Seguimento - Incêndios 2016

Um amigo meu que é guia oficial nas levadas da Madeira disse-me que parte do Jardim Botânico do Funchal ardeu. Disse que foi perdido património histórico importantíssimo. Algumas das mais belas quintas do Funchal arderam e que a situação presente é de verdadeira catástrofe, pior que as inundações de 2010!

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Albuquerque diz que vai pedir parecer técnico sobre utilização de meios aéreos
  • O presidente do Governo Regional da Madeira anunciou hoje que vai solicitar um parecer técnico sobre a viabilidade da utilização de meios aéreos na região no combate aos incêndios florestais.

Miguel Albuquerque falava aos jornalistas no âmbito da visita que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, efetua hoje à Madeira na sequência dos incêndios que deflagraram a ilha na segunda-feira e provocaram três vítimas mortais, cerca de mil desalojados provisórios, destruição de dezenas de habitações e avultados prejuízos materiais.

"Eu vou resolver a questão de uma vez por todas", declarou o governante madeirense quando confrontado com as críticas sobre esta questão, que, adiantou, "se discute há muitos anos: se a Madeira deve ou não ter meios aéreos de combate aos fogos".

O líder madeirense argumentou que existe "um conjunto de pareceres contraditórios sobre a matéria", apontando existirem opiniões de que, devido às condições climatéricas e orográficas da Madeira, "é quase impossível e suicidário fazê-lo, por causa dos ventos, vales, etc".

"Vou resolver a questão. Vou pedir um parecer técnico ao Governo, para o mais rapidamente possível me darem um parecer relativamente a esta matéria".

AMB/JF // ARA

Lusa/Fim
http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo...ecer-tecnico-sobre-utilizacao-de-meios-aereos

• Gosto
Reactions: TiagoLC
Um amigo meu que é guia oficial nas levadas da Madeira disse-me que parte do Jardim Botânico do Funchal ardeu. Disse que foi perdido património histórico importantíssimo. Algumas das mais belas quintas do Funchal arderam e que a situação presente é de verdadeira catástrofe, pior que as inundações de 2010!
Citando: "Uma vez que a catástrofe humanitária é muito maior, a comunicação social não dá atenção a isso, mas há muito património importante, em mau estado ou mesmo completamente perdido... O Jardim Tropical Monte Palace, do Joe Berardo, que para mim era um dos mais bonitos que havia visto por todos os sítios por onde passei, aparentemente ardeu por completo. A perde é inestimável! Só em arte devem ter-se perdido milhões... No caso do Jardim Botânico, ainda não sei qual é a dimensão da perda, mas pelo menos uma lateral onde havia algumas espécies raras da flora endémica local, e outras ardeu! Depois não sei se penetrou mais para o interior ou se ficou-se por aí. O Jardim Orquídea que fica logo ao lado e infelizmente tem a maior estufa no lado onde o fogo fez mais estrago, provavelmente também desapareceu...
Das coisas que normalmente recomendava aos meus clientes para visitar quando estavam no Funchal, não deve restar quase nada...
Nós (guias) estamos trabalhando em parceria uns com os outros. Vamos trocando informações entre nós sobre as zonas que estão praticáveis, se não é impossível fazer alguma coisa..."

Grande incêndio vejo daqui da régua. Deve ser na serra das meadas, lamego, por aí. Se alguém puder ver..
Não estou em casa não consigo consultar o site da prociv

Enviado do meu ST25i através de Tapatalk

Há um incêndio perto de Castro Daire mas já está em resolução.

já vi. não é esse, é em Cárquere, Resende
está no site com 55 bombeiros, 14 veículos. Deve ter começado do outro lado do monte e já está do lado de cá, porque consegue ver-se da Régua

o meu telemóvel é uma porcaria à noite mas é aquela faixa laranja no meio

qqrzFd0.jpg

• Gosto
Reactions: TiagoLC e david 6
Citando: "Uma vez que a catástrofe humanitária é muito maior, a comunicação social não dá atenção a isso, mas há muito património importante, em mau estado ou mesmo completamente perdido... O Jardim Tropical Monte Palace, do Joe Berardo, que para mim era um dos mais bonitos que havia visto por todos os sítios por onde passei, aparentemente ardeu por completo. A perde é inestimável! Só em arte devem ter-se perdido milhões... No caso do Jardim Botânico, ainda não sei qual é a dimensão da perda, mas pelo menos uma lateral onde havia algumas espécies raras da flora endémica local, e outras ardeu! Depois não sei se penetrou mais para o interior ou se ficou-se por aí. O Jardim Orquídea que fica logo ao lado e infelizmente tem a maior estufa no lado onde o fogo fez mais estrago, provavelmente também desapareceu...
Das coisas que normalmente recomendava aos meus clientes para visitar quando estavam no Funchal, não deve restar quase nada...
Nós (guias) estamos trabalhando em parceria uns com os outros. Vamos trocando informações entre nós sobre as zonas que estão praticáveis, se não é impossível fazer alguma coisa..."

Não tenho a certeza se este testemunho está correcto. Não há qualquer indicação de que o Jardim Monte Tropical Palace tenha ardido ou sequer ficar danificado. No Jardim Botânico ardeu um anexo mas não creio que a sua reabertura seja posta em causa. A verificar nos próximos dias.

• Gosto
Reactions: luismeteo3