Seguimento - Incêndios 2017

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

Leio-os, sem estar a intervir, desde o início.
O meu muito mau portugueses, faz-me hesitar para intervir.
Em primeiro lugar, penso às pessoas que perderam da família, as suas casas. Espero que as pessoas terão a força (se) reconstruir.

A lógica e o bom sentido interpela-me!
Como menos de 24:00 reencontra-se a árvore tocada pelo raio no meio de hectare em fogo!!!
Aquilo deixa-me perplexo.
Nunca vi uma árvore (bem vivo) queimada também rapida e extremamente para pôr o fogo à qualquer verruma.
Mas com uma árvore morta ou em má saúde é possível.
As consequências não são a ser procurado na gestão do território?

- As pessoas que não mantem os seus terrenos
- As pessoas que cortam os matos e que empurra mais distante qualquer ligeiramente
- As garrafas de vidro ou de plástico ao longo das estradas (mesmos aquelas na campanha)
- As guardas guardas florestais
etc., etc.…

Olhem a minha webcam: ao lado do caixote de lixo do pilha desperdícios de jardim que é lá desde mais de 2 meses…
http://www.solarcamlab.com/webcam70/webcam701.jpg

A minha opinião é que se Portugal não alterar política, outras catástrofes humanas vão seguir (Portugal não é o único país neste caso).
Espero que não firo ninguém.
 
  • Gosto
Reactions: AnDré e luismeteo3


weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
o IC8 atravessa uma zona densamente arborizada e é a principal estrada da região.
Se existem áreas de serviço nas auto estradas porque não zonas de encontro nos vários nós desta estrada?

De manhã ainda só tinham sido identificadas 24 vítimas e mais de metade dessas são de aldeias mesmo encostadas ao troço da "morte", a estrada era uma nacional, a principal e aparentemente mais segura para eles que queriam se calhar evitar estradas ou caminhos municipais mais manhosos, resumindo, nesta altura nenhum de nós sabe sequer se morreu alguém desviado da IC8, lá chegará a hora em que tudo, esperemos, será investigado, para já é mera especulação e essa história é gasolina na fogueira numa altura que ainda é de luto

Sobre a direcção de propagação do incêndio, quase sempre tragédias em incêndios estão associadas a mudanças de direcção e/ou intensidade do vento. Esta zona foi afectada por pelo menos uma gust front, podem ser mais, que mudou a direcção do vento, mas não sei se estará relacionado pois nem consegui ainda descobrir a hora a que isto ocorreu
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Direção de Comunicação da TVI emite comunicado
No seguimento da abertura de um processo de averiguações sobre a cobertura jornalística dos acontecimentos em Pedrógão Grande pelo Conselho Regulador da ERC, a Direção de Comunicação da TVI emitiu esta noite um comunicado, destacando que “não recebe lições de ninguém sobre sensibilidades profissionais”.

“No seu curto mas significativo comunicado, a ERC não diz qual a reportagem que vai investigar e esconde-se nas “mais de 100 participações que contestam o plano televisivo em que aparece um dos cadáveres da tragédia”. O que presumivelmente reduz o problema a uma questão de ângulo. E remete, também presumivelmente, para uma reportagem “live on tape” que a jornalista e diretora-adjunta desta estação realizou em aldeias onde bombeiros ou equipas de resgate tinham sequer ainda chegado. Num desses locais, estava efetivamente um cadáver, estendido há muitas horas e tapado com um lençol branco – a pior das metáforas da incapacidade da assistência civil atender todas as populações que foram implacavelmente atacadas pelas chamas. Esta circunstância confere um evidente relevo informativo, que não compete ao regulador definir”, defende.

“A TVI lamenta profundamente a terrível catástrofe e está solidária com as pessoas que perderam familiares ou bens fundamentais para as vidas dos sobreviventes. Mas chegará o momento de fazer as perguntas sobre o que falhou, porque falha sempre, e como é possível falhar nestas proporções. O cumprimento do nosso papel de órgão de comunicação social é tributário dos mais profundos sentimentos que abalam o povo português. Mas também da obrigação de o manter informado, vigilante e exigente – para que não volte nunca mais a acontecer”, remata.
 
Editado por um moderador:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mais de 2.100 bombeiros combatem fogos em Leiria, Coimbra e Castelo Branco
Cinco grandes fogos nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco estavam, às 22:00 de hoje, a ser combatidos por mais de 2.100 operacionais, auxiliados por 719 viaturas, segundo dados da Proteção Civil.

De acordo com a informação divulgada na página na Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), o incêndio que envolve mais recursos no terreno continua a ser o de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que deflagrou na tarde de sábado, encontrando-se a ser combatido por 1.140 operacionais, apoiados por 389 veículos.

Este fogo já provocou 64 mortos e 135 feridos.

Ainda no distrito de Leiria, o fogo no concelho de Alvaiázere, que deflagrou pelas 20:40 de sábado, encontra-se em resolução (incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido), mobilizando 114 bombeiros e 35 viaturas.

No distrito de Coimbra, o fogo em Góis, que deflagrou pelas 15:00 de sábado, mantém-se em curso (incêndio em evolução sem limitação de área) e está a ser combatido por 599 operacionais, apoiados por 207 veículos.

Em relação ao incêndio de Penela, em Coimbra, o combate às chamas que lavra desde as 21:15 de sábado envolve 144 bombeiros e 49 viaturas, encontrando-se pelas 22:00 de hoje em conclusão (incêndio extinto, com pequenos focos de combustão dentro do perímetro do incêndio), informou a ANPC, na página da Internet.

No distrito de Castelo Branco, encontra-se em resolução o fogo que lavra desde cerca das 18:10 de sábado no concelho de Oleiros, na freguesia de Orvalho, e que está a combatido por 113 operacionais, auxiliados por 39 viaturas.

Lusa
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
a trovoada seca foi gerada por uma virga (nuvem)?
o downburst seco "que espalhou o fogo em todas as direções" saiu de uma virga (nuvem)?
 

Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
O meu muito mau portugueses, faz-me hesitar para intervir.

É de louvar, que mesmo assim faça o esforço de escrever em Português. :thumbsup:

E acho que no fundo todos concordamos que a política em Portugal tem que mudar no que a este tipo de situações diz respeito. A sociedade civil tem que intervir e fazer pressão para que as coisas mudem e acabar de uma vez por todas com os interesses económicos por detrás do fogo e causa/efeitos do mesmo.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
por razões que agora não interessam vi algumas virgas perto das 06:00 entre Sines e Grândola... condições que se mantiveram mais tarde na zona de Lafões.

instabilidade havia...
condições para precipitar não. Estavam 40ºC.

Só uma virga é capaz de encaixar na trovoada seca e na corrente descendente.
 

AndréGM22

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
154
Local
Alhandra
O responsável da proteção civil que agora me escapa a patente presente no programa prós e contras refere o inicio das descargas as 14 e 38. Alguèm sabe a que horas surgiu a ocorrência?
 

Zorros

Cirrus
Registo
7 Jul 2010
Mensagens
19
Local
Figueira da Foz
O responsável da proteção civil que agora me escapa a patente presente no programa prós e contras refere o inicio das descargas as 14 e 38. Alguèm sabe a que horas surgiu a ocorrência?

Comandante Operacional Nacional (CONAC), Rui Esteves.
Início do incêndio de Pedrogão às 14h43m e o de Góis às 14h52m.
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
O responsável da proteção civil que agora me escapa a patente presente no programa prós e contras refere o inicio das descargas as 14 e 38. Alguèm sabe a que horas surgiu a ocorrência?
17/06/2017 14:43:00 LEIRIA PEDRÓGÃO GRANDE Pedrógão Grande Escalos de Fundeiro Povoamento Florestal Em Curso 1114 385 0