Ponto de situação Ponto de situação dos incêndios em Pedrógão Grande e Góis: O incêndio no concelho de Pedrógão Grande já se encontra dominado; O incêndio no concelho de Góis continua ativo, com os bombeiros a tentar controlar os vários reacendimentos motivados pelo aumento da temperatura e pelo vento; O fogo de Góis fez 37 feridos ligeiros, a maioria civis por inalação de fumo, tratados no posto de comando pelo INEM — apenas um popular e um bombeiro tiveram de ser evacuados; Habitantes de Sobral Bendito, Cabreira e Cadafaz já regressaram às aldeias; Há 150 pessoas deslocadas, divididas por aldeias da Pampilhosa da Serra e por Góis; A combater o incêndio em Góis estão 100 operacionais, apoiados por 350 viaturas, 19 máquinas de rasto e seis meios aéreos; O funeral do bombeiro que morreu durante o combate ao incêndio em Pedrógão Grande realiza-se esta quarta-feira, às 18h, em Castanheira de Pera; Marcelo, Governo e vários líderes partidários irão participar no funeral do bombeiro.
O meu Pai viu um raio a começar um incêndio perto da Lousa, Torre de Moncorvo: Esta descarga eléctrica bate certo com o início do incêndio: E o incêndio neste momento, visto de Torre de Moncorvo:
Houve uma altura em ponte de lima a chover que vi um relâmpago a cair numa árvore e a sair logo fumo preto como nesse caso , imagino com trovoadas secas e ambiente seco e as resinas como esse tal documetario Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk
Finalmente, finalmente Quem é o maior incompetente? A imprensa que espalhou o rumor ou o governo que confirmou o rumor e depois negou-o? É a imprensa claro. Estes 2 estarolas estão conveniente e previsivelmente dóceis https://sol.sapo.pt/artigo/568880/j...-as-consequ-ncias-de-anos-de-integracao-na-ue & https://ionline.sapo.pt/artigo/5689...tas-porque-devemos-respeito?seccao=Portugal_i A imprensa noticiou que os partidos foram ao funeral do bombeiro. Nada foi dito acerca da ausência do mesmos no primeiro funeral dos esturricados. Nisso sim a imprensa indígena é uma mierda autêntica. Para ler coisas óbvias é preciso ir ao estrangeiro. Vê-se logo que o El Mundo não conhece o país vizinho. Este incêndio não acabará com nenhuma carreira política de um partido de esquerda.
Os trovões ouvidos entre Pedrogão e Alvares aconteceram entre as 14:20 e as 14:30 (alguns ainda terminavam o almoço). A que horas foram dados os alertas dos incêndios?
IPMA já respondeu a António Costa e fala em "condições excecionais" Nem o IPMA é completamente inocente. Havia risco extremo de incêndio mas faltou - não obstante o que o IPMA diz - avisos de trovoada que certamente iria gerar fogos: O IPMA, na sua carta, dá todos os pormenores formais... ... mas não responde ao mais importante: E a tese do raio enquanto gerador do incêndio? Geralmente a conclusão de um downburst vem depois de um desses estudos aprofundados, não? Entretanto o título já foi editado: "Condições excecionais e downburst." IPMA já respondeu a Costa