechar e arrumar o balde, já depois da conclusao do foco.
Esta zona daqui é muito perigosa, é constituida essencialmente por eucalipto, muito mato, e terrenos baldios abandonados, e também de algum declive acentuado, por isso é que é prontamente tem os meios deslocados rapidamente.