Seguimento - Incêndios 2017

confusao agora no final no briefing da ANPC... penso que os dados corretos são assim e não 16 em VIseu..
mas sim 15 em viseu e 1 na Guarda

Distrito de Viseu: 15 mortos
Distrito de Coimbra: 10
Distrito de Castelo Branco: 1
Distrito da Guarda: 1

Em Gouveia pelo que acabo de ver em direto na SIC notícias o incêndio está às portas da cidade. A zona da cerca e do curral do negro já devem estar afetadas, os lares de idosos daquela zona correm perigo.

Alguém sabe mais informações sobre a zona?

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

"Demitir-me seria fácil" diz a MAI. Então não complique! Não complique ainda mais a vida de milhares de portugueses. Terrível ter nesta posição alguém de uma arrogância e orgulho extremos, que considera que a sua prova profissional é mais importante que a vida de todos os outros. Não há ninguém que ponha mão nisto?

Um vídeo assustador, captado ontem em Vieira de Leiria, onde se vê a brutalidade do incêndio que decorria.

(Filipe Silveira Paulo)

Infelizmente não era por a Ministra já se ter demitido depois de Pedrógão que isto ontem não ia acontecer na mesma... acordem

O que te garante isso? O que te garante que outra pessoa nessa posição não teria, por exemplo, garantido a fase Charlie com todos os meios até ao final de Outubro? Se é verdade que mais meios poderiam ser insuficientes para debelar o fogo, nada garante que mais meios não teriam servido para, pelo menos, ir buscar as pessoas de onde não conseguiram sair.

Absolutamente indescritível o que se viveu aqui pelas freguesias, tive o fogo a uns escasso 15/20m de casa, o barulho era ensurdecedor à chegada, o vento mais parecia o vento de uma ciclogénese explosiva, as ruas tornaram-se um mar de faúlhas e fumo que em todo lado que tocavam deixavam fogo. Há montes de casas ardidas, pessoas desalojadas, e o pior é que ainda não acabou, há montes de focos de incêndio espalhados pelo concelho, ardeu desde escolas, a supermercados, uma autêntica calamidade. Os bombeiros continuam sem se ver, tal deve ser a dispersão de meios, na freguesia de Molelos, onde tenho familiares, apenas uma ambulância vai andando a transportar doentes... Quais evacuações quais quê, as pessoas tiveram que se amanhar e foi se quiseram... Não quero imaginar o cenário de terror que vai ser quando daqui a umas horas começar a clarear. O fumo a cinza era tanto, tanto, tanto que não se via absolutamente nada sem uma boa lanterna, o ar está totalmente irrespirável, vêm-me as lágrimas aos olhos quando os meus avós descreveram os animais a assar literalmente e os guinchos, e todo o aparato das propriedades deles. Vamos lá ver o que se segue, mas isto ainda não acabou. :sad::sad::sad::sad:
Lamento muito, é uma tragédia enorme. Muita força para tds quantos estão a passar por isto.

Demitir-me seria fácil" diz a MAI.

E tem razão. Porque é provavelmente isso que vai acontecer, como é costume. Cai a Ministra, o Secretário de Estado, um ou outro nome na Protecção Civil, a oposição cala-se, o povo cala-se e fica tudo mais ou menos na mesma, exactamente como tem acontecido até agora. E para o ano, se a meteorologia continuar a não ser amiga, cá estamos todos a dizer a mesma coisa. Bem à Portuguesa.

O que te garante isso? O que te garante que outra pessoa nessa posição não teria, por exemplo, garantido a fase Charlie com todos os meios até ao final de Outubro? Se é verdade que mais meios poderiam ser insuficientes para debelar o fogo, nada garante que mais meios não teriam servido para, pelo menos, ir buscar as pessoas de onde não conseguiram sair.

não me garante a mim, nem te garante a ti..
523 incêndios num dia é inimaginável. Mas mudemos ministra, secretário... tudo para ver se muda.
Já que tudo seria diferente e fariam melhor, mudemos o governo até.

• Gosto
Reactions: criz0r
Enfim...
412c2516a501dae77b4acd69fd5e2552.jpg

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

• Gosto
Reactions: guisilva5000
@Hawk caramba, nem com um número destes tão surreal de incêndios florestais vocês abrem a pestana? Isto é uma batalha que não pode ser ganha, não existe a possibilidade por mais fases que possam haver de combater 523 fogos florestais num País com pouco mais de 92 212 km². Eu acho que não é preciso ser-se muito inteligente para chegar a esta conclusão. Por mais PS,PSD,CDS,PCP.BE etc que existam ninguém iria evitar estas tragédias.

Presidente da Junta da Galiza explica que a situação deve-se a uma "actividade incendiária homicida", seca persistente e a incêndios que "saltaram o [rio] Minho" pela primeira vez.

https://www.publico.pt/2017/10/15/s...na-galiza-que-responsabiliza-portugal-1789038

Estes incêndios também são culpa da Ministra Constança Urbano de Sousa? Por favor..