Seguimento - Incêndios 2018

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
:facepalm:
Post d'Os Truques da Imprensa Portuguesa:

Todos nós olhamos com perplexidade para algumas bizarrias que nos chegam do outro lado do Atlântico. Fox News, Breitbart, Alex Jones… uma realidade que parece demasiado distante da nossa realidade individual, mas que pode estar a instalar-se, lentamente, no nosso sistema político e mediático, como este excerto do comentário de Susana Garcia sobre o incêndio de Monchique, no programa SOS24 da TVI24, vem demonstrar. São idênticas as fórmulas e os mecanismos retóricos subjacentes:

1. as emoções/crenças sobrepõem-se aos factos;
2. é preservado um nível mínimo de verdade, respeitando a máxima de António Aleixo “P’ra mentira ser segura e atingir profundidade, tem de trazer à mistura qualquer coisa de verdade.”;
3. a mentira é tendencialmente credível, ou possuiu um grau de verosimilhança considerável;
4. assenta na exploração dos sentimentos primários das pessoas mais vulneráveis emocionalmente e menos preparadas politicamente;
5. através de uma pretensa superioridade moral e de um suposto domínio extensivo dos temas constrói-se uma falsa posição de autoridade sobre o público;
6. após captar a confiança das pessoas, manipula-as, promove preconceitos, tece juízos desequilibrados e potencialmente injustos, amplifica o viés na análise…

Vejamos alguns exemplos concretos expostos neste comentário:

Os bombeiros têm suscitado a inexistência de um plano de prevenção para incêndios no local?
Não. A notícia dos últimos dias foi substancialmente diferente. A Associação de Produtores Florestais do Barlavendo Algarvio (ASPAFLOBAL), uma associação empresarial que reúne empresários ligados à floresta, submeteu uma candidatura a fundos comunitários e ainda não os recebeu. Essa candidatura carecia de um parecer do ICNF, que foi solicitado pela ASPAFLOBAL em Junho e aprovada em Julho. O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, obrigatório em todos os municípios do país e que determina a prevenção contra fogos rurais, existe e está em funcionamento. A afirmação de Susana Garcia é falsa.

Houve “sucessivas cadeias de comando” de pessoas que não percebem nada de fogos?
Não. O comando passou do comandante distrital de Faro para o comando nacional porque o incêndio subiu de nível, sendo essa transição automática nos termos da lei (segundo o Público, deveria mesmo ter ocorrido dois dias antes). O comandante distrital é Vítor Vaz Pinto, com carreira na proteção civil (já foi, inclusive, comandante nacional), independentemente da sua competência individual em relação ao combate a fogos. A afirmação de Susana Garcia é falsa.

O primeiro-ministro usou metáforas como “bolos e velas de aniversário” como se fosse uma festa?
Não. O primeiro-ministro disse: “A vela de um bolo de aniversário todos nós o apagamos com um sopro, mas quando a chama se alarga e os incêndios ganham uma escala com esta dimensão, não basta os sopros nem alguns dias de trabalho”. A afirmação de Susana Garcia é falsa.

Os GIPS (força da GNR vocacionada para o combate aos incêndios) não têm equipamento suficiente?
A informação baseia-se numa notícia de 9 de Maio (e não Junho, como é dito). Essa notícia dava conta da ausência de equipamento EPI (capacetes, cogula, luvas, fardas, etc.) apenas para os elementos do GIPS que estavam ainda em formação e que iriam terminar esse período poucos dias depois. O contingente de GIPS duplicou este ano e, entretanto, já foram devidamente equipados. A afirmação de Susana Garcia é falsa.

Depois, tudo se completa com o tom oportunista e incendiário que se resume bem numa frase: “Nós estamos num velório e num funeral, infelizmente, de pessoas que não deveriam lá estar, mas deveriam lá estar outras.”
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: joselamego

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Zona sempre potencialmente perigosa, daquelas bolsas que não arderam o ano passado! Pegou bem!
Ataque inicial fortíssimo com apenas 50 minutos de incêndio

24fdbba25275d9a4865ea4b745883d7c.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Zona sempre potencialmente perigosa, daquelas bolsas que não arderam o ano passado! Pegou bem!
Ataque inicial fortíssimo com apenas 50 minutos de incêndio

24fdbba25275d9a4865ea4b745883d7c.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Zona perigosíssimo, conheço bem: Pinheiro, eucalipto, mato denso, encostas íngremes e caminhos rurais com poucas estradas. A ver se o vento acalma, porque se entra no concelho de oleiros, temos incêndio para 3 ou 4 dias.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Zona perigosíssimo, conheço bem: Pinheiro, eucalipto, mato denso, encostas íngremes e caminhos rurais com poucas estradas. A ver se o vento acalma, porque se entra no concelho de oleiros, temos incêndio para 3 ou 4 dias.
Para a semana vou estar pelo Estreito, nomeadamente em São Torcato! Conheço bem a zona! Outro barril de pólvora Mas vento de Noroeste é bom, está a empurrar para as zonas ardidas Tens visualização para o mesmo?

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Para a semana vou estar pelo Estreito, nomeadamente em São Torcato! Conheço bem a zona! Outro barril de pólvora Mas vento de Noroeste é bom, está a empurrar para as zonas ardidas Tens visualização para o mesmo?

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Pois é esse o meu raciocínio.. Ainda tenho terras numa aldeia a 7km de oleiros.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Pois é esse o meu raciocínio.. Ainda tenho terras numa aldeia a 7km de oleiros.
Vamos esperar que este ataque musculado surta efeito!Pensamento positivo

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3