Seguimento - Incêndios 2017

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Aumenta o dispositivo no incêndio

Olhão - 33 bombeiros, 8 veículos e 1 MA

Impressionante, a quantidade de cinza que cai. :wacko:
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Pronto, finalmente 'provas' (mas é preciso mais contextualização).

Sendo advogado do diabo há muita pergunta a fazer a esse indivíduo. Ao que parece há 40 mins de diferença entre a foto e a comunicação do incêndio...

Onde foi tirada a foto? Há mais?
Onde estava quando viu o fumo?
Quanto tempo demorou a chegar ao local do incêndio?
Que motivo esteve subjacente ao deslocamento para o local do incêndio... curiosidade ou necessidade?
Percorreu o resto dessa estrada ou voltou para trás?
Estava sozinho ou acompanhado quando viu o incêndio? Deslocou-se sozinho ou acompanhado?
No caminho para o incêndio viu alguém? Se sim, quem (se possível), onde, quando e o que é que parecia estar a fazer?
Quem pode corroborar a história do Daniel? Que fez ele e com quem falou após ter 'visitado' o incêndio?
....
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: invent e luismeteo3

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,802
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Incêndio no Cacém obriga a evacuação de um lar de idosos e creche

ddbydmzw0aasvbb_770x433_acf_cropped.jpg


Um incêndio no Cacém deflagrou esta tarde de sexta-feira pelas 15h00 no Cacém, em Lisboa. Foram evacuados um lar de idosos e uma creche, apenas por precaução. As chamas atingiam pelas 18h00 uma zona de terreno descampado.

A TVI24 adianta que o fogo deflagrou numa zona de eucaliptos e que o vento não terá facilitado. Relatos no local dão conta de que as chamas chegaram muito perto das habitações.


 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
BE quer suspensão de concurso de plantação de eucaliptos em Pedrógão

O Governo não tem intenção de cancelar o concurso para a plantação de eucaliptos, lançado na semana anterior aos incêndios de Pedrogão Grande. Este concurso serve para "reinstalar" o eucalipto, disse o ministro da Agricultura em reacção ao desafio deixado esta sexta-feira pelo Bloco de Esquerda, acrescentando que não há "nenhuma contradição" entre a decisão de lançar este concurso e o diploma do Executivo que está no Parlamento para travar a expansão no eucalipto.

Em declarações aos jornalistas, a partir de Góis, Luís Capoulas Santos, afirmou que os concursos que o Governo está a lançar são para "plantar sobreiros e azinheiras", para "regeneração e para aproveitar o pinheiro bravo que nascem de forma espontânea" e para "reinstalar o eucalipto das zonas onde não deve estar para onde deve estar".

Capoulas Santos adiantou que, de acordo com o inventário florestal, o eucalipto ocupa uma área de 812 mil hectares (admitindo que até possa ser maior). Se forem retirados 100 hectares, podemos pôr 100 hectares mas ordenados, explicou.

O ministro assumiu que o diploma que pretende travar a expansão do eucalipto "aparentemente não agrada a ninguém".

Fim do off-topic. Apenas acrescento que o que está a sublinhado é, obviamente, treta. O eucalipto ia na mesma ser plantado e a cobertura florestal é tendencialmente desorganizada. Como tal, continuará a haver eucalipto um pouco por todo o lado.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Incêndio em resolução (Olhão) com 37 bombeiros e 11 veículos.

Neste momento, começou um outro incêndio em Moinho da Légua (Aljezur) que já conta com 22 bombeiros, 5 veículos e 1 MA
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,802
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Calor e perigo de incêndios florestal
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, 23 de junho, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), prevê-se, para as próximas 48 horas, um risco muito elevado a máximo de incêndio nas regiões do interior Norte e Centro e na região Sul, em particular no Algarve.

https://www.noticiasdecoimbra.pt/calor-perigo-incendios-florestal/
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Estou muito preocupado com o incêndio em Belver, é uma zona lindíssima mas apesar de ter asseiros com abundância tem muito mato, Pinhal e eucalipto.

Já falei com familiares mas ainda ninguém me disse como está a situação .

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
INCÊNDIOS | FOGO EM GAVIÃO MOBILIZA MAIS DE 120 BOMBEIROS E CINCO MEIOS AÉREOS

Mais de 120 operacionais, apoiados por 29 veículos, e cinco meios aéreos combatem um incêndio florestal desde as 17:00 de hoje, na zona de Belver, concelho de Gavião (Portalegre), disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre adiantou que o fogo deflagrou no lugar de Torre Cimeira, freguesia de Belver, e está a devastar uma área de mato, pasto, pinheiros e sobreiros.


http://www.mediotejo.net/incendios-...a-mais-de-120-bombeiros-e-cinco-meios-aereos/
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Ontem estive no local do trágico acidente de Pedrogão Grande, e devo dizer que aquilo que realmente se passou lá, não foi uma simples frente de fogo, andei a dar uma vista de olhos em volta daquela e da outra estrada municipal, e pelas árvores e mesmo pelo estado que se encontra o alcatrão, imagina-se algo de muito grave. Conheci o famoso Rex, e o cenário é totalmente desolador em todos os sentidos, tirei uma fotos, mas por respeito a quem lá perdeu as vidas não vou publicar.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores

E para quem não viu...

O relato do homem que deu o primeiro alerta do incêndio de Pedrógão Grande -> http://sicnoticias.sapo.pt/especiai...rimeiro-alerta-do-incendio-de-Pedrogao-Grande

Fica tudo na foto de grupo: a PJ, especialmente com a localização das árvores atingidas pelos 'raios', o IPMA, com as indecisões na localização (e existência) dos raios, e o MAI que não se pode esconder atrás da 'tempestade excecional'.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Fogo de artifício em Braga finta lei e provoca incêndio
Festa na noite de S.João ocorreu no período crítico de incêndios que, este ano, entrou em vigor a 22 de junho. Fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga confirma à TVI24 a ocorrência
Na madrugada deste sábado, durante os festejos do S.João em Braga, o lançamento de fogo de artifício provocou um incêndio que teve de ser apagado pelos Sapadores da cidade. O incidente ocorreu entre a meia-noite e a uma da manhã, no Monte do Picoto. O momento foi registado em vídeo e divulgado nas redes sociais.


À TVI24, fonte dos Sapadores de Braga confirmou o incêndio provocado pelo lançamento do fogo de artifício, uma prática que poderá ter infringido a lei. Segundo foi possível apurar, no local estavam em "modo preventivo" três viaturas dos Bombeiros Sapadores de Braga, com oito efetivos, que tomaram conta da ocorrência e extinguiram prontamente o fogo.

Depois dos incêndios que fustigaram Portugal na última semana, o lançamento de balões de ar quente e de foguetes foram expressamente proibidos nas festas de S.João, tanto em Braga como no Porto, tendo por base a antecipação do periodo critico de incêndios, através da portaria 195/2017.

Tal confirma-se no decreto-lei 124/2006, que diz que "durante o período crítico não é permitido o lançamento de balões com mecha acesa e de quaisquer tipos de foguetes".

Também o lançamento de fogo de artifício é proibido, quando não seja autorizado pela respetiva Câmara Municipal. Mas apenas, "em todos os espaços rurais", como refere o decreto-lei 124/2006. No caso, no Monte do Picoto existe uma zona habitacional.

Fonte da PSP de Braga admitiu à TVI24 que "o lançamento deveria estar autorizado", algo que o decreto-lei prevê, desde que solicitado "com pelo menos 15 dias de antecedência".

A TVI24 não conseguiu confirmar junto da Câmara Municipal de Braga se havia autorização para o lançamento do fogo de artifício no Monte do Picoto.
Fonte: TVI24

:facepalm:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Os espectáculos pirotécnicos têm sempre de ser autorizados. Se a Câmara de Braga não tivesse tido esse cuidado (o que eu duvido) teria cometido um crime que teria de ser obviamente punido. Espectáculos autorizado têm sempre de ter medidas de prevenção como foi o caso. Bombeiros de prevenção e respectiva resposta imediata a qualquer ocorrência.