Seguimento - Incêndios 2017



ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
E há outro pormenor, é que a Judiciária já identificou a árvore atingida pelo raio e que causou o início do incêndio, para a Judiciária tem causas naturais ...:unsure:

Gostava de ver fotos dessa árvore, e já agora provas em como o incêndio começou ali..:unsure:

Eu prefiro falar daquilo que sei e deixar o que não sei para os profissionais. Também não gosto que profissionais de outras áreas me tentem ensinar a mim a fazer o meu trabalho. Como percebo zero do assunto, nem opinião chego a ter. É deixar para os entendidos. Tem de haver uma investigação séria e independente.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Só acho estranho que as árvores em volta não estejam queimadas.

19415776_1509108105776293_1020980748_n.jpg


Sendo essa a árvore, é estranho de facto...
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Governo quer levantamento dos prejuízos feito no máximo de dez dias
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou esta quarta-feira que vão ser constituídas equipas nos municípios afetados pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, coordenadas pelo Governo, para no máximo de dez dias fazer o levantamento completo dos prejuízos.

Um dos passos que foi dado hoje e que é dado em cada um dos municípios [Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera] é a constituição de equipas entre o Governo (…) e as câmaras, uma equipa em cada concelho, para fazer no prazo máximo de dez dias, até ao final da próxima semana, o levantamento completo dos prejuízos e as medidas concretas para adotar no terreno”, afirmou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.



O governante falava aos jornalistas em Pedrógão Grande, após ter sido cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas dos incêndios, em que participou também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Já começámos a ter no terreno apoios, do ponto de vista de reconstrução de estradas e caminhos. Estão a chegar rações de pecuária a partir de amanhã [quinta-feira] (…), vamos agora começar a trabalhar com as câmaras municipais, já o fizemos de manhã aqui em Pedrógão Grande, e à tarde nos outros dois municípios” (Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos), acrescentou.



Lusa
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Só acho estranho que as árvores em volta não estejam queimadas.

19415776_1509108105776293_1020980748_n.jpg

Bom, assumo que nem todas as árvores atingidas por um raio acabem por gerar incêndios. Aqui foi assinalada outra árvore -> http://expresso.sapo.pt/sociedade/2...edia-comecou--testemunhas-contam-o-que-viram-

De certeza que essa foi 'a' árvore e não uma imagem de arquivo? Também pode ter sido outra árvore atingida por um raio mas que, novamente, não chegou a gerar um incêndio. Como a árvore 'sobreviveu' tornou-se num culpado fácil.

Acho que o mais prudente será determinar uma área aproximada (e não o local exato porque mesmo que se saibam quantos raios houveram dificilmente se determinará o local de impacto no solo) e averiguar se haviam pessoas nas redondezas. Decerto haverão muitas denúncias (às quais estarão subjacentes uma panóplia de motivos e ódios mesquinhos que pouco ou nada têm a ver com fogos) e será certamente um processo de exclusão. Quando (in)conscientemente já se tem uma resposta preferida - a da mão criminosa - qualquer outra resposta - como trovoada seca - dificilmente agradará a todos. Mas é a vida.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Incêndio em Pedrógão Grande dominado
Vítor Vaz Pinto, comandante da Proteção Civil, adiantou esta tarde que o incêndio no concelho de Pedrógão Grande está dominado, não indo para além “do perímetro estabelecido” de 107km. O dispositivo no local mantém-se o mesmo.

“O fogo não está a progredir mais do que já progrediu”, acrescentou.

O comandante referiu ainda que irão acontecer “situações de reacendimento” dentro do perímetro definido, uma vez que existem “várias bolsas” que ainda não arderam e que algumas têm mais de 20 hectares.

As aldeias que foram evacuadas esta quarta-feira forma de de Agria e Sobreira. As pessoas foram deslocadas para “lugares seguros, para que não constituíssem perigos”, clarificando que as pessoas estão a ser deslocadas por uma questão de segurança e precaução.

Vítor Vaz Pinto adiantou ainda que não está previsto reduzir os meios que estão no local. “Vamos manter os meios, porque temos o problema de estarem a ocorrer outros incêndios no país. Não podemos descurar os outros incêndios e ter os meios num só lado, porque senão vamos ter mais situações como esta”, afirmou.

“Não é no combate que as situações se resolvem, é na prevenção. Estamos numa fase crítica e temos de ter garantias que temos meios suficientes para qualquer ocorrência que ocorra fora deste perímetro florestal”, afirmou.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Carlos César no funeral do bombeiro em Castanheira de Pera
Carlos César estará presente no funeral do bombeiro, que morreu durante o combate ao fogo em Pedrógão Grande, enquanto presidente do PS.

Além do Presidente da República, também os líderes do PSD, CDS e PCP estarão em Castanheira de Pera no funeral, que se realiza às 18h.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Góis: 37 feridos no incêndio e mais uma frente ativa em Arganil
Carlos Tavares, comandante da Proteção Civil em Góis, avançou com um novo número de feridos relativamente ao incêndio naquela região: “37 pessoas foram assistida”, afirmou o comandante.

À semelhança do que já tinha dito no briegfing anterior, dois dos feridos foram evacuados, um civil por inalação de fumo e um bombeiro “para fazer um raio-x” devido a uma entorse no pé.

Carlos Tavares esclareceu que há duas frentes que continuam ativas: uma virada ao concelho de Pampilhosa da Serra e outro virado a Arganil, onde foi necessário reforçar os meios aéreos com mais três helicópteros “Há várias reativações, umas vamos controlando, outras vão surgindo. Agora avançámos novamente para uma frente de Arganil que nos tem vindo a preocupar”, disse. No local, estão 16 meios áereos.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Uma das razões para a minha opinião são estes testemunhos na localidade onde se iniciou o incêndio. (demorei a encontrar da notícia, pois tive de ir ao histórico do Google...)

Do que percebi da notícia, a culpa não é atribuída a indivíduos que se deslocavam na mata mas sim a avionetas desconhecidas:

“Queria desmentir o que a comunicação social diz acerca da tempestade. Não houve relâmpago, quando já tinha ardido tudo é que vieram os relâmpagos. Hoje, houve relâmpagos bem maiores. Havia fogo por todo o lado. Era ali em cima, era em baixo, à frente. Tudo no espaço de minutos. Questionem o que andavam a fazer três avionetas na sexta-feira. Toda a gente as viu”, suspeita Vanda, de 48 anos.

No entanto, há também pessoas como Luís Filipe, de 58 anos, que vive em Lisboa, mas tem a mãe de 85 anos e o filho de 26 a morarem em Escalos Fundeiros, a alertar para os mitos das avionetas que sempre correram na região.

E depois há o mais comedido:

Tony conta que no sábado tinha saído de casa para ver alguns amigos, mas ao ver fumo regressou de imediato. Demorou 20 minutos a voltar. “Já se podia ver o barulho do fogo. Numa hora estava aqui. Foi muito rápido e extenso”, recorda.

Quanto às teses sobre a origem do fogo é sintético: “Não vi nada”. Mas adiciona um dado: “A minha electricidade foi abaixo uma hora antes, o que costuma ser uma indicação de trovões. E houve uma tempestade.”

Não acho que valha a pena ler os comentários :D. Se for avionetas é mais fácil saber o seu paradeiro (mas o argumento é um bocado fraquinho). Se o fogo começou antes dos raios é mais fácil excluir a tempestade mas não necessariamente causa natural. Neste caso, a incapacidade em atribuir claramente uma causa (seria um incêndio indeterminado) será automaticamente avaliado pela população como mão criminosa. É assim que a psique coletiva funciona. Tenho pena de quem tem o dever de investigar este tipo de coisas. É só ser criticado por malta que acha que sabe tudo :D
 
  • Gosto
Reactions: Teya