Diretor de Florestas alerta para risco de "deslizamento de aluviões"
(...)
Em declarações à agência Lusa, Miguel Sequeira disse que ainda "é muito cedo para avançar com um valor" da área florestal ardida, adiantando que são, garantidamente, "centenas de milhares" de hectares afetados.
http://www.rtp.pt/madeira/sociedade...-para-risco-de-deslizamento-de-aluvioes-_4030 (...)
Citando: "Uma vez que a catástrofe humanitária é muito maior, a comunicação social não dá atenção a isso, mas há muito património importante, em mau estado ou mesmo completamente perdido... O Jardim Tropical Monte Palace, do Joe Berardo, que para mim era um dos mais bonitos que havia visto por todos os sítios por onde passei, aparentemente ardeu por completo. A perde é inestimável! Só em arte devem ter-se perdido milhões... No caso do Jardim Botânico, ainda não sei qual é a dimensão da perda, mas pelo menos uma lateral onde havia algumas espécies raras da flora endémica local, e outras ardeu! Depois não sei se penetrou mais para o interior ou se ficou-se por aí. O Jardim Orquídea que fica logo ao lado e infelizmente tem a maior estufa no lado onde o fogo fez mais estrago, provavelmente também desapareceu...Um amigo meu que é guia oficial nas levadas da Madeira disse-me que parte do Jardim Botânico do Funchal ardeu. Disse que foi perdido património histórico importantíssimo. Algumas das mais belas quintas do Funchal arderam e que a situação presente é de verdadeira catástrofe, pior que as inundações de 2010!
Há um incêndio perto de Castro Daire mas já está em resolução.Grande incêndio vejo daqui da régua. Deve ser na serra das meadas, lamego, por aí. Se alguém puder ver..
Não estou em casa não consigo consultar o site da prociv
Enviado do meu ST25i através de Tapatalk
Há um incêndio perto de Castro Daire mas já está em resolução.
Citando: "Uma vez que a catástrofe humanitária é muito maior, a comunicação social não dá atenção a isso, mas há muito património importante, em mau estado ou mesmo completamente perdido... O Jardim Tropical Monte Palace, do Joe Berardo, que para mim era um dos mais bonitos que havia visto por todos os sítios por onde passei, aparentemente ardeu por completo. A perde é inestimável! Só em arte devem ter-se perdido milhões... No caso do Jardim Botânico, ainda não sei qual é a dimensão da perda, mas pelo menos uma lateral onde havia algumas espécies raras da flora endémica local, e outras ardeu! Depois não sei se penetrou mais para o interior ou se ficou-se por aí. O Jardim Orquídea que fica logo ao lado e infelizmente tem a maior estufa no lado onde o fogo fez mais estrago, provavelmente também desapareceu...
Das coisas que normalmente recomendava aos meus clientes para visitar quando estavam no Funchal, não deve restar quase nada...
Nós (guias) estamos trabalhando em parceria uns com os outros. Vamos trocando informações entre nós sobre as zonas que estão praticáveis, se não é impossível fazer alguma coisa..."