Seguimento - Incêndios 2017

RW9hRLq.gif

Alguém sabe a que altitude está o radar da Galiza?

Pois se tivessem ouvido a sua intervenção desde início foi claro que o fez. Disse claramente que as políticas foram erradas.
pelo que percebi parecia que a MAi por exemplo nao tinha culpa nenhuma, mas também nao ouvi o descurso todo com atenção.

alguem pela zona de tondela, pela cmtv aquilo parece estar complicado, com gente a fugir de aldeias e algumas colisoes, espero que nao haja nada demais

Tiago Brites- Falei agora com uma moradora proxima do lar. Quanto a evacuados não sei, mas o fogo está lá. Populares e bombeiros fazem os possíveis para salvar o máximo possível mas já há casas ardidas.

Morganiças, coimbrão, Leiria

pelo que percebi parecia que a MAi por exemplo nao tinha culpa nenhuma, mas também nao ouvi o descurso todo com atenção.

alguem pela zona de tondela, pela cmtv aquilo parece estar complicado, com gente a fugir de aldeias e algumas colisoes, espero que nao haja nada demais
O discurso da MAI esse sim foi lamentável.

O do Costa acho que finalmente disse o que tinha de ser dito.

Fica a oportunidade deste governo de fantochada começar uma reforma histórica. Algo de que realmente se gabar para anos futuros.

Acho que nenhum governo tem esta oportunidade de ouro há décadas.

Fica a oportunidade deste governo de fantochada começar uma reforma histórica. Algo de que realmente se gabar para anos futuros.

sim, a nossa floresta está uma bela porcaria, e se nada for feito ainda vai piorar

pelo que ouvi agora 117 e 112 em baixo em vários pontos efectados pelos incendios

Jornal de Leiria
1 h ·
Para Norte, o fogo está agora no concelho de Pombal, ardendo junto aos reservatórios de gás do Carriço.

A sul, o fogo recomeçou a caminhar em direcção a Pataias e Praia da Pedra do Ouro.

A PSP e GNR está a bater porta-a-porta nas localidades da Garcia e Pilado, Marinha Grande, obrigando os moradores a abandonar os seus lares e bens.

Os militares da BA5 estão em campo a ajudar a população e autoridades.

Há, pelo menos, uma casa em perigo, com as chamas muito próximas, nesta zona.

Na Vieira de Leiria, ardeu completamente a empresa Vincarte, na zona industrial.

Ex-presidente da Escola Nacional de Bombeiros e da Liga dos Bombeiros Portugueses apresenta amanhã relatório sobre a tragédia de Pedrógão Grande

Ex-presidente da Escola Nacional de Bombeiros e da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira dirige o Conselho Diretivo do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil (CEIPC). Esta associação privada sem fins lucrativos realizou um relatório sobre a tragédia de Pedrógão Grande - "integralmente suportado pelos relatores", sublinha - que vai ser apresentado amanhã.

Porque é que no dia 15 de outubro se registou o maior número de incêndios do ano?

Ao longo dos últimos 20 anos não é a primeira vez que ao dia 15 de outubro existe tão elevado número de incêndios, sobretudo com as condições meteorológicas reunidas, como as que se verificaram. Há uma prática ancestral de uso do fogo na preparação dos espaços florestais para os gados, práticas utilizadas no meio rural, nesta época, porque é o período para regeneração dos pastos. Não é nada que não tenha sido já constatado em anos anteriores. Apesar de todas as campanhas, nalgumas zonas do país continua a ser feito uso do fogo numa altura completamente desadequada ao perfil meteorológico que estamos a viver. É um problema cultural.

DN

• Gosto
Reactions: guisilva5000 e Teya
CHOVE FRACO NA RAIA BRAGA-GUIMARÃES!!!!!!!!!!!!!

• Gosto
Reactions: Teya e BeiraTejo
Absolutamente indescritível o que se viveu aqui pelas freguesias, tive o fogo a uns escasso 15/20m de casa, o barulho era ensurdecedor à chegada, o vento mais parecia o vento de uma ciclogénese explosiva, as ruas tornaram-se um mar de faúlhas e fumo que em todo lado que tocavam deixavam fogo. Há montes de casas ardidas, pessoas desalojadas, e o pior é que ainda não acabou, há montes de focos de incêndio espalhados pelo concelho, ardeu desde escolas, a supermercados, uma autêntica calamidade. Os bombeiros continuam sem se ver, tal deve ser a dispersão de meios, na freguesia de Molelos, onde tenho familiares, apenas uma ambulância vai andando a transportar doentes... Quais evacuações quais quê, as pessoas tiveram que se amanhar e foi se quiseram... Não quero imaginar o cenário de terror que vai ser quando daqui a umas horas começar a clarear. O fumo a cinza era tanto, tanto, tanto que não se via absolutamente nada sem uma boa lanterna, o ar está totalmente irrespirável, vêm-me as lágrimas aos olhos quando os meus avós descreveram os animais a assar literalmente e os guinchos, e todo o aparato das propriedades deles. Vamos lá ver o que se segue, mas isto ainda não acabou. :sad::sad::sad::sad:

Última edição:

Já passaram três meses desde Pedrogão e não mudou quase nada. Produziram um relatório.

• Gosto
Reactions: efcm
INCÊNDIOS
Várias aldeias evacuadas em Viseu durante a madrugada
16 | 10 | 2017 08.08H

Aldeias do concelho de Viseu foram hoje de madrugada evacuadas na sequência dos vários incêndios que atingiram aquela região, anunciou a Câmara Municipal.

Numa publicação no Facebook, o município de Viseu diz que o "Sistema de Proteção Civil Municipal de Viseu alerta as populações atingidas pelos fogos do seguinte plano de evacuação".

As populações de Falorca de Silgueiros, Mosteiro e Póvoa Dão são retiradas para o Largo de Loureiro de Silgueiros, enquanto as de Outeiro de Farminhão são reencaminhadas para o Largo de Farminhão.

http://www.destak.pt/artigo/315832-varias-aldeias-evacuadas-em-viseu-durante-a-madrugada