Seguimento - Incêndios 2017

Estão a fazer muito caso ao vento,sempre assim foi e é uma das características dos nossos incêndios.Isso tudo é ensinado antes de irem para o combate aos IF's.
Esqueces te é que em condicoes normais vinham corporacoes de varios distritos para combater um grande incendio , ontem isso era impossivel pois todas as corporações tinham fogos para apagar nos proprios concelhos !
 
A somar às 67 vitimas mortais que já tinham sido contabilizadas no final de Setembro, acrescem agora mais 31... :(

Não tenho a certeza, mas penso que com este balanço nos estejamos a aproximar do topo da tabela de Países com maior nº de mortes num só ano em incêndios florestais.
 
Agradecemos que permitam que este tópico sirva apenas como seguimento, continuando outros tipos de discussão mais profunda em tópicos mais apropriados, por exemplo: Floresta portuguesa e os incêndios

Assim não se mistura informação e os tópicos continuarão a fluír com alguma coerência.

Obrigado.
 
vocês não viram o vento e a velocidade incrível de propagação das chamas com projeções para todo lado?? como querem que carros sejam impedidos de entrar em todas as estradas? querem um GNR em cada cruzamento? eu não percebo sinceramente...
Já muitas são cortadas senão era bem pior

Antes de mais peço desculpa pelo offtopic... mas tem de ser.

Moro perto de Leiria e desde a tarde de ontem que fui tentando seguir a evolução dos incêndios no Pinhal de Leiria... Sei que não há meios humanos suficientes para tragédias desta dimensão, é impossível haver... Mas porque não há mais informação na Internet? Por exemplo no site da Protecção Civil há informação da zona onde começaram os incêndios, dos meios envolvidos, etc. Mas nenhuma informação sobre a localização das frentes activas nem das localidades em perigo... se não houver 2 gnr para lá ir, ou se tiverem um contratempo pelo caminho, mais uma tragédia...
Ontem tinha uns colegas que íam do Alentejo para o Minho, como havia informação da A1 e IP3 cortados e a nacional IC2 parecia um parque de estacionamento, estavam a pensar ir pela A17. Note-se que nos sites de informação apenas hoje de manhã havia informação de cortes na A17. Como li alguns testemunhos no Facebook de muito perigo junto à A17 e N109 pedi para ficarem a dormir em minha casa... Felizmente aceitaram, seguiram viagem às 6:00 pela A1 (que entretanto abriu) e lá chegaram em segurança a casa.
Falta informação!
 
Em Murça "parece noite" e há escolas fechadas
As escolas nos concelhos de Alijó e Murça, no distrito de Vila Real, fecharam esta segunda-feira devido ao “fumo intenso” causado pelos incêndios, disseram à agência Lusa fontes autárquicas.
 
incêndios acima dos 30 bombeiros

Sabugueiro, Seia, 299
Vale de Cambra, 255
Lousã, 666
Sandomil, Seia, 108
Sertã, 225
Arganil, 171
Vagos, 78
Praia da Légua, Alcobaça, 92
Burinhosa, Alcobaça, 405
Figueira da Foz, 115
Gondomar, 69
Guarda, 83
Castro Daire, 44
Nelas, 63
Vouzela, 140
V. N. Gaia, 44
Tábua, 31
Nespereira, Sertã, 66
Sabugal, 31
Oliveira do Hospital, 43
Amarante, 34
Pampilhosa da Serra, 43
Fornos de Algodres, 60
Gouveia, 72
Guarda, 36
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e luismeteo3
DMQmMZvX0AEyPGP.jpg

Margarida B Lopes