Seguimento Incêndios - 2015

robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
Às 20:30 já não se avistava nada. Daqui parece totalmente dominado. No entanto, apesar de não sair nenhum fumo, não quer dizer que ainda não esteja para lá a arder... com certeza que sim, mas muito mais calmo. Dá-me a entender que estas últimas 2 horas foram marcadas por um avanço muito significativo dos bombeiros. Em apenas 1 hora diminuiu drasticamente.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,312
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Às 20:30 já não se avistava nada. Daqui parece totalmente dominado. No entanto, apesar de não sair nenhum fumo, não quer dizer que ainda não esteja para lá a arder... com certeza que sim, mas muito mais calmo. Dá-me a entender que estas últimas 2 horas foram marcadas por um avanço muito significativo dos bombeiros. Em apenas 1 hora diminuiu drasticamente.

Às 20:40 já esperava boas notícias de Pedrógão mas parece que continua, no entanto só com uma frente:

svWngjd.gif


É que o vento na região terá aumentado para uma média de 23 Km/h, NW.

Valores semelhantes à volta de Mangualde, mas de W ou SW.

Mangualde começa a ser outro monstro:

VYZvhJA.gif
 

robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
Às 20:40 já esperava boas notícias de Pedrógão mas parece que continua, no entanto só com uma frente:

svWngjd.gif


É que o vento na região terá aumentado para uma média de 23 Km/h, NW.

Valores semelhantes à volta de Mangualde, mas de W ou SW.

Mangualde começa a ser outro monstro:

VYZvhJA.gif
Pois, realmente. Às 20h deixei de ver o de Mangualde no Satélite, porque apareceram umas nuvens a confundir, mas parece estar a evoluir dramaticamente.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Ponto da situação mantém-se às 22:45 para os dois incêndios mais graves. O número de operacionais tem vindo a aumentar.

Que haja ao menos uma quebra do vento, mas em Viseu mantinha-se superior a 20 Km/h às 22h.
Só de pensar que tive lá ainda há uma semana com aquilo tudo verdinho... Tenho imagens de Pedrogão deste ano, depois comparo para o ano. Como disse esse triângulo do centro do país é o pior em incêndios.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,312
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais duas catástrofes cuja origem, humana na esmagadora maioria das vezes, por exclusão de partes ou evidência, seja ela com criminosa intenção, negligência, mero descuido ou obscuras intenções políticas ou outras, ficará provavelmente desconhecida, continuará tolerada e considerada normal ou uma fatalidade natural. Enquanto o acto de acender uma chama ou provocar uma faísca, seja ele qual fôr, não estiver carregado de uma pesada responsabilidade e elevada consciência das suas consequências, enquadrada por uma legislação e justiça implacáveis, continuaremos a aproximar-nos do abismo de uma natureza ou pseudo-natureza cada vez mais pobre, desequilibrada, doente, desértica. Só se fala do antes e do depois das deflagrações, prevenção e combate, quase nada se fala ou se faz para que não aconteça o momento da deflagração, para impedir os actos e situações que conduzem a esse instante crucial.

kGopAMd.gif


HePfGPQ.gif
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,312
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O incêndio de Mangualde foi dado como dominado às 6:00h; Pedrógão terá sido antes das 4h.
Hoje, desde a meia noite, já conseguiram deflagrar mais 24 incêndios, dois ainda estão em curso.
Não estou bem a ver que causas naturais fazem iniciar estes incêndios durante a noite, especialmente quando nem perto estão de outros ainda em curso.
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Incendio em Alijó já dura a mais de 4horas e quase 50 operacionais e ainda não apareceu nas ocorrências significativas
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Só de pensar que tive lá ainda há uma semana com aquilo tudo verdinho... Tenho imagens de Pedrogão deste ano, depois comparo para o ano. Como disse esse triângulo do centro do país é o pior em incêndios.

O facto de estar todo verdinho (o que é um facto uma vez que conheço muitíssimo bem a zona e é um paraíso) mostra exactamente o contrário. É que não é o pior do país em termos de incendios. Por isso, e atribuamos os factores que entendermos, é que não existem por esses lados grandes ocorrências desde 2005. Daí estar felizmente (ou estava) tudo verde. De lamentar estas ocorrências.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Começou agora qui na minha localidade um foco de incendio em mato, com inicio as 9:20, já conta com 37 operacionais, 9 meios e 1 helicóptero, segundo a página da Prot.Civil. O vento está forte, diria, acima de 60 km/h. Apesar de ser perto nao avisto fumo nenhum ainda. Vi passar também um camiao com um depósito cheio de água da REN, nao sei se terá começado nalguma linha de alta tensão, da responsabilidade deles.

Edit: 11:27- o incendio ficou resolvido em cerca de 1 hora, voltando os bombeiros de regresso ao quartel.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000