Seguimento - Incêndios 2017

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Está confirmado que a notícia partiu da agência lusa e confirmada por fontes da proteção civil. No fundo todos devem respeitar as pessoas afetadas pela tragédia... Mas as autoridades oficias não estão isentas dessa obrigação certo?
 
  • Gosto
Reactions: AndréGM22


ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Esta tarde e as últimas páginas deste tópico são sintomáticas da porcaria (e digo porcaria porque se dissesse o que me apetece dizer e que julgo ser mais adequado à situação era provavelmente suspensa ou banida) de jornalismo que se está a praticar neste país e pelo qual quase todos, num momento ou noutro, nos deixamos arrastar. Espero que isto sirva de lição mas acredito que não acontecerá. Só faltou mandar linchar algumas das pessoas responsáveis por não quererem confirmar a queda do avião que nunca caiu e a morte do pobre piloto Inglês que (felizmente) não morreu, porque o avião que não estava a pilotar não caiu. Reflictamos.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Se a notícia partiu do posto do comando, os jornalistas que o afirmam não podem limitar-se a dizer isto assim. Têm mesmo de dizer quem foi a fonte. Já nem vou dizer nada sobre aquele 'detalhe' que refere que uma notícia deve ser confirmada por mais do que uma fonte porque isso é capaz de ser pedir demasiado...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Espanhóis arrasam política portuguesa de combate ao fogo

Não é aceitável que em pleno século XXI, num país da União Europeia um incêndio florestal cause um número de vítimas tão elevado”. A acusação está impressa no editorial desta segunda-feira do El Mundo, um dos mais influentes jornais de Espanha.

Publicado em: 20/06/17 - 8:07

MG_1570-552x368.jpg


O diário lembra que a Polícia Judiciária apontou fenómenos climatéricos para a origem do incêndio, mas refere igualmente que as autoridades nacionais “mobilizaram mais de 700 efetivos” o que demonstrou ser “insuficiente para controlar, delimitar um perímetro e, finalmente, extinguir um incêndio de proporções devastadoras”.

O editorialista do El Mundo – cujo site é também o mais visto em língua espanhola – denuncia a “alarmante falta de recursos do Estado luso para fazer frente aos incêndios florestais” e lembra a crise que afeta Portugal.

A situação económica não explica, segundo o jornal, que tenhamos chegado até ao fogo de Pedrógão Grande e lembra os antecedentes de anos anteriores. “O que mostra este terrível episódio”, conclui o periódico, “é que, no dia de hoje, Portugal não está preparado para fazer frente ao fogo”.

https://www.bombeiros.pt/noticias/espanhois-arrasam-politica-portuguesa-combate-ao-fogo.html/
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Eu reflito desde já:

Fui o primeiro neste tópico a pedir que não se entrasse em politiquice quando se começou a atacar o governo e o PR sem justificação e deforma gratuita.
Sempre fui contra o aproveitamento e a exploração das tragédias.
Mas era o que faltava eu não puder criticar uma autoridade no meio desta tragédia quando essa autoridade comete um erro lamentável. Agora a LUSA ou a RTP são lixo jornalístico? Enfim...
 

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
Eu por acaso li no site que deve ter a cobertura mais séria e menos clickbait de todos, que é o Publico, e a certa altura confirmaram
Podem fazer scroll até 17:27
https://www.publico.pt/sociedade/no...-em-24-horas-acredita-proteccao-civil-1776242


r3dtR8I.png


A confusão inicial com a explosão eu até compreendo, passa um canadair, pouco depois há uma explosão no solo e alguém relacionou uma coisa com outra
Agora como é que daí evolui de rumor em rumor incluindo a nacionalidade do piloto, etc, é que é intrigante :confused:
Felizmente foi um rumor, ainda bem
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Eu reflito desde já:

Fui o primeiro neste tópico a pedir que nãos e entrasse em politiquice quando se omeçou a atacar o governo e o PR sem justificação e deforma gratuita.
Sempre fui contra aproveitamento e a exploração das tragédias.
Mas era o que faltava eu não puder criticar uma autoridade no meio desta tragédia quando essa autoridade comete um erro que lamentável. Agora a LUSA ou a RTP são lixo jornalístico? Enfim...

Até podia ser o The Guardian. Se noticia que um avião que não caiu, caiu, nesse momento passa a lixo informativo. Nenhum meio de comunicação social pode emitir uma notícia dessas sem ter a certeza dela. O problema é que convivemos todos os dias com tanta informação errada, que acabamos por nos habituar e começamos a achar que é normal e desculpável noticiar a queda de um avião que nunca caiu e atribuir nacionalidade e o falecimento de um piloto cujo avião nunca caiu. Se eu quiser posso ligar para a redacção de jornais e tvs a dizer que caiu, no meu quintal, um helicóptero. Cabe-lhes a eles confirmar a informação antes de a noticiar. Isso é jornalismo. Dar a notícia sem ter a certeza é boataria, quadrilhice, maledicência ou outra coisa qualquer que lhe queiram chamar.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Zulo

Cumulus
Registo
7 Set 2014
Mensagens
247
Local
Benfica
Tratou se de um falso alarme dado por um popular.
Meios em gois a serem muito reforçados beja Braga Lisboa e guarda a caminho
Algo aqui não está bem. As autoridades dizem que as coisas estão mais calmas.. Estou a ver a TVI24 e diz que está a piorar.. O homem voltou a falar no cannadair, lol.. A sério, vejam os últimos dez minutos e poderão ver o que digo..
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Algo aqui não está bem. As autoridades dizem que as coisas estão mais calmas.. Estou a ver a TVI24 e diz que está a piorar.. O homem voltou a falar no cannadair, lol.. A sério, vejam os últimos dez minutos e poderão ver o que digo..
A TVI quer sangue, basta ver o comportamento impróprio dos jornalistas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Primeiro-ministro exige explicações "com urgência" ao IPMA, GNR e Proteção Civil

20 de junho 2017

Costa enviou ontem um despacho a querer saber porque não foi encerrada a estrada onde morreram 47 pessoas, se a rede SIRESP foi interrompida e se as condições meteorológicas explicam totalmente a "dimensão e intensidade da tragédia" que resultou do incêndio de Pedrógão Grande.


As explicações apontadas até agora pelas autoridades para o início do incêndio e para alguns procedimentos seguidos no combate às chamas não são suficientes para o primeiro-ministro.

António Costa exige explicações “com urgência” ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à Autoridade Nacional de Proteção Civil e à Guarda Nacional Republicana (GNR) sobre três questões.

O primeiro-ministro enviou ontem um despacho – a que o i teve acesso – pedindo explicações sobre o funcionamento da rede de SIRESP no incêndio de Pedrógão Grande e sobre os motivos da ausência de encerramento da estrada nacional 236-I, onde morreram 47 pessoas.

Há, essencialemnte, três questões que o primeiro-ministro inscreve no despacho e que quer ver respondidas “desde já”:

"Houve no local circunstâncias meteorológicas e dinâmicas geofísicas invulgares que possam explicar a dimensão e intensidade da tragédia, em especial no número de vítimas humanas, sem paralelo nas ocorrências de incêndios florestais, infelizmente tão frequentes em Portugal?", começa por questionar o primeiro-ministro.

António Costa pergunta depois se se confirma que "houve interrupção do funcionamento da rede SIRESP (Rede Nacional de Emergência e Segurança)". A confirmar-se a interrupção, o primeiro-ministro quer saber: "Porquê, durante quanto tempo, se não funcionaram as suas próprias redundâncias e que impacto teve no planeamento, comando e execução das operações, como se estabeleceram ligações alternativas?"

E, finalmente, António Costa quer saber "porque não foi encerrada ao trânsito a Estrada Nacional (EN 236-I)”, se “foi esta via indicada pelas autoridades como alternativa ao IC 8 já encerrado” e se “foram adoptadas medidas de segurança à circulação nesta via”.


https://sol.sapo.pt/artigo/568639/p...oes-com-urg-ncia-ao-ipma-gnr-e-protecao-civil
 
  • Gosto
Reactions: Teya